Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Kingston SNV2S/1000G não é reconhecido na ASRock B450M Steel Legend


Ir à solução Resolvido por xlemes,

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite!

 

Recentemente decidi dar um upgrade no meu PC e comprei um Ryzen 5 5600 pra substituir meu Ryzen 5 3400G, e nisso decidi aproveitar pra trocar meu SSD NVMe M2 de 256GB por um de 1TB, então comprei o SSD SNV2S da Kingston.

 

O problema é que após fazer os upgrades, o SSD novo não está sendo reconhecido pela placa, porém coloquei o SSD antigo de volta e esse está funcionando normalmente junto com o novo processador.

 

Pelo o que pesquisei, descobri que o novo SSD é PCIe 4.0 enquanto o antigo é PCIe 3.0, mas supostamente ele deveria funcionar, mesmo que com velocidade de leitura reduzida. Não sei dizer se o problema é no SSD em si (pode ser que tenha vindo com defeito) ou se é alguma peculiaridade da placa que faz com que não seja reconhecido.

 

Vou deixar os links do SSD antigo e do novo respectivamente caso falte detalhes de especificações:

Fui trocar este SSD: https://www.kabum.com.br/produto/111081/SSD-256-gb-gigabyte-m-2-pcie-NVMe-leitura-1700mb-s-e-gravação-1100mb-s-gp-gsm2ne3256gntd

Por este SSD: https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

 

PS: Também faço o uso de um SSD Sata em conjunto com o SSD NVMe, e nunca tive problema ao usar os dois. O modelo é esse aqui : https://www.kabum.com.br/produto/95217/SSD-960-gb-kingston-a400-sata-leitura-500mb-s-e-gravação-450mb-s-sa400s37-960g

PS2: Antes de trocar o processador, também atualizei a BIOS pra versão mais recente disponível (4.60)

 

Agradeço desde já por qualquer ajuda com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes tem alguma forma de fazer isso na BIOS ou pelo próprio instalador do Windows por pendrive? Porque o Windows tá instalado no NVMe de 256GB então se troco pelo de 1TB não tenho acesso ao Windows, e o SSD Sata adicional eu uso só pra guardar arquivos. Como o SSD novo não tava sendo reconhecido na BIOS eu tinha ficado com medo de prosseguir com a instalação do Windows e ele tentar instalar no SSD Sata e apagar meus arquivos, aí não vi se a instalação reconhecia o SSD novo ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, VinnMarty disse:

@xlemes tem alguma forma de fazer isso na BIOS ou pelo próprio instalador do Windows por pendrive? Porque o Windows tá instalado no NVMe de 256GB então se troco pelo de 1TB não tenho acesso ao Windows, e o SSD Sata adicional eu uso só pra guardar arquivos.

 

Você tem o windows dentro do pendrive (pelo rufus)?

Se tiver..., entre na BIOS e deixe o primary boot marcado para iniciar pelo pendrive.

Com esse novo NVMe na placa-mãe..., inicie a instalação do windows.

Antes de copiar os arquivos..., automaticamente o windows formata e cria a partição no novo SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes tenho o Windows no pendrive mas usei o Media Creation Tool da Microsoft mesmo. A BIOS já tá configurada pra ler o pendrive primeiro, eu só queria ter certeza que ao prosseguir com a instalação do Windows (depois da tela de inserir a chave de licença), que ele não vai tentar instalar o Windows no SSD Sata que tá com os meus arquivos caso não identifique o novo SSD NVMe.

 

Amanhã cedo vou tentar colocar de novo o SSD 1TB e avançar na instalação pra ver se reconhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, VinnMarty disse:

@xlemes tenho o Windows no pendrive mas usei o Media Creation Tool da Microsoft mesmo. A BIOS já tá configurada pra ler o pendrive primeiro, eu só queria ter certeza que ao prosseguir com a instalação do Windows (depois da tela de inserir a chave de licença), que ele não vai tentar instalar o Windows no SSD Sata que tá com os meus arquivos caso não identifique o novo SSD NVMe.

 

Amanhã cedo vou tentar colocar de novo o SSD 1TB e avançar na instalação pra ver se reconhece.

 

Despluga e deixe apenas o novo NVMe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, VinnMarty disse:

@xlemes deu certo! Coloquei o SSD novo, despluguei o SSD Sata, instalei o Windows (o SSD novo realmente tava sem partição), e pluguei novamente o Sata depois que instalou tudo. Até agora tá funcionando normalmente.

 

Muito obrigado!!

 

De nada amigo.

Precisando de algo mais..., é só mandar mensage, 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!