Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Posso ligar o protetor eletrônico em uma fonte com pfc ativo??? e desempenha a mesma função e segurança que o filtro de linha?

Postado

@Anti Se sua fonte tem PFC ativo não há necessidade de usar Filtro de linha ou Protetores eletrônicos, e deve fugir de estabilizadores e Nobreaks gerais (Aqueles que são semi senoidais), seu computador pode ser ligado direto na tomada.

29 minutos atrás, Anti disse:

desempenha a mesma função e segurança que o filtro de linha?

Filtro de linha não desempenha função de segurança alguma, ele é apenas uma tomada que impede que dispositivos se comuniquem, hoje em dia, muitos "filtros de linhas" tem um dispositivo de segurança contra surtos na rede, os chamados Protetores eletrônicos. Logo, se você tem um protetor eletrônico, é como ter um filtro de linha com uma proteção a mais, não tem problema usar no computador mas é algo que não é necessário. 

Também é importante deixar aqui, que o protetor eletrônico é mais recomendado hoje em dia pois não faz a mesma coisa que um estabilizador, o estabilizador ele tenta estabilizar a energia e entregar para a fonte, porém essa função ficou para trás com as fontes de PFC ativo, que já fazem a mesma coisa que o estabilizador, então os estabilizadores começaram a queimar as fontes, o protetor eletrônico quando detecta um surto na rede, ele se desliga ou fica inutilizável, impedindo que o seu aparelho fique da mesma forma.

Postado

tecnicamente filtro de linha tem apenas componentes para diminuir ruido EMI/RFI mas aqui no Brasil é comum o termo ser usado para designar aparelhos que tenham além de filtragem varistor por exemplo.

Produtos de alta qualidade deveriam ter centelhador, varistor e fusível térmico para proteção contra surto

Postado

@0biel0 0 então não há risco né (de queimar quando ligar )? eu liguei uma fonte com pfc num estabilizador e queimou kkk, tá no meu perfil aí, agora comprei um protetor eletrônico bivolt da intel epe 205, preciso dele pela quantidade de tomadas, e tava com medo de queimar minha fonte nova.

Postado
agora, Anti disse:

@0biel0 0 então não há risco né (de queimar quando ligar )? eu liguei uma fonte com pfc num estabilizador e queimou kkk, tá no meu perfil aí, agora comprei um protetor eletrônico bivolt da intel epe 205, preciso dele pela quantidade de tomadas, e tava com medo de queimar minha fonte nova.

A princípio não tem problemas, e já era de se esperar isso de um estabilizador kkkkkkk

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, 0biel0 0 disse:

Se sua fonte tem PFC ativo não há necessidade de usar Filtro de linha ou Protetores eletrônicos,

PFC ativo não é um DPS, a existência dele não impede (e é até recomendado) o uso de um protetor contra surtos.
Agora filtro de linha, depende. Se ele tiver um sistema de som no computador é interessante para evitar ruídos da rede elétrica.

23 horas atrás, Anti disse:

Posso ligar o protetor eletrônico em uma fonte com pfc ativo??? e desempenha a mesma função e segurança que o filtro de linha?

Que protetor é esse? Muitos ditos "protetores eletrônicos" parecem um estabilizador mas tem apenas um transformador dentro deles, não vale a pena e provavelmente não suportará muita corrente. Não é a mesma coisa que filtro de linha, pois filtro de linha possui DPS de verdade integrado e também filtra ruídos da rede elétrica.

Filtro de linha não desempenha função de segurança alguma, ele é apenas uma tomada que impede que dispositivos se comuniquem, hoje em dia, muitos "filtros de linhas" tem um dispositivo de segurança contra surtos na rede, os chamados Protetores eletrônicos. Logo, se você tem um protetor eletrônico, é como ter um filtro de linha com uma proteção a mais, não tem problema usar no computador mas é algo que não é necessário. 

Na verdade a função principal do filtro de linha é filtrar ruídos da rede elétrica, é mais importante caso haja um sistema de som. Porém convém usar um bom filtro de linha no computador também pois hoje em dia eles tem DPS classe III integrado, o que protege contra surtos de quedas de energia e demais surtos não muito violentos. 

Também é importante deixar aqui, que o protetor eletrônico é mais recomendado hoje em dia pois não faz a mesma coisa que um estabilizador, o estabilizador ele tenta estabilizar a energia e entregar para a fonte, porém essa função ficou para trás com as fontes de PFC ativo, que já fazem a mesma coisa que o estabilizador, então os estabilizadores começaram a queimar as fontes, o protetor eletrônico quando detecta um surto na rede, ele se desliga ou fica inutilizável, impedindo que o seu aparelho fique da mesma forma.

Esses "protetores eletrônicos" que desligam quando detectam surto, não impedem o surto de passar para o computador. Pois no momento que ele detecta e desliga, deixa passar parte do surto para as saídas. A melhor proteção contra surtos a baixo custo que existe é DPS. Mas para ser realmente eficaz, precisa instalar DPS classe I e II no padrão de entrada e no quadro de disjuntores. Além do DPS classe III na tomada do equipamento (que pode ser obtido com um bom filtro de linha).

Postado

@Ferox Graxaim @Ferox Graxaim olha, é que como já falado, eu usei a mesma fonte com pfc ativo num estabilizador e queimou, (no momento em que liguei ) queria saber se com o protetor eletrônico que eu tenho iria acontecer a mesma coisa ou eu posso ligar sem problemas. Marca e modelo : Intelbras protetor eletrônico bivolt EPE 205 5 Tomadas, na caixa cita "Não é um estabilizador de tensão"

IMG_20231223_194028.jpg

• Membro VIP
Postado

@Anti Esse protetor parece ser um DPS classe III como mencionei. Só não sei dizer o quão eficiente é o DPS da Intelbras, mas em questão de possíveis problemas devido ao ligamento em estabilizador, pode ficar tranqüilo que isso não ocorrerá com esse DPS.
Mas respondendo a pergunta original do tópico, sim, ele ao menos promete fornecer a mesma proteção que um bom filtro de linha, com a diferença de que aparentemente não é um filtro de linha, ou seja: não filtra ruídos da rede. Mas de qualquer forma o filtro de ruídos só é importante para sistemas de som.
Problema não vai ter, no entanto, preciso pesquisar pra saber se esse DPS da Intelbras é tão bom quanto os da Clamper. Caso o Clamper seja melhor, pode comprar um iClamper Pocket e usar com esse Intelbras ao invés de comprar um Energia 5.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...