Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde que comprei 2 pentes de memória de 32GB no Aliexpress venho pensado que fui ludibriado tendo comprado memórias falsas, uma vez que a RAM nunca parece oferecer toda sua capacidade, meu PC se peida pra rodar jogos mais simples como Fortnite.

Tenho uma GeForce 3060, então acho que o problema realmente são as memórias, alguém sabe se pode ser algum problema que não identifiquei ou realmente vou ter que procurar por memórias verdadeiras pra comprar?

image.thumb.png.8882f59dfb1da025ed93562767236097.png

As memórias adquiridas foram da marca Gloway

• Membro VIP
Postado

Qual exatamente as especificações da memória? Você só informou a marca.

Também precisa ver no CPU-z em qual frequência estão operando.

Postado
  Em 02/01/2024 às 12:54, Pedroou disse:

Também precisa ver no CPU-z em qual frequência estão operando.

Expandir  

Aqui está, veja claramente mostra 64, porém meu pc não parece operar com isso, não entendo o problema

spacer.png

Em 02/01/2024 às 12:54, rodrigo.dcvieira disse:

2024-01-02_09h53_32.png

baixe o cpu-z e verifique se aparece a qtd q você comprou

Expandir  

Postei aqui no topico

Postado
  Em 02/01/2024 às 12:57, fredmizuki disse:

Aqui está, veja claramente mostra 64, porém meu pc não parece operar com isso, não entendo o problema

Expandir  

Primeiro erro: comprou RAM de mais. Deveria ter comprado 2 pentes de 8 para ficar com 16, não 2 de 32 para 64. Foi um dinheiro muito mal investido.

Segundo erro: RAM está rodando em 2400mhz com timings horrorosos. Se for isso pela qual pagou, são pentes bem ruinzinhos, e você precisa tunar manualmente para resolver; se pagou por pentes melhores, faltou ir na BIOS e ativar o XMP.

Terceiro, RAM é RAM, ou funciona ou tem algo com defeito. TUdo bem que ela está capando o desempenho do seu processador pelas specs que está rodando, mas não é como se ela não funcionasse.

Postado
  Em 02/01/2024 às 13:02, Imakuni disse:

Primeiro erro: comprou RAM de mais. Deveria ter comprado 2 pentes de 8, não 32.

Segundo erro: RAM está rodando em 2400mhz com timings horrorosos. Se for isso pela qual pagou, são pentes bem ruinzinhos, e você precisa tunar manualmente para resolver; se pagou por pentes melhores, faltou ir na BIOS e ativar o XMP.

Terceiro, RAM é RAM, ou funciona ou tem algo com defeito. TUdo bem que ela está capando o desempenho do seu processador pelas specs que está rodando, mas não é como se ela não funcionasse.

Expandir  

Bem, então o melhor que posso fazer é tentar ativar esse XMP?

Postado
  Em 02/01/2024 às 13:04, fredmizuki disse:

Bem, então o melhor que posso fazer é tentar ativar esse XMP?

Expandir  

Ativar o XMP é um procedimento básico que deve ser feito logo que você monta o PC; se ainda não fez isso, faça.

Mas o melhor é tunar manualmente, como eu falei.

• Membro VIP
Postado

Alguns jogos podem demandar mais de 16GB de RAM, mas são poucos jogos. Não espere usar os 64gb em jogos, se passar de 20gb já é muito. Fora isso, seu processador suporta até 3200mhz, e como citado, está usando em 2400mhz.

Ajustando consegue uma melhora de desempenho, mas o uso não deve subir muito.

• Curtir 1
Postado
  Em 02/01/2024 às 12:57, fredmizuki disse:

Expandir  

mas pra operar com 64gb de ram, você teria q ter uma infinidade de coisas usando essa quantidade toda absurda de ram ao mesmo tempo

não operar com 64gb seria você ter essa quantidade toda e o windows so identificar por exemplo 8 ou 16.. ai realmente teria-se um problema.. mas não deve ser o caso!

se o cpu-z mostra 64gb, pode ter certeza q é essa a quantidade disponivel, e portanto, de acordo com o q você comprou

agora se o problema é DESEMPENHO, ai sao outros 500 como diz o ditado

Postado
  Em 02/01/2024 às 13:10, Pedroou disse:

Alguns jogos podem demandar mais de 16GB de RAM, mas são poucos jogos. Não espere usar os 64gb em jogos, se passar de 20gb já é muito. Fora isso, seu processador suporta até 3200mhz, e como citado, está usando em 2400mhz.

Ajustando consegue uma melhora de desempenho, mas o uso não deve subir muito.

Expandir  

Bem efetuei o processo de XMP, no decorrer dos próximos dias vou realizar alguns testes e atualizo o tópico. 

• Curtir 2
Postado
  Em 02/01/2024 às 15:56, J.Augusto F disse:

@fredmizuki verifique se elas passaram a trabalhar na velocidade anunciada.

Expandir  

Uma coisa que eu notei é que na BIOS fala que o XMP eesta habilitado só pra um dos pentes e outro não que é possível, não sei porque sendo que são 2 memórias iguais 

placa-mãe biostar

Postado

Olá, teria que ser mais específico.

Mesmo que tenha 64GB de ram se o resto do kit for antigo não vai adiantar.

Pelo que entendi roda Fortnite com FPS baixo ?

Baixa o MSI Afterburner ou outro programa de monitoramento e verifica como está o uso do processador\memória e VGA.

Ai vamos ter um norte para te ajudar.

Postado
  Em 02/01/2024 às 19:43, LuisFGH disse:

Olá, teria que ser mais específico.

Mesmo que tenha 64GB de ram se o resto do kit for antigo não vai adiantar.

Pelo que entendi roda Fortnite com FPS baixo ?

Baixa o MSI Afterburner ou outro programa de monitoramento e verifica como está o uso do processador\memória e VGA.

Ai vamos ter um norte para te ajudar.

Expandir  

Baixei o MSI mas não entendi como o programa funciona pra fazer teste

Alguém sabe me dizer porque o XMP profile 2 tá como Not supported se as memórias são iguais

spacer.png 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!