Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet raramente fica 1000/1000


Posts recomendados

Boa noite.

 

Estou a um tempo tentando resolver esse problema mas nada deu certo ainda, minha internet é 500mb e somente no meu pc a velocidade de conexão fica 100/100 raramente depois de muitas tentativas desconectando e conectando o cabo de rede consigo 1000/1000, fiz a troca do cabo para o Cat6 e não adiantou, fiz um teste em um notebook e estava 1000/1000, o mesmo aconteceu com o tecnico do meu provedor de internet, funcionou normal, já atualizei os drivers, a BIOS e fiz a configuração do speed duplex 1.0 gbps full duplex, minha placa-mãe é uma b550m aorus elite, ela tem suporte para gigabyte, tanto q as vezes consigo usar 1000/1000 nela, alguém tem mais alguma ideia de como posso resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BorgesBFC Eu diria que o problema era possivelmente no cabo, mas com a troca e funcionando perfeitamente no notebook. O que resta é um problema na porta Ethernet da placa-mãe, talvez até um desgaste na porta devido a constantes retirada do cabo - isso supondo que foram muitas. E o cabo antigo funcionava perfeitamente em outras maquinas?

 

Em questão de drivers foram atualizados com algum programa de drivers? Ou diretamente do site da placa-mãe?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco Estão sim, atualizei diretamente por lá mesmo

@Gui GC Mas esse desgaste aconteceria mesmo na placa nova? Estou usando ela desde setembro apenas, quando reinicio também as vezes volta a ficar 1000/1000, porém o mais fácil é desconectar e conectar o cabo mesmo, e os drivers foram atualizados pelo site da placa, acha q pode ser o windows 11? porque nn me lembro de quando eu usava o windows 10 estar assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BorgesBFC Para gerar um desgaste no conector, vai depender do que significa tirar e colocar o cabo na placa-mãe várias vezes. Estamos falando do que? Estamos falando do que tirar e colocar 1 vez toda vez que liga o PC? 10 vezes? 100 vezes? Quanto mais vezes você retira e insere o cabo no conector, mais desgastado ele fica.

 

Ou talvez o conector da placa-mãe já tenha vindo de fabrica com algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BorgesBFC disse:

acha q pode ser o windows 11?

Olha, é uma possibilidade. Acho que vale o teste com o Win10. Lá no trabalho tivemos alguns problemas quando implementamos o Win11 nas máquinas. Áudio que parava de funcionar do nada, rede wi-fi sumindo, dentre outros. Então acho que vale o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, BorgesBFC disse:

minha internet é 500mb e somente no meu pc a velocidade de conexão fica 100/100 raramente depois de muitas tentativas desconectando e conectando o cabo de rede consigo 1000/1000,

 

A conexão de seu PC com a rede nada tem a ver com a internet. Sua conexão é com a rede local, a tal LAN. Se desligar o cabo do roteador para a rua vai continuar conectado igualzinho.

 

16 horas atrás, BorgesBFC disse:

e conectando o cabo de rede consigo 1000/1000, fiz a troca do cabo para o Cat6 e não adiantou

 

CAT6 não faz a menor diferença para essas velocidades. Gigabit é de 1999.

 

16 horas atrás, BorgesBFC disse:

fiz um teste em um notebook e estava 1000/1000, o mesmo aconteceu com o tecnico do meu provedor de internet, funcionou normal, já atualizei os drivers, a BIOS e fiz a configuração do speed duplex 1.0 gbps full duplex

 

Essa configuração é um limite e não uma opção. O que você marca lá é a velocidade mínima de conexão. 

 

drivers de rede raramente vão fazer diferença para placas e velocidades como essas. 

 

Você pode ter um problema no conector físico de sua placa de rede. Veja se todos os pinos não estão alinhados, se o soquete está limpo, essas coisas.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BorgesBFC

Em 05/12/2023 às 07:12, BorgesBFC disse:

Mas esse desgaste aconteceria mesmo na placa nova? Estou usando ela desde setembro apenas, quando reinicio também as vezes volta a ficar 1000/1000, porém o mais fácil é desconectar e conectar o cabo mesmo, e os drivers foram atualizados pelo site da placa, acha q pode ser o windows 11? porque nn me lembro de quando eu usava o windows 10 estar assim

 

1 hora atrás, BorgesBFC disse:

Fiz um novo teste de desconectar da rede sem desconectar o cabo de rede, consegui chegar a 1000/1000, ainda sim pode ser um problema físico? Pois nn precisei desconectar e conectar o cabo de rede

 

Seu problema não está com a versão de Windows ou com drivers. Essa coisas são muito antigas, como te disse. Sua placa é comum, gigabit é de 1999. Há poucos fornecedores de drivers e chips de rede. Sua placa usa Realtek, talvez o mais comum do planeta, embora a versão 8118 seja bem recente.

 

E seu problema nem está com BIOS. É um pouco ingênuo imaginar que um fornecedor em escala mundial --- Gigabyte nesse caso --- tenha que gerar novas versões de BIOS para conexão gigabit do século passado. E usando um chipset Realtek.

 

Você pode ter um conector físico na placa mais sensível que os outros que usou. Entenda que se conecta a 100 e não a 1000 tem defeito intermitente  em um dos pinos 4 5 7 ou 8. Se fosse nos pinos 1 2 3 e 6 não teria conexão alguma porque FE usa 4 pinos e Gigabit usa os 8. 

 

E se o pino de fora de sua placa, o ultimo, 8, estiver meio torto e mais distante do conector quando encaixa? O 1 está ok ou a conexão seria intermitente em termos de suceso/ fracasso. Não há conexão se o pino 1 não tiver sinal, como expliquei.

 

Inverta as pontas do cabo de rede. Troque os conectores. Verifique com cuidado os conectores na placa. 

 

Entenda que os pinos 4 e 5 ficam bem no meio do soquete. Um alicate ruim, desbalanceado, pode gerar problemas exatamente na parte central e os conectores sua placa podem estar por azar um pouco mais afastados aí. Assim, quando junta o cabo e a placa pode acabar com conexão intermitente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!