Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuste de fonte de bancada.


Ir à solução Resolvido por Marcio Leandro B. Pizano,

Posts recomendados

Olá!
Gostaria de mais uma vez pedir a ajuda dos amigos e amigas do Clube do Hardware, uma dúvida que acredito ser simples para vocês.
Tenho uma fonte de 12V - 5A - 60W, gostaria de saber se ao ajustar a corrente e a tensão, a potência também será ajustada. Ex.:
Supondo que eu ajuste a tensão para 9V e a corrente para 500ma, a potência seria: 9V * 0,5A = 4.5W?
Se sim, gostaria de saber se existe apossíbilidade de ajustar a corrente e atensão usando toda a potência da fonte.
Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Leandro B. Pizano Essa sua fonte é daquelas tipo colmeia? eu ja usei uma dessas e perto dos bornes de saída tem um trimpot plástico que permite ajustar a tensão de saída, a minha permitia ajustar entre 9 e15V, se a sua também tiver esse ajuste bastaria fazer o ajuste na propria fonte.

 

Quanto a potencia, ajustando uma tensão menor você ate pode conseguir puxar um pouco mais de 5A, porém isso iria forçar os diodos de saída da fonte, e essas fontes chinesas baratas costumam usar transformadores com enrolamento de alumínio e peças recicladas, não é boa ideia usa-las no limite da potencia direto.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, F4b10 disse:

@Marcio Leandro B. Pizano Essa sua fonte é daquelas tipo colmeia? eu ja usei uma dessas e perto dos bornes de saída tem um trimpot plástico que permite ajustar a tensão de saída, a minha permitia ajustar entre 9 e15V, se a sua também tiver esse ajuste bastaria fazer o ajuste na propria fonte.

 

Quanto a potencia, ajustando uma tensão menor você ate pode conseguir puxar um pouco mais de 5A, porém isso iria forçar os diodos de saída da fonte, e essas fontes chinesas baratas costumam usar transformadores com enrolamento de alumínio e peças recicladas, não é boa ideia usa-las no limite da potencia direto.

 

 

 

Bacana saber sobre estas informações da fonte colmeia, que a propósito, é sim uma fonte colmeia.
Não vou usar próximo ao limite, a ideia era mesmo tirar a dúvida sobre o que acontece com a potência caso eu ajuste para níveis menores de tensão e crrente.
Obrigado!

12 horas atrás, .if disse:

Sim amigo. Considerando que P=V*I e que sua carga R seja constante P=R*I² e P=V²/R.

Muito obrigado por responder, isso é bem esclaredor.
Realmente, minha carga não é constante devido ser duas barras de cobre mergulhadas em água, (Solução aquosa) hora consigo usar a potência desejada hora não, quando não consigo usar a tensão que coloco no potenciômetro, retiro as barras e observo a negativa com crostas, basta eu raspa-la e ai sim consigo a tensão desejada.
Por isso minha dúvida sobre a potência, por que preciso da potência da fonte, logo, com sua resposta, vejo que a potência também é modificada quando não consigo a tensão desejada.
Agora fiquei na dúvida do seguinte, como saberei qual é a carga de duas barras de cobre mergulhadas na água? kkkk
Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de obviamente eu desconhecer seu projeto/propósito, geralmente o processo de galvanoplastia ou eletrólise requer corrente constante. Assim sendo a alternativa de uma fonte com controle ou limitação de corrente, superficialmente me (me) parece mais adequado.

43 minutos atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

potência também é modificada quando não consigo a tensão desejada.

Me parece que há uma confusão entre nós (geralmente é do meu lado). Sim o parâmetro principal é a potência mas esta tem várias variantes: a da fonte, a da carga, a total, a que consome, a que consegue fornecer e etc

46 minutos atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

qual é a carga de duas barras de cobre mergulhadas na água?

Basta saber a corrente e tensão R=V/I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Marcio Leandro B. Pizano  Muito cuidado com eletrólise. Havendo sais na água estes podem formar gases corrosivos e tóxicos. Só ligue o experimento em, locais ventilados.

Muito obrigado, estou tomando os devidos cuidados.

38 minutos atrás, .if disse:

Apesar de obviamente eu desconhecer seu projeto/propósito, geralmente o processo de galvanoplastia ou eletrólise requer corrente constante. Assim sendo a alternativa de uma fonte com controle ou limitação de corrente, superficialmente me (me) parece mais adequado.

Me parece que há uma confusão entre nós (geralmente é do meu lado). Sim o parâmetro principal é a potência mas esta tem várias variantes: a da fonte, a da carga, a total, a que consome, a que consegue fornecer e etc

Basta saber a corrente e tensão R=V/I

Muito obrigado!
Realmente: R=V/I rs

41 minutos atrás, .if disse:

Apesar de obviamente eu desconhecer seu projeto/propósito, geralmente o processo de galvanoplastia ou eletrólise requer corrente constante. Assim sendo a alternativa de uma fonte com controle ou limitação de corrente, superficialmente me (me) parece mais adequado.

Correto!
Quanto a limitar a corrente e ou a tensão, tranquilo, ai surgiu a dúvida, será que a potência continuaria a mesma da fonte ou também sofreria variações.
Mas ok, me parace que também varia.
Show

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 06/12/2023 às 20:49, Marcio Leandro B. Pizano disse:

será que a potência continuaria a mesma

Tentei mentalizar uma "fonte de potência constante" mas começou a me dar um nó nas conexões entre os 2 únicos neurônios que tenho... Preciso tomar uma primeiro... 😁

 

A pior solução de tópico que vi até hoje kk... brinc. amigo.

8 horas atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

😅

Sucessos.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!