Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Estou precisando fazer um upgrade focado para edições de vídeo e render. 
As configurações atuais do PC são:

placa-mãe: AB350-M

Vídeo: GTX 1060 3gb
Processador: Ryzen 7 2700
RAM: DDR4 16gb (2x8gb)
Fonte: 850w Xpg Kyber Plus Gold
Sistema operacional em um SSD Samsung 480gb
Windows 10

Aí a dúvida é o seguinte: Eu gostaria de aumentar a memória RAM do PC, mas essa placa-mãe só aceita dois slots, e pelo que eu entendi ela não consegue tirar o máximo proveito de memórias mais rápidas.
O que fazer? Compro duas memórias de 32gb, para totalizar 64gb de RAM, e aí ficaria com a placa-mãe antiga e jogaria fora as minhas RAMs atuais (valor médio uns R$900); ou então eu pensei que poderia comprar duas memórias de 16GB, trocar por uma placa-mãe mais nova com 4 slots e manter essas duas placas RAM de 8gb que já tenho. Aí eu ficaria com uma placa-mãe nova, 32+16gb de ram, no total 48gb, e o valor ficaria próximo, uns R$1.000.

O que acham que vale mais a pena??

Pensando que mais pra frente quero trocar também a placa de vídeo e o processador. Estou namorando a RTX 3060 12gb e o processador Ryzen 5800x. O que acham?
Também já comprei um NVMe M.2 da Kingstons de 1tb (PCIe 4) pra instalar o sistema operacional, mas ainda não tive coragem de fazer 😅. E aí tô na dúvida se vai funcionar direito na placa-mãe antiga também
Aceito qualquer sugestão!! Valeu!!

Postado

voce vai ter mais problemas de velocidade e compatibilidade usando 4 slots de memória do que 2... na minha opinião na sua situação é melhor 2 pentes de 16gb na velocidade máxima suportada pelo processador..

• Curtir 2
Postado

Não.. sua placa-mãe AM4 como atualização de BIOS deve aceitar até os Ryzen 5000... e placa de Vídeo, mesmo as mais recentes sendo PCI-x 4.0 , funcionam em sua placa-mãe PCI-x 3.0.  a diferença de perfomance na minha opinão não vale o preço de uma placa nova... 

• Curtir 2
Postado

@bngomes Entendi, maravilha!
Então, uma pergunta sobre RAM. Realmente elas precisam ser pareadas? Não posso meter uma de 32gb e manter uma minha de 8gb?
Se precisam ser pareadas pensei em já colocar 64gb de uma vez, eu estou achando sinceramente que a RAM do meu PC está sendo um grande gargalo. Eu começo a editar um vídeo em 4k e ele até aguenta bem. Mas aí, daqui cerca de 15 minutos, começa a engasgar. E aí vai piorando e piorando até ficar impossível. Aí eu paro, reinicio o PC, e ele volta a ficar mais fluido. Seria sintoma de falta de RAM mesmo?

E para atualizar a BIOS, é tranquilo? Entendo só o básico do básico de PC. Deveria buscar um técnico pra isso?

Postado

Qual é o modelo exato de suas memórias atuais?

1 hora atrás, Pedro Zajdenwerg Guimarães disse:

Não posso meter uma de 32gb e manter uma minha de 8gb?

Se quer saber se o dual channel funcionará com memórias de tamanhos diferentes, a resposta é sim. Um dual channel de memórias de tamanhos diferentes é chamado de flex mode.

Em flex mode, até onde sei, o seu pente de 8gb faria dual channel com 8gb do pente de 32gb, e quando a quantidade que está em dual channel (2x8b) fosse excedida, o sistema funcionaria em single channel.
Mas a fabricante de sua placa-mãe informa que a capacidade máxima de memória é 32gb, ou seja, no máximo 2 pentes de 16gb.

Outra coisa sobre memórias, é que se tiver um pente de 8gb com frequência 3200mhz e outro também de 8 com frequência 2666mhz, a menor prevalecerá.

Atualizar BIOS de placa-mãe é muito simples, não existe uma pessoa que não tenha aprendido no youtube. 
Baixe o CPU Z caso não possua e poste aqui uma print da aba mainboard, para que possamos ver qual é sua BIOS atual.

Postado

Sua BIOS é muito antiga, e no caso de sua placa-mãe, para atualizar para uma mais atual, existem caminhos específicos a serem tomados.
A atualização é necessária se quiser colocar processadores da série 5000, como o mencionado Ryzen 7 5800x, processador este que não é um bom negócio, pois o Ryzen 7 5700x tem exatamente o mesmo desempenho, porém custando menos, consumindo menos e esquentando menos.

Caso for atualizar, você deve instalar as BIOS 5.00, 7.00 e 7.20, nessa ordem. 
Veja abaixo a descrição da BIOS 5.00 na parte circulada. Antes de atualizar propriamente a BIOS, você deve primeiro instalar o AMD all in 1 with VGA driver. No site do fabricante, basta clicar em AMD all in 1 with VGA driver e o arquivo será baixado para seu PC. Vá ao local onde foi baixado e o instale.
Só então deve atualizar para a BIOS 5.00, depois 7.00 e por último 7.20.

image.thumb.png.b015cf85fd285de4050fd4e6dd6e0b6b.png

Abaixo as imagens das BIOS 7.00 e 7.20 e suas descrições. 
Observe que, uma vez atualizado, a placa-mãe deixará de suportar os processadores  Briston Ridge, que são os processadores série A e Athlon para soquete AM4. Irrelevantes.

image.thumb.png.43909b1aa33cb5e46ed7d33187ac7d8a.png

Link para as BIOS LINK

Não sei se 2 pentes de 16gb serão suficientes para você, mas é tudo o que a placa-mãe suporta.
Prefira memórias 3200mhz e CL 16.

Postado

@Crixus Champion

Perfeito, muito obrigado!

Dá até medo de atualizar a BIOS e fazer algo errado 😬

Mas vou criar coragem e seguir o procedimento direitinho.

Acabei de comprar as duas RAMs de 16gb como você recomendou. 16gb, CL16 3200mhz. Chegarão na metade do mês.

Uma última questão, eu tenho um SSD M.2 de 1tb aqui para instalar, e pensei em transferir o sistema operacional para ele, pois acredito que melhoraria um pouco mais a performance. Eu consigo fazer isso aqui por conta própria também ou é algo arriscado?

E será que consegue já manter todos os programas instalados, ou seria como formatar o PC?

E ótima a dica do Ryzen 5700x! Vou pesquisar e talvez já compre de uma vez então 

Postado

Atualizar BIOS é fácil. É necessário atualizar somente se quiser utilizar Ryzen mais novos.
Você precisará de um pendrive funcional (não danificado) , formatá-lo em FAT32 e dentro colocar o arquivo da BIOS já extraído. 
Recomenda-se usar o pendrive num slot usb traseiro da placa-mãe durante o processo.
Com o pendrive preparado e plugado em algum usb traseiro, reinicie o PC e entre na tela da BIOS.

Dentro da BIOS, navegue até a aba Tool, que deve estar no centro superior da tela.
Você verá a opção Instant Flash, clique nela.
Uma janela pequena se abrirá automaticamente no centro da tela (essa janela é simplesmente o pendrive com a BIOS sendo lido)

Nessa pequena janela, a BIOS que colocou no pendrive aparecerá selecionada no centro, basta clicar em Update e depois em Yes.
O processo irá começar, apenas aguarde. Quando tiver terminado aparecerá uma mensagem de que foi atualizada com sucesso, basta clicar em OK que o PC  reiniciará já atualizado.

Caso coloque mais de uma BIOS dentro do pendrive, considerando que utilizará as BIOS 5.00, 7.00 e 7.20, nessa ordem, certifique-se de selecionar a BIOS correta a cada vez que for clicar em Update. 

Lembre-se que é necessário instalar o AMD all in 1 with VGA driver antes de atualizar para a BIOS 5.00

Nunca clonei o sistema operacional, mas se clonar não irá perder nada. No youtube tem muito tutorial mostrando como fazer.
Não recomendei que comprasse 2 pentes de 16gb, apenas disse que sua placa-mãe suporta no máximo 32gb de acordo com o site da fabricante ASRock, o seja, 2 pentes de 16gb. 

• 2 meses depois...
Postado

@Crixus Champion

Opa, estou voltando aqui apenas para dar notícias e agradecer!
Hoje acabei de montar a última peça do quebra-cabeças, atualizando a BIOS e instalando o processador novo, e deu tudo certo!

Agora a nova configuração é:
Ryzen 5700x
RTX 3060 12gb
32gbram
NVMe 1tb
Fonte XPG 850W

Tudo rodando super liso, conseguindo editar os vídeos em 4k tranquilamente agora!!
Muito obrigado pelas instruções e pela paciência. Foi ótimo pois eu ia gastar uma grana com a assistência para isso, finalmente fiz tudo sozinho numa boa, seguindo as orientações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!