Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologo ou Graduação em qualquer ramo de TI


Posts recomendados

Pessoal, gostaria de tirar uma duvida com quem se formou e trabalha em qualquer ramo na área de TI.

 

Vou resumir o máximo possível:

 

Eu nunca fiz qualquer faculdade relacionada a TI, porém, nesses últimos tempos eu me interessei super na área de Segurança da Informação.

 

E a instituição que eu escolhi foi o Senac. E lá o certificado deles é de ''Tecnólogo na Segurança da Informação''

 

E hoje, conversando com a minha prima, ela falou que o ideal seria eu fazer uma >faculdade em TI<, pois o que é mais levado em conta no mercado é o pessoal que tem faculdade de TI e não tecnólogo. E desde então eu fiquei bem pensativo a respeito.

 

Com a graduação em Tecnólogo, eu terei mais dificuldades em arrumar um trabalho na área que sou formado? ou não?

 

 

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ximenes Boa tarde meu nobre!

Tenho bacharel em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Segurança, e estou há +- 5 anos trabalhando especificamente com Cyber Segurança.

Uma coisa que pude notar neste ramo em especifico é que o "hard skill" tem se mostrado um diferencial na hora de conseguir um trabalho.

Por exemplo: tenho conhecidos que aprenderam a programar usando canal de YouTube, tipo Curso em Vídeo, e conseguiram o primeiro trabalho porque manjavam de X linguagens e tinham uma certa noção na hora de por a mão na massa. Só agora que eles estão procurando fazer uma faculdade pois ao atingir um certo "teto de hierarquia", a empresa onde trabalham requisitaram que tivessem ensino superior caso quisessem subir de cargo e tal, e esses conhecidos tão tudo fazendo Analise e Desenvolvimento de Sistemas em EAD ainda e tão tirando tudo de letra porque já conheciam a parte prática por terem estudado programação pelo YouTube.

Por fim, achismo meu, em TI não faz muuuuita diferença o cara ter ou bacharel ou tecnólogo e dificilmente vejo empresa brasileira fazendo distinção delas para vagas de entrada, no final o que vai importar é se o cabra sabe por a mão na massa referente ao que a vaga pede.

PS: Só papo de vaga internacional que faz diferença, nas poucas entrevistas gringas que fiz, eles só aceitaram meu "Bachelor's Degree" que é o equivalente ao Bacharel, esse esquema de tecnólogo como temos aqui não é exatamente conhecido lá fora, por isso geralmente não conta como ensino superior.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ximenes Sem problemas começar pelo tecnólogo 🙂

Vai conhecendo o básico de segurança, entendendo os pilares (CIDAL) que regem este ramo, a importância do assunto em meio corporativo ... e conforme você vai conhecendo novas disciplinas, vai filtrando pelo que te interessa mais!

Confesso a você que eu só fiz o tecnólogo porque foi de graça, uma bolsa oferecida pela facul mesmo. O conteúdo de Cyber Segurança como temas envolvendo ataque e defesa de sistemas, fui pegando em paralelo porque "Segurança da Informação" e "Cyber Segurança", embora presentes no mesmo guarda chuva, ainda são coisas um pouco diferentes.

O bacharel de sistemas me foi muito mais importante porque eu vi um pouquinho de tudo: Aprendi sobre programação, banco de dados, sistemas distribuídos, arquiteturas computacionais, redes, e diversos outros assuntos que me fizeram tipo "hmmmm e se eu pesquisasse um pouco mais por fora?".

Acho que só tenho 2 dicas que poderia te ajudar neste pontapé: aprender alguma linguagem de programação (Tipo Python ou C) e aprender inglês.

  • A linguagem eu acho que é onde mais pega porque o céu é o limite para quem manja um pouco desenvolvimento, independente da disciplina. Nem precisa ser super zika, sabendo fazer um CRUD (se estudar DEV, vai saber o que é isso) já está boas milhas na frente do pessoal que chamamos de "script kiddies".

 

  • O Inglês porque neste ramo temos pouquíssimo conteúdo de CyberSec em Português, e 98% do conteúdo técnico que você vai encontrar (artigos, documentações, palestras) certamente serão em inglês.

Qualquer oportunidade que você for encontrar e armado com os dois recursos de cima bem trabalhados, certamente fará com que o caminho de Cyber seja menos "trabalhoso" kkk.

É isso meu nobre!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Em 01/12/2023 às 13:56, Lobarinhas disse:

@Lucas Ximenes Boa tarde meu nobre!

Tenho bacharel em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Segurança, e estou há +- 5 anos trabalhando especificamente com Cyber Segurança.

Uma coisa que pude notar neste ramo em especifico é que o "hard skill" tem se mostrado um diferencial na hora de conseguir um trabalho.

Por exemplo: tenho conhecidos que aprenderam a programar usando canal de YouTube, tipo Curso em Vídeo, e conseguiram o primeiro trabalho porque manjavam de X linguagens e tinham uma certa noção na hora de por a mão na massa. Só agora que eles estão procurando fazer uma faculdade pois ao atingir um certo "teto de hierarquia", a empresa onde trabalham requisitaram que tivessem ensino superior caso quisessem subir de cargo e tal, e esses conhecidos tão tudo fazendo Analise e Desenvolvimento de Sistemas em EAD ainda e tão tirando tudo de letra porque já conheciam a parte prática por terem estudado programação pelo YouTube.

Por fim, achismo meu, em TI não faz muuuuita diferença o cara ter ou bacharel ou tecnólogo e dificilmente vejo empresa brasileira fazendo distinção delas para vagas de entrada, no final o que vai importar é se o cabra sabe por a mão na massa referente ao que a vaga pede.

PS: Só papo de vaga internacional que faz diferença, nas poucas entrevistas gringas que fiz, eles só aceitaram meu "Bachelor's Degree" que é o equivalente ao Bacharel, esse esquema de tecnólogo como temos aqui não é exatamente conhecido lá fora, por isso geralmente não conta como ensino superior.

@Lobarinhas Opa, me perdoe se intrometer, mas... eu faço tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas e sempre tive dúvidas de como funciona um recrutamento para áreas de T.I em empresas... Pela sua experiência poderia me dizer como funciona? (Se envia currículo online, se vai la na empresa pra mandar o currículo, se é indicação, efetivação via estágio etc...) Obrigado desde já! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustriann Alô meu nobre!

Formas de recrutamento depende muito da plataforma onde a empresa está navegando.

No meu caso, eu consegui tudo de forma online me candidatando a vagas. As plataformas que mais usei foram o Linkedin e a NUBE.
Então você encontra uma vaga em uma dessas plataformas, dispara seu currículo online e aguarda algum retorno.

Geralmente o retorno é meio automatizado, do tipo "Parabéns, você foi selecionado para próxima fase" ou um na lata "Seu perfil não bate conosco".

Quando se trata da primeira fase, geralmente te encaminham alguns testes para ser feito, sendo eles geralmente de alguma lógica e também de avaliação de comportamento.
SE você passar por esses testes, ai sim pode ser que você venha a falar com alguém do RH ou até mesmo gestor responsável pela vaga.

Ou seja, se você um fluxo, poderia ser algo assim:

Dispara CV online em alguma plataforma > Em caso positivo, te é enviado alguns testes online > Em caso positivo, você conversa com alguém da empresa.

Não que isso seja uma receita de bolo e que todos vão seguir, mas é o que eu me recordo de ter enfrentado no começo e o fluxo de entrevistas não mudavam muuuuito do que falei acima.
No final também vai depender da vaga q você esta procurando ... por exemplo se for para ser dev, é bem provável que tenham testes mais técnicos por exemplo em determinada fase.

É isso meu caro!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!