Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho 2 SSD NVMe, um da Kingstone que deveria ter uma taxa leitura de 2100Mb/s e o outro da XrayDisk, que deveria ter uma taxa de leitura de 3200Mb/s porém, ambos atingem 873Mb/s de leitura, por isso acho que algum componente ou configuração esta limitando a velocidade maxima dos dois, segue as configurações da maquina:

processador R5 5600G

placa-mãe b450 steel legend

memória ram 2x8GB 3200Mhz

placa de Vídeo RX7600

Postado
1 hora atrás, Sidsanches10 disse:

Olá pessoal, tenho 2 SSD NVMe, um da Kingstone que deveria ter uma taxa leitura de 2100Mb/s e o outro da XrayDisk, que deveria ter uma taxa de leitura de 3200Mb/s porém, ambos atingem 873Mb/s de leitura, por isso acho que algum componente ou configuração esta limitando a velocidade maxima dos dois, segue as configurações da maquina:

processador R5 5600G

placa-mãe b450 steel legend

memória RAM 2x8GB 3200Mhz

placa de Vídeo RX7600

as marcas usam uma "jogada de marketing" dizendo up to xxxxmb/s, basicamente eles dizer "até 2100mb/s" ou sejá, a unica coisa que eles garantem é que em um senario ideal, o componente vai até 2100mb/s mas na verdade ele pode se marter com a velocidade na metade do descrito...

até onde pesquisei a placa não tem uma largura em X4 maior que o barramento dos NVMe portanto ela não está sendo a limitante... Em geral não é um problema tão critico como parece

Postado
11 minutos atrás, Sidsanches10 disse:

@Imakuni Kingstone modelo SNVS/250G e XrayDisk não especifica nenhum modelo, mas pelos testes que os compradores postaram, ele realmente atinge velocidades mais altas

São SSDs super baixo custo. E para piorar, também são de capacidade pequena, o que limita mais ainda o desempenho... sinceramente, está como deveria.

Postado

@Sidsanches10 é o que eu falei, "cenário ideal", a velocidade normalmente é medida de forma "não real" , a maior parte das marcas fazem isso, de uma olhada em uma marca "não tão confiavel"
image.thumb.png.ef6572c1d5d959b6bb373e1e53b1d059.png

"Up to 500MB/s", se a velocidade padrão for 300mb/s, ta tudo certo

agora uma marca "mais confiavel"

image.thumb.png.e2fca3c8ff55204eb3d1fdbb466b0c16.png

todas as informações relacionadas a desempenho não são totalmente confiaveis, mesmo em ssds de alta qualidade, tais como os da samsung

image.thumb.png.74663e72734de0e763c9744250109bb6.png

a verdade é que tudo interfere na velocidade de leitura/escrita, barramento pci, velocidade do processador, ram, tenssão,temperatura entre outros

de uma olhada como a própria samsung diz que a "velocidade pode variar", não é questão da qualidade do produto, mas é que o mundo de hardware é tão vasto que fica dificio dizer que seu produto tem aquelas exatas especificações

se você fez esse post por estar com medo de algum problema, não se preocupe com isso, velocidades limitadas ou gargalos são normais "se não nossos computadores rodariam tudo instantaneamente|", se fez o post por curiosidade, acredito que já tenhamos respondido suas duvidas

• Moderador
Postado

@Sidsanches10 Só uma pergunta....  já tentou experimentar usar apenas um dos SSD NVMe no slot ultra? 

A placa-mãe b450 steel legend só permite 1 NVMe que é no slot ultra que fica entre o processador e a placa de vídeo.

O outro slot M.2  que tem mais abaixo, é para SSD M.2 do tipo sata. 

Tenho essa mesma placa, porém a minha é a versão M dela.

Postado

@DiF eu só uso um SSD, é que comprei um com mais armazenamento, só que fiz o teste nos dois, a minha também é versão M, eu acho que descobri o que pode estar acontecendo, mas não sei como resolver, se alguém souber, pode deixar a solução aqui, no modo de transferência o cristaldiskinfo acusa que ele está em modo pcie 1.0 sendo que pode ser usado em 3.0, tentei configurar na BIOS, mas não resolveu, segue imagem.IMG-20240108-WA0001.thumb.jpg.4bcdb0d8d816dc7cb47fd01c1d452292.jpg

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Sidsanches10 Mas em qual slot você está usando  o SSD? 

Como é a versão M,  e seu SSD é NVMe,  tem que usar no slot ultra.. que fica em cima da placa de Vídeo. (slot primário)..    mas realmente é estranho ver isso.. porque geralmente no primário fica em x4  e no secudario x2.

Postado

@DiF Eu uso no slot ultra, até porque o outro nem reconheceria por ser slot sata, o estranho é que ele mesmo estando no slot certo, limita a velocidade em pcie 1.0, sendo que deveria estar usando 3.0

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!