Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet cabeada com quedas rápidas


Posts recomendados

A cerca de três dias percebi um pequeno problema ocorrendo com a minha internet. Possuo um PC que montei faz menos de três meses, cujo o qual não possui uma placa de rede Wi-fi - conectando apenas pela entrada LAN da placa-mãe (Mancer H610M-DAWT). Costumo entrar diariamente no discord para jogar com alguns amigos, quando, a três dias, percebi que o áudio da ligação estava com um pequeno lag - como se desconectasse e conectasse de novo rapidamente. Não dei muita atenção, achei que fosse apenas uma oscilação aleatória na internet. Mas, quando iniciei a busca por partidas dentro do jogo, percebia que ficava saindo da fila - novamente, como desconectasse e voltasse a conectar na internet rapidamente. Visto isso, realizei as seguintes ações:

  • Reiniciei o computador
  • Verifiquei os drivers de rede
  • Testei o cabo no qual o computador está conectado - através de um aparelho que testa cabos de rede
  • Reiniciei o modem da operadora
  • Verifiquei no aplicativo da operadora para saber se haviam adversidades na rede na minha região - nada foi constatado
  • E, por fim, conectei o cabo no meu notebook para ver se o problema de quedas rápidas persistia - e no tempo que joguei por ele, não houveram "quedas"

Minhas hipóteses são de que o problema está ocorrendo na entrada, o que significa que o problema é na placa - eu suponho. Porém, não sei ao certo até que ponto o software pode influenciar na rede de forma a causar este tipo de mau funcionamento. Cogitei em formatar o computador, mas não sei se isso iria resolver em alguma coisa. Também considerei ser algum problema na energia - apesar de que, quando montei o computador, fui orientado constantemente por um profissional sobre onde inserir todos os cabos que vinham da fonte -, mas se fosse algo do tipo, no meu entendimento, o computador teria apresentado este problema logo na primeira inicialização. Por fim, ressalto que nenhuma modificação foi feita desde de a primeira montagem - peças novas ou algo assim -, com exceção da colocação de uma ventoinha traseira que foi instalada uma semana depois da montagem do computador. 
Agradeço qualquer ajuda e/ou informação sobre o que poderia estar causando este problema. É o meu primeiro computador, e estou desesperado e rezando para que não seja nada grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece problema de cabeamento.

Qual aparelho utilizou para testar o cabo de rede? 

Se for aqueles que somente aparecem a identificação de números, ele apenas garante que existe uma conexão.

 

Recentemente peguei um cabeamento que era 10 Gbit Ethernet ele ficava trocando a velocidade entre os ativos, mesmo o cabo "passando" nesse testador.

Depois verificamos que os conectores ditos cat6a não eram de boa qualidade, como os ativos ficam próximos, trocamos por um cabo cat7 pronto e não tivemos mais o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também considerei que fosse problema no cabeamento, mas conectei o mesmo cabo no notebook e não ocorreram essas quedas. Comprei ainda ontem uma placa de rede para colocar na placa-mãe, a fim de descartar a hipótese de que o problema seria na entrada que já acompanha a placa. Mas o problema ainda persiste, o que me leva a crer que se trata de algo no sistema - uma vez que outros dispositivos, como é o caso do notebook, não apresentam este problema.

PS: O aparelho que utilizei para testar o cabo foi exatamente este (estarei deixando uma foto em anexo). Porém foi como disse, não creio que o cabo seja o problema, já que no notebook não ocorreram quedas.

image.png.8598929447ecd0fbd70a4ed9b80ff1d6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2023 às 00:40, Matheus Limede disse:

como se desconectasse e conectasse de novo rapidamente. Não dei muita atenção, achei que fosse apenas uma oscilação aleatória na internet. Mas, quando iniciei a busca por partidas dentro do jogo, percebia que ficava saindo da fila - novamente, como desconectasse e voltasse a conectar na internet rapidamente.

 

Isso é apenas uma suposição. 

 

E o que seria "desconectar"?  Precisa saber o que é antes de tirar muitas conclusões.

  • Como identifica isso?
  • O que acontece?
  • O sistema reporta algo?
  • Como aparece a conexão de rede?
  • Qual o intervalo de lease do DHCP? Seria curto? Testou com um endereço fixo? 
  • Tentou um download de vários gigabytes e acompanhou a velocidade para ver se aparecem de fato interrupções?
  • Tentou transferir uns gigabytes de seu micro para outro na rede local para ver o que acontece?

Deve ser metódico para isolar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!