Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou precisando de uma máquina para trabalhar com LLMs (large language models) e deep learning (não é para jogar).  Nos últimos anos tenho trabalhado apenas com notebooks, mas depois de uma séria decepção com um Acer Predator que já deu todo tipo de problema, somado aos fatos de que na minha área preciso priorizar GPU e memória de vídeo, além de não precisar de portabilidade porque já tenho um Macbook Air M1, estou olhando essa configuração:

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-ponos-ii-amd-Ryzen-7-5800x-GeForce-RTX-4080-16gb-32gb-DDR4-SSD-m-2-1tb-40841

(COMPUTADOR PICHAU GAMER PONOS II, AMD Ryzen 7 5800X, GeForce RTX 4080 16GB, 32GB DDR4, SSD M.2 1TB)

Primeira pergunta: esses PCs montados da Pichau são realmente confiáveis? Como é o pós-venda?

E sobre a configuração acima, alguém pode opinar?

Valeu!

Postado
1 hora atrás, monylulu disse:

Primeira pergunta: esses PCs montados da Pichau são realmente confiáveis?

E sobre a configuração acima, alguém pode opinar?

Monte você mesmo que é melhor, tem várias coisas erradas nessa máquina. Por exemplo, PC de 14mill R$ usando tecnologia velha. Ou 4 pentes de 8gb ao em vez de 2 de 8. placa-mãe exagerada para seu uso. SSD fuleiro... é difícil recomendar. Cote uma config com:

1. Ryzen 7700
  2. Um WC de 240mm (meio que qualquer um serve)
  3. 2x16gb DDR5. Pode pegar um kit custo/benefício
  4. placa-mãe B650
  5. SSD de 1tb, um bom custo/benefício é o Kingston NV2. Se sobrar grana para mais, a gente pensa em um melhor.
  6. A placa de vídeo, espere um pouco, daqui a pouco vão chegar a RTX 40 Super. Espere para ver como os preços vão ficar.
  7. Fonte Gamemax GX850
  8. Gabinete a sua escolha. Pegue um ou dois que tenham boa entrada de ar (seja pela frente ou pelo painel lateral) e mande o link para conferirmos se não tem nenhum problema
Postado

@Imakuni

Valeu mesmo pelas dicas!

Apesar de ser da área de TI e da sugestão recorrente nos fóruns com relação a montagem, meu background é muito mais em software do que hardware, e encontrar tempo (e auto-confiança 😄) para pagar caríssimo pelos componentes e tentar montá-los pela primeira vez na vida dá um medo danado (inclusive de "queimar" essas peças).  Daí ainda estou pesquisando mesmo pegar um modelo já montado (uma vez que não conheço uma assistência ou técnico "de confiança" suficiente para entregar a ele as peças novas e rezar para que não troquem por usadas).

Realmente parece que está próximo o lançamento das RTX 40 super, pode ser que os preços das atuais venham a cair bastante.

Em relação à configuração acima, usei 3 cotações, seguindo tuas sugestões quanto aos componentes: uma pelo MEUPC.NET, outra pelo Kabum (c/ montagem inclusa) e outra do Terabyte (tb montagem inclusa).  Aí vão:

Valor final: R$ 19.229,00 a prazo ou R$ 16.344,65

Todos de fato ficam em um preço superior ao da Pichau, mas aí vale a explicação que você deu com relação à empresa estar usando alguns componentes baratos/antigos.

Agora, como ainda não decidi se realmente vou investir alto em GPU, uma vez que nas minhas atividades profissionais e acadêmicas tenho relativo acesso a nuvem, cluster e assinatura do Google Colab, estou também analisando o custo/benefício de um PC montado versus um de marca, mas aí abrindo mão da GPU de 16GB e aceitando uma de 12GB.  Para isso, fiz algumas simulações usando como parâmetro o Dell Alienware Aurora, que está custando R$ 15.497,00: https://www.dell.com/pt-br/shop/computadores-all-in-ones-e-workstations/desktop-gamer-alienware-aurora-r15/spd/alienware-aurora-r15-desktop/ar15w40w?dbp=1&gacd=9690632-23697795-5843777-266091191-129658217&dgc=ss&cid=23697795&lid=5843777&dclid=CJTJ--jKyYMDFUssuQYd2EgB1Q  

Simulando configuração semelhante pela Pichau, Kabum, Terabyte e MEUPC.NET, cheguei aos seguintes valores:

• Pichau: 15764,68 a 17999,99
  • Kabum: 18741,09
  • Terabyte: 17779,39
  • MEUPC.NET: 13.114,48 (de novo, aqui deve ser o preço à vista): https://meupc.net/build/n5PgZ6

Ou seja, considerando que essa máquina da Dell, dentre os de marca (até onde eu sei), é a que tem a melhor configuração no Brasil, e considerando ainda que a Dell tem toda uma tradição de suporte e pós-venda se comparada a essas montadoras, pelo menos até aqui me parece que o Dell sai na frente em custo/benefício, para minha surpresa.  Não que ele seja necessariamente uma maravilha, mas me parece que aqui no Brasil a compra/montagem peça por peça está muito cara.  E olhando a cotação das peças pelo MEUPC.NET, a diferença está na casa dos 2K, o que não me parece grande coisa pensando no valor final e pagamento a prazo.  Tentei também considerar nas simulações a limitação de upgrade de memória até 64GB para a comparação ser mais justa, mas no momento ainda não vejo necessidade de upgrade além disso para RAM.

Postado
10 minutos atrás, monylulu disse:

Em relação à configuração acima, usei 3 cotações, seguindo tuas sugestões quanto aos componentes: uma pelo MEUPC.NET, outra pelo Kabum (c/ montagem inclusa) e outra do Terabyte (tb montagem inclusa).  Aí vão:

O MEUPC.NET não serve de muita coisa, tem várias vezes que eles listam um preço que não existe, ou então não conseguem achar o item sendo que a loja tem para vender. Não vale a pena usar.

Ah, e já aproveitando, não dê dinheiro para a Tera. Pegue pelo Kabum ou Pichau.

12 minutos atrás, monylulu disse:

Para isso, fiz algumas simulações usando como parâmetro o Dell Alienware Aurora

Não caia na furada de comprar esses PCs da Dell, são horríveis. Muito pior que da Pichau.

image.thumb.png.d6d6b82d6d3b3fca8427ea3e0b37295b.png

16 minutos atrás, monylulu disse:

Não compre Intel, não vale a pena hoje em dia. Se tem grana, vá de AM5 sem pensar duas vezes.

Postado

Bom saber sobre os PCs Dell - ainda não parei para pesquisar a fundo os reviews dos modelos que olhei.  Resta pesquisar se os mesmos tipos de problemas ocorrem nos notebooks Alienware (esses parecem ser mais ˜respeitados˜).

Qual seria então um parâmetro de comparação para desktop de marca (de outra marca, quero dizer) nas configs do da Dell, para que se possa comparar o custo/benefício com os montados?  Pensando aqui em GPU com >= 12GB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...