Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer overclock no processador e memória?


VinyBr
Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Boa tarde, Galerinha!

 

Recentemente adquiri uma RX 6800, por indicações do nosso colega de fórum @Imakuni. Pretendo trocar o processador, mas até o momento não vi necessidade.

 

Então, pensei... vale a pena fazer overclock em processador e memória RAM? 

 

Meu Setup:

 

MONITOR: LG 29" Ultrawide 2560x1080

CPU: AMD Ryzen 5 2600

placa-mãe: Biostar B350 Racing GT5

memória RAM: Kingston DDR4 2400MHz

FONTE: 600w Corsair 80 Plus White VS600, PFC Ativo

PLACA DE VÍDEO: RX 6800 Sapphire pulse

Fan: 05 RGB 120mm

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se você conseguir estabilidade com ele trabalhando @4.2 GHz, você terá desempenho semelhante a um 2600X. Pra isto precisa subir o VCore. Consegui estabilizar meu 1600AF neste clock com 1.4v. Mas preste muita atenção a temperatura. Em stock o meu ficava em 70ºC jogando. Neste over batia 95ºC com facilidade. É por sua conta e risco. Claro, cada processador tem um potencial de over diferente, inclusive em modelos iguais. Pode ser que não consiga subir acima de 4. Talvez consiga 3.8 GHz sem muita dificuldade.

 

A RAM você consegue subir pra 2666 sem muito problema. Talvez até 2933.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Vale a pena fazer overclock no processador e memória?
5 horas atrás, VinyBr disse:

Então, pensei... vale a pena fazer overclock em processador e memória RAM? 

Claramente, são essas as peças mais fracas da máquina. Então se tiver um tempo, sim, vale a pena, até porque você já vai aprendendo como é o processo (e descobrindo porque biostar é marca lixo que você não deve comprar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2023 às 19:21, Imakuni disse:

Claramente, são essas as peças mais fracas da máquina. Então se tiver um tempo, sim, vale a pena, até porque você já vai aprendendo como é o processo (e descobrindo porque biostar é marca lixo que você não deve comprar).

Caracas, tão ruim? Estou juntando dinheiro pra comprar um processador a vista. Estou pensando em pegar o 5700x ou 5600.

 

Recomendo que eu troque essa placa-mãe? Se sim, recomenda qual? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @Kleber Peters

 

Guys, estou brincando com o overclock, mas o meu cooler box não está segurando bem a temperatura. Estamos passando por ondas de calores fortes e aqui tem ficado muito quente.

 

Pensando nisso, resolvi, talvez... trocar esse cooler. Me recomendam algum? Fiquei interessado nesses dois: Aliexpress e Kabum!

 

Obs.: a temperatura está chegando em 90 graus a 1,3v e 3900mhz de clock. Queria subir mais o clock, porém a temperatura sobe muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, VinyBr disse:

Pensando nisso, resolvi, talvez... trocar esse cooler. Me recomendam algum? Fiquei interessado nesses dois: Aliexpress e Kabum!

Esquece qualquer cooler que não usa fans de 120mm. Se quer uma recomendação padrão, a gente geralemente recomenda o AG400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Melhores tem, mas aí a sugestão é ir para um WC de 240mm. É outra faixa de preço (e desempenho).

Até pensei nisso, mas teria que mudar gabinete. Bom só pra eu ter uma noção. O que tu recomendaria de WC e um bom gabinete? O meu atual não comporta um WC. Tenho um bluecase BG015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, VinyBr disse:

Até pensei nisso, mas teria que mudar gabinete. Bom só pra eu ter uma noção. O que tu recomendaria de WC e um bom gabinete? O meu atual não comporta um WC. Tenho um bluecase BG015

Para o WC, meio que não importa. Sendo de 240mm, é tudo farinha do mesmo saco em se tratando dos custo/benefício (e os mais caraos não valem o preço).

 

Já para o gabinete, tem muito a questão do gosto. Mas um bom gabinete atente o seguinte:

  1. Entrada de ar óbvia. Pode ser com frente perfurada, frente fechada e espaçamento grande entre os fans e a frente, ou mesmo estilo aquário que entra pelo painel lateral.
  2. Suporte para no mínimo radiador de 240mm no topo. Possivelmente também 360mm na entrada.
  3. Compartimento dedicado para a fonte.
  4. Custa mais de 300R$. Menos que isso, não tem nenhum "bom"; custo/benefício sim, mas bom mesmo não.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Imakuni disse:

Para o WC, meio que não importa. Sendo de 240mm, é tudo farinha do mesmo saco em se tratando dos custo/benefício (e os mais caraos não valem o preço).

 

Já para o gabinete, tem muito a questão do gosto. Mas um bom gabinete atente o seguinte:

  1. Entrada de ar óbvia. Pode ser com frente perfurada, frente fechada e espaçamento grande entre os fans e a frente, ou mesmo estilo aquário que entra pelo painel lateral.
  2. Suporte para no mínimo radiador de 240mm no topo. Possivelmente também 360mm na entrada.
  3. Compartimento dedicado para a fonte.
  4. Custa mais de 300R$. Menos que isso, não tem nenhum "bom"; custo/benefício sim, mas bom mesmo não.

Foi o que imaginei. Pensei neste gabinete aqui; o que acha? Eu vou esperar uma promoção. Até tenho grana pra ele, mas na black friday vi por menos de 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, VinyBr disse:

Foi o que imaginei. Pensei neste gabinete aqui; o que acha? Eu vou esperar uma promoção. Até tenho grana pra ele, mas na black friday vi por menos de 300 reais.

É um bom começo. O problema desse gabinete é só na questão do fluxo de ar, que além de ter furação no painel e no interior (limitando a entrada pela lateral), os buracos usam linhas retas ao em vez de uma furação em colmeia; isso limita um pouco mais a passagem de ar e gera mais barulho. Não é muita diferença, mas é um sacrifício que eles fizeram em nome da estética; não é algo que vá mudar a vida de usuários comuns.

 

Mas se quer um fator para diferenciar, tá aí. Por exemplo, veja esse (foi a primeira imagem que apareceu): repare que a furação é com buracos circulares tradicionais, e a parte onde encaixa os fans não tem impedimento nenhum para a passagem de ar.

mini-si-06-b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Imakuni disse:

É um bom começo. O problema desse gabinete é só na questão do fluxo de ar, que além de ter furação no painel e no interior (limitando a entrada pela lateral), os buracos usam linhas retas ao em vez de uma furação em colmeia; isso limita um pouco mais a passagem de ar e gera mais barulho. Não é muita diferença, mas é um sacrifício que eles fizeram em nome da estética; não é algo que vá mudar a vida de usuários comuns.

 

Mas se quer um fator para diferenciar, tá aí. Por exemplo, veja esse (foi a primeira imagem que apareceu): repare que a furação é com buracos circulares tradicionais, e a parte onde encaixa os fans não tem impedimento nenhum para a passagem de ar.

mini-si-06-b.jpg

Esse aí é qual? Se eu for trocar o gabinete, queria apostar num bom em uma só tacada. Agora entendi o que tu quis dizer. Pensando nisso achei esse aqui: SuperFrame Cube ou esse, está com um preço até interessante, talvez vou dar nele: opção 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, VinyBr disse:

Esse aí é qual? Se eu for trocar o gabinete, queria apostar num bom em uma só tacada. Agora entendi o que tu quis dizer. Pensando nisso achei esse aqui: SuperFrame Cube ou esse, está com um preço até interessante, talvez vou dar nele: opção 2

Não sei qual é esse da foto, eu só pesquisei por imagens e achei esse.

 

De qualquer forma, esses que você listou servem sim, são um bom custo/benefício. Só não compre na Tera; faça esse favorzinho para mim se puder e não dê dinheiro para uma loja que me roubou 300R$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou um usuário experiente de overclock extremo porém pela minha experiência na área de tecnologia, vejo que overclock para uso a longo prazo força os componentes em questão exemplo:

 

Se você tem um chip que é criado para durar 10 anos em determinada temperatura e frequência, expondo esse chip em uma temperatura mais alta e uma frequência mais alta, teoricamente você 

diminuirá a vida útil deste mesmo chip.

 

Ideal para quem quer fazer um overclock da maneira menos prejudicial é tentar chegar em uma tensão segura para o componente, além disso tentar manter as temperaturas não tão altas.

 

Ai temos casos isolados, são pessoas que fazem overclock para fins de quebrar recordes e tal, porém não fazem e mantem esse overclock para uso do dia dia, fazem para fins de testes e quebras de recodes.

 

Mediante a tudo isso, eu sou extremamente contra overclock, experiência propria tive computador rodando um STOCK que duraram mais de 10 anos fácil, vi amigos enthusiastas da área de tecnologia, chegar a queimar o mesmo processador em questão,  até mesmo durarem bem menos que os meus.


Vejo que as marcas passaram a permitir e vão permitir cada dia mais mudanças de tensões, frequencias e tudo mais, pois elas mesmos já mensuram que o nível de conhecimento dos usuários é baixo,

sendo assim quanto mais peça queima, mais peças são requisitadas novas, ou até usadas, acaba sendo vantajoso para uma marca afinal da mais saída de produto.

 

Entrando nesse assunto temos até a questão da garantia, produtos queimados por aumento de frequência entre outros fins de queima, estão sendo cada dia mais observados e detectados afinal quando um produto queima na garantia, acaba sendo um prejuízo para marca em questão.

 

Para finalizar Lembrando que overclock nunca foi e nunca será um processo reconhecido como algo normal, afinal se você queimar um produto que está na garantia fazendo overclock as chances dele não ser coberto são gigantes, afinal o dano foi gerado pelo proprio usuário e a marca não tem nada a ver com isso.

 

Em relação ao que você disse no tópico eu acho mais importante tentar trocar processador e memória, pensar até em um upgrade para uma fámilia de processadores mais nova, em vez de só fazer um upgrade para mesmo fámilia atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2023 às 16:29, admtwbful disse:

Não sou um usuário experiente de overclock extremo porém pela minha experiência na área de tecnologia, vejo que overclock para uso a longo prazo força os componentes em questão exemplo:

 

Se você tem um chip que é criado para durar 10 anos em determinada temperatura e frequência, expondo esse chip em uma temperatura mais alta e uma frequência mais alta, teoricamente você 

diminuirá a vida útil deste mesmo chip.

 

Ideal para quem quer fazer um overclock da maneira menos prejudicial é tentar chegar em uma tensão segura para o componente, além disso tentar manter as temperaturas não tão altas.

 

Ai temos casos isolados, são pessoas que fazem overclock para fins de quebrar recordes e tal, porém não fazem e mantem esse overclock para uso do dia dia, fazem para fins de testes e quebras de recodes.

 

Mediante a tudo isso, eu sou extremamente contra overclock, experiência propria tive computador rodando um STOCK que duraram mais de 10 anos fácil, vi amigos enthusiastas da área de tecnologia, chegar a queimar o mesmo processador em questão,  até mesmo durarem bem menos que os meus.


Vejo que as marcas passaram a permitir e vão permitir cada dia mais mudanças de tensões, frequencias e tudo mais, pois elas mesmos já mensuram que o nível de conhecimento dos usuários é baixo,

sendo assim quanto mais peça queima, mais peças são requisitadas novas, ou até usadas, acaba sendo vantajoso para uma marca afinal da mais saída de produto.

 

Entrando nesse assunto temos até a questão da garantia, produtos queimados por aumento de frequência entre outros fins de queima, estão sendo cada dia mais observados e detectados afinal quando um produto queima na garantia, acaba sendo um prejuízo para marca em questão.

 

Para finalizar Lembrando que overclock nunca foi e nunca será um processo reconhecido como algo normal, afinal se você queimar um produto que está na garantia fazendo overclock as chances dele não ser coberto são gigantes, afinal o dano foi gerado pelo proprio usuário e a marca não tem nada a ver com isso.

 

Em relação ao que você disse no tópico eu acho mais importante tentar trocar processador e memória, pensar até em um upgrade para uma fámilia de processadores mais nova, em vez de só fazer um upgrade para mesmo fámilia atual.

Interessante, bro! Nunca tinha pensado por essa perspectiva. Contudo, não acharia ruim diminuir a vida útil. Eu já pretendo trocar ele mesmo e como está pago, usaria até queimar (mas obviamente não vou fazer isso haha).

 

Agora, quanto as memórias; por que elas? E, por qual frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!