Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo mais dar boot no NVMe após exclusão de partição e instalação de SO


Rafael MOF

Posts recomendados

Nessa semana instalei um SSD SATA de 1TB na minha máquina com o intuito de utiliza-lo para estudo.

Não entendo muito de instalação e partição de sistema operacional, porém coloquei na minha cabeça que iria conseguir resolver o meu problema, que era o seguinte:

 

Antes da instalação do SSD SATA de 1TB, eu tinha as seguintes configurações:

1. NVMe 1TB com o sistema que estava utilizando;

2. SSD SATA 250GB com um sistema antigo que não estava mais em uso.

3. HDD 1TB que uso para backup de arquivos;

 

Sempre que eu inicializava o meu PC abria uma tela onde eu escolhia em qual sistema operacional ele deveria abrir, sendo as opções NVMe(1) e SSD SATA(2).

O que me incomodava era que a inicialização estava muito lenta e como eu já tinha feito backup de tudo do SSD SATA(2) no HDD(3), resolvi pelo instalador do sistema operacional fazer a formatação e exclusão de tudo(partição EFI e partição de Recuperação) do SSD SATA(2) para ficar apenas com o NVMe(1) e direcionei uma nova instalação para o SSD SATA de 1TB(que vou chamar de 4).

 

Por fim, não consigo mais dar boot para o meu NVMe(1) e não aparece mais a tela do Windows de opção de inicialização de sistema operacional, caindo sempre no SSD SATA de 1TB(4) que instalei o SO hoje.

 

Então recapitulando: 

- excluí tudo no SSD SATA de 250gb referente a partição EFI e Recuperação pelo programa de instalação do win10;

- não fiz nenhuma alteração nas partições do NVMe 1TB e HDD 1TB(até porque eles só possuem uma única partição);

- após a exclusão de tudo referente ao SSD SATA de 250gb, comandei a instalação do win10 no novo SSD SATA de 1TB;

 

Gostaria de saber se existe possibilidade de eu conseguir comandar o boot normalmente podendo fazer a opção de qual sistema inicializar igual eu já fazia anteriormente ou após minhas burradas, se eu teria que reinstalar tudo novamente, fazendo o gerenciamento de forma correta para não sofrer mais com esse problema.

Segue print de como ficou a janela de Gerenciamento de Disco após as minhas burradas:

image.thumb.png.c8d46fd73347c61c71ec01c4260e74a6.png

onde: 

 

Disco 0 = HDD 1 TB(3)

Disco 1 = SSD 1 TB(4)

Disco 2 = SSD 250 GB(2)

Disco 3 = NVMe 1 TB(1)

 

Já agradeço a todos pelos esforços e atenção dedicada a resolver o meu problema e peço desculpas adiantadas caso tenha criado o tópico na seção errada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Bom dia!

Minha placa-mãe é uma ASRock B450m Steel Legend.

Ontem eu estava tentando iniciar o boot manager por uma feature que a placa-mãe tem implementada.

De qualquer forma agora pela manhã constatei que o boot manager está selecionado como opção de boot 1 e o NVMe como opção de boot 2.

 

Porém foi como expliquei no tópico, onde não aparece mais a tela do Windows de opção de inicialização de sistema operacional(boot manager).

Citação

Por fim, não consigo mais dar boot para o meu NVMe(1) e não aparece mais a tela do Windows de opção de inicialização de sistema operacional, caindo sempre no SSD SATA de 1TB(4) que instalei o SO hoje.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael MOF disse:

@xlemes Bom dia!

Minha placa-mãe é uma ASRock B450m Steel Legend.

Ontem eu estava tentando iniciar o boot manager por uma feature que a placa-mãe tem implementada.

De qualquer forma agora pela manhã constatei que o boot manager está selecionado como opção de boot 1 e o NVMe como opção de boot 2.

 

Faz o seguinte...

Tira tudo e deixa apenas um.

Incia o sistema

Depois você tira e coloca o outro que está com o sistema

Inicia novamente.

Quando você conectar o NVMe no slot certo mais o SSD que está o outro sistema, entra na BIOS e veja se tem como você optar pelo boot manager e direcionar o boot principal pelo NVMe (ou pelo SSD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes fiz conforme orientação. 

Primeiro deixei apenas o NVMe conectado e a tela que apresentou foi essa: 

 image.png.c222c4adb33efc9ab7272004d7a0c940.png

 

BIOS:

image.png.fecf146a419cc5c60fa86e753a34360f.png

 

Depois conectei o SSD (4) que instalei o sistema ontem junto do NVMe e fui nas opções de boot:

image.png.f02291a9135a9d290b1be3ddaec20561.png

 

Porém continua não aparecendo a tela de opções de Windows 🥲

 

Será que terei de formatar tudo novamente? Não queria de forma alguma fazer isso com o NVMe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rafael MOF disse:

@xlemes Essa é uma pergunta que nesse momento te respondo sem convicção. 

Ao meu ver, está com sistema sim, pois estava utilizando ele ontem antes de formatar o SSD(2) que estava com o boot manager.

 

Aquele erro da primeira imagem..., é quando ele não reconhece o sistema

.

Ou está sem sistema..., ou seu NVMe está com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes eu não entendo de instalação de sistema, mas suspeito que provavelmente quando formatei o SSD que estava com o boot manager eu perdi a imagem do meu sistema no NVMe.

vou dar uma estudada em como fazer a formatação de forma correta dessa vez, direcionando o boot manager para o NVMe e utilizar os outros drivers como backup. 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!