Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores com clock base baixo, são necessariamente ruins?


geohotg
Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Então galera, eu estava procurando sobre processadores de notebooks. Me deparei com o Ryzen 7 5700U. Fui ver suas especificações e ele é um tanto quanto interessante, sendo um processador de 8 núcleos e 16 threads. Porém, algo que me intrigou foi sua baixa frequência de clock, que é de 1,8 GHz de base. Já seu turbo é um tanto quanto forte, podendo chegar a 4,3 GHz. E um clock tão baixo me fez procurar sobre esse assunto. Acabei me deparando e esclarecendo o que eu já sabia que o clock base é apenas onde o processador, quando ligado, fica. E caso precise, ele pode aumentar até 4,3 GHz, no caso desse processador Ryzen 7. Porém, uma coisa que eu não entendi é porque os processadores tem frequências tão altas. No caso dos processadores desktops, onde alguns tem 3,2, 3,4 ou até 3,8 GHz de clock base. Na minha cabeça não faz muito sentido, já que pelo que eu entendi, quanto menor o clock, mais econômico ele vai ser. Seria como um carro. Um carro não liga rodando nos seus 3.800 RPM, que seria o 3,8 de clock base, e sim por volta dos seus 1.000 RPM. E caso o motorista acelere, pedindo mais potência para o motor, ele entrega aumentando RPM pra 3, 4, 8k de rpm etc. Seria a mesma analogia dos processadores na minha cabeça, por que talvez uma pessoa que está apenas na área de trabalho, e nem está usando o Pc, não precise naquele momento de um clock base tão alto, seria isso essa pequena diferença entre base e turbo uma forma de minimizar o """"delay"""" entre o mínimo e máximo? E se os clocks forem baixos, eles demoram mais pra responder? Alguém poderia esclarecer esse assunto? Eu realmente não consigo entender. Me perdoe se eu estiver sendo muito ignorante.
E com base na resposta de quem for responder, esse Ryzen 7 5700u, sem contar a sua Vega 8, ele da conta das coisas comuns hoje em dia? é um notebook para quanto tempo até começar a pedir aposentadoria haha (ideapad 3 12de ram c/linux)?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@geohotg

 

Clock base, na verdade, seria o mínimo que a fabricante garante que uma peça opera, desde que sejam respeitadas as condições mínimas de temperatura e fornecimento de energia, que o processador necessita..  Hoje, em uso baixo, processadores operam ABAIXO do clock base, pra redução de consumo e temperatura.. Pra desktop isso não é um diferencial tão grande, mas pra notebook é fundamental.. De resto, sua analogia com carro tá certa..

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade depende muito do uso.

 

Eu tenho um notebook C2D que ainda atende bem para as atividades de configuração de ativos de rede (switchs, roteadores, etc) pois muitos usam CLI apenas.

 

Agora se passo a automatizar usando ansible por exemplo, funciona mas para algumas atividades como compactar\descompactar ele é mais lento que os notebooks mais recentes.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!