Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Entendedores

Resolvi recorrer aos universitários pois já me encontro totalmente sem opções. Tinha uma 6600xt e resolvi trocar para uma 4060 por motivos que não vem ao caso. Porém, ao colocar a placa nova (4060) me deparei com alguns travamentos e também a impossibilidade de rodar o mais simples dos benchmarks. Realizei a devida limpeza dos drivers anteriores e reinstalei os drivers trocentas vezez até que enfim resolvi formatar o PC para garantir que não haveria resquíscios, porém, a situação ainda continua a mesma. O pc liga e mostra vídeo, porém ao abrir um jogo do mais simples tenho mízeros 20 FPS e nem o Furmark roda de forma aceitável (o tempo inteiro travando e por vezes até reiniciando o PC). Vale ressaltar que 2 semanas atrás, com minha 6600XT o PC funcionava normalmente. 

Será que eu realmente dei sorte e foi presenteado com uma placa de vídeo defeituosa? Qualquer orientação será muito apreciada. 

Placa de vídeo: RTX 4060 ASUS OC

Processador: Ryzen 5600x

placa-mãe: Jginyue B550i Mini Itx DDR4 Pci-e 4.0

memória ram: Kingston Fury Beast 2x16GB - 3200MHz

Fonte: PCyes 650w

Postado
2 horas atrás, Pepse disse:

A placa tá com defeito mesmo, ative a garantia.

Então... acabei de vir da casa de um amigo e a placa funcionou normalmente por lá, de primeira e sem o mínimo travamento. 140 Fps tranquilo e o FurMark 100% de uso sem nenhum Stuttering. Cheguei e casa e assim que liguei por aqui o problema continuou. A placa-mãe é nova assim como a placa de vídeo. Acredito que a minha fonte possa não estar conseguindo passar a devida energia em sua totalidade por isso ela performa tão mal ao abrir o jogo e demandar mais energia. Ao abrir o mínimo vídeo no youtube já me deparo mais uma vez com travamentos e a tela congelando novamente.

Meu raciocínio faz sentido sobre a fonte? Só não sei que sorte é essa a minha de uma fonte dar problema depois de ter ficado apenas 2 semanas desligada

Postado

@PhilipsFRT  Vá na BIOS e altere a configuração do PCIe de 4.0 para 3.0 e veja se o problema se resolve.

• Jasiel alterou o título para Troca de placa de vídeo apresenta travamentos (R5 5600x + RTX 4060 + 32gb)
Postado
47 minutos atrás, Gui GC disse:

@PhilipsFRT  Vá na BIOS e altere a configuração do PCIe de 4.0 para 3.0 e veja se o problema se resolve.

Infelizmente a minha placa-mãe não apresenta essa opção "explícita" de mudar o PCI express dessa forma. Existia outras opções lá como "Extended sync" e opções de mudar a Latencia do "PCI" e "PCI-X" tentei mudar ela para 32 pci bus 64 e 128 mas a situação ainda continuou. Tentei também ligar a opção "Extended sync" "Extended tag" e também habilitar o ASMP (apesar de não saber muito bem do que se trate). Infelizmente a situação também continuou mesmo depois de tudo isso. 

Ao abrir o CPU Z também consigo confirmar que o PCI está sendo devidamente reconhecido como PCI express 4.0 x16. O que deveria ser até mais proveitoso considerando que é uma RTX 4060. Acabei de comprar uma outra fonte, mas só deve chegar no fim da próxima semana. Anexei também umas fotos da aba "PCI" da minha BIOS, para futura documentação de outros necessitados. 

1.jpeg

2.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!