Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC antigo (~2016)


Posts recomendados

Boa noite, galera.

 

Pretendo fazer um upgrade no meu PC, já que alguns jogos relativamente simples estão ficando com FPS baixo e o ventilador do PC fica a mil. A ideia mesmo é fazer um upgrade, mas estou em dúvida no que devo mudar primeiro (GPU, processador ou os dois). Não entendo nada da compatibilidade de componentes mais atuais com a minha placa-mãe, que é antiga (desde 2016, quando comprei o PC todo montado, mudando apenas a GPU e o cooler no início). A fonte queimou faz pouco tempo e o técnico colocou uma nova (menos de seis meses). Pretendia não mudar ela, a não ser que seja realmente necessário. Segue o setup:

 

Processador: AMD FX-8320E Eight-core processor, 3200 MHz (Cooler Deepcool com hélice azul, não sei mais detalhes e nem onde verificar)

Placa-mãe: MM5A78L-M/USB3

GPU: AMD Radeon R9 380

Fonte: Gamemax 650W GP650

RAM: HyperX 4x4 Gb (não lembro de muitos detalhes, nem sei onde verificar)

HDD: ST1000DM003-1SB10C ATA Device (1 Tb)

SSD: ADATA SU650 ATA Device (250 Gb) (adicionada recentemente, Windows iniciando muito devagar)

 

Acho que é isso. Caso haja alguma informação relevante e incompleta, peço que me avisem. Penso no orçamento em torno de R$ 500, mas se valer muito a pena talvez consiga despender um pouco mais.

 

Espero que possam ajudar.

 

Muito obrigado.

 

Não tinha visto que os componentes estão bem caros. 😅

Podemos elevar o orçamento para R$ 1000-1500. 🥲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, juceliod disse:

Não tinha visto que os componentes estão bem caros. 😅

Podemos elevar o orçamento para R$ 1000-1500. 🥲

 

Na minha opinião..., melhor comprar kit.

 

Placa-mãe B450M - 400 - link

Processador Ryzen 5 5500 - 566 - link

Memória DDR4 8GB 3200MHZ - 140 - link

 

TOTAL: 1.106

.

Opcional:

NVMe 500GB - 210 - link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para trocar o processador, recomendo trocar também a placa-mãe e memórias.

Pode ser um:

CPU - R5-1600af (250 reais usado).

Memórias - 2x8gb DDR4 (300 reais).

placa-mãe - AM4 (cerca de 400 reais).

As placas de vídeos estão muito caras, então recomendo uma RX580 (530 reais). Esse modelo, se não me engano é capado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi Ryzen 5 5500 é mais atual e rápido que R5-1600af, certo?

 

Estou em dúvida se, trocando esses componentes sugeridos por @xlemes, a GPU ainda é compatível. Será que o desempenho nos jogos melhora substancialmente ou a placa ainda seria um limitante?

Precisaria trocar o cooler ou esse que vem junto com o processador dá conta? Odeio quando meu PC parece que vai sair voando.

Outra dúvida é em relação ao tamanho desses componentes (principalmente a placa-mãe). Meu gabinete é esse. Será que fica tranquilo?

 

20 horas atrás, xlemes disse:

Memória DDR4 8GB 3200MHZ - 140 - link

Uma memória de 8 é o suficiente? No momento tenho 16, seria desperdício adicionar mais uma de 8?

 

20 horas atrás, luizmainart disse:

Esse modelo, se não me engano é capado.

Não entendi o que significa isso. Pensando aqui: caso, posteriormente, eu consiga trocar para essa placa, o gabinete que mencionei acima suportaria?

 

Obrigado pelas sugestões e pela ajuda, galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, juceliod disse:

Uma memória de 8 é o suficiente? No momento tenho 16, seria desperdício adicionar mais uma de 8?

 

Eu APENAS citei exemplo de uma memória de 8gb (com valor e link).

É altamente recomendado você comprar dois pentes 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!