Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 13600kf + WC Corsair h150. Temperatura oscilando, undervolt resolve?


Posts recomendados

tô pesquisando, bem chatinho achar informação boa, direta e clara sobre isso, até mesmo em inglês... andei lendo e vi um caso que o cara ajusta na BIOS, "salva" os as ajuste mas não salva.... no fim fica tudo default

queria ter já a placa pra ir testando na prática, já vi que vai dar canseira, e eu só vou querer dá um ajuste pra não esquentar tanto o CPU, nem queria ficar alterando muita coisa

dei uma olhada no manual da gigabyte, não tem muitos detalhes de como fazer, mas página 15 tá claro que sim a BIOS permite ajustar tensão mais uma pancada de coisa

Já li que na ASUS é um pouco mais amigável a interface para ajustes, mas ainda assim tem gente com dificuldade de se achar nos ajustes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Agt00 disse:

Estou montando um novo setup ao poucos e estou esperando a B660m Arous Pro baixar o preço para comprar ou um TUF, então infelizmente não consigo testar na prática ainda, mas já estou preocupado porque estou com um i9 que comprei por um bom preço de um colega de trabalho e com certeza vou precisar fazer undervolt.

Como não consigo testar pode ser que esteja falando besteira, mas pelo que vi no print que postou você só precisava achar na BIOS como desativar esse raio aí de undervolt protection.

Achei nos reddit essa resposta, se quiser tentar(PS. tradução literal do google): 

"Resolvi meu problema! Tive que definir o BIOS vcore para “normal” em vez de automático, modo adaptativo, e o deslocamento funcionou! Defina também vários recursos de economia de energia como automáticos em vez de ativados (turbo com eficiência energética, eist, etc.). Atualmente executando meu i5 12600k em 4,9 p-core e 3,6 e-core em 1,22v"

Agora qual proporção você deve reduzir pra não perde desempenho e ficar com uma temperatura melhor, realmente  tem que fica pesquisando ou testando.

Espero que consiga ajustar, sem ter que ficar alterando a versão da BIOS.

Dia

 

Foi justamente o que encontre nesse site.

54 minutos atrás, Adikol disse:

@Agt00 sim mano, tô quase desistindo, tive q por a versão f22 antiga da BIOS q tinha essa opção undervolt Protection, só que desativei e não funcionou

Não desiste fácil assim cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparei agora no seu print a opção CPU Vcore Current Protection tá em Extreme, talvez se você mudar essa proteção libere pra você as opções do off set que estão bloqueadas( hehe mas tente por conta e risco, esses ajuste fora o padrão sempre envolve algum risco)

Outra alternativa que vi também é usar programa da própria intel Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), pelo que li com ele dá pra você ir fazendo benchmark e ajustando aos poucos pra pode achar qual melhor valor de forma mais segura e sem prejudicar a performance. Nesse site fala um pouco como fazer: https://cpuninja.com/undervolt-cpu/

 

Eu iria preferir ajustar tudo na BIOS, mas se não tá rolando, melhor deixar a BIOS atualizada e usar o programa oficial do seu CPU.

 

4 horas atrás, Adikol disse:

@Agt00 recomendo você pegar uma placa z, pois n a maioria está bloqueado

Se as B660 já tô achando caro, nem se fale a série Z  😂 

Mas estou monitorando os preços delas tb, vai que aparece um desconto bom

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Agt00 disse:

Reparei agora no seu print a opção CPU Vcore Current Protection tá em Extreme, talvez se você mudar essa proteção libere pra você as opções do off set que estão bloqueadas( hehe mas tente por conta e risco, esses ajuste fora o padrão sempre envolve algum risco)

Outra alternativa que vi também é usar programa da própria intel Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), pelo que li com ele dá pra você ir fazendo benchmark e ajustando aos poucos pra pode achar qual melhor valor de forma mais segura e sem prejudicar a performance. Nesse site fala um pouco como fazer: https://cpuninja.com/undervolt-cpu/

 

Eu iria preferir ajustar tudo na BIOS, mas se não tá rolando, melhor deixar a BIOS atualizada e usar o programa oficial do seu CPU.

 

Se as B660 já tô achando caro, nem se fale a série Z  😂 

Mas estou monitorando os preços delas tb, vai que aparece um desconto bom

 

Minha placa-mãe usa Chipset Z690 comprei do chinês em julho do ano passado antes da palhaçada por 1300 reais e chegou direitinho graças a Deus.

Mais bem lembrado pelo Intel extreme tuning também da pra fazer undervolt.

Alguma forma sempre terá de contornar só não pode jogar a toalha.

As placas mãe de hoje em dia tem muitos ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
15 horas atrás, Adikol disse:

@Edvaldo J. Frederico Salve man, você joga csgo man, se sim, você pega quantos fps no casual?

Dia

 

Cara eu nem sei jogar esse jogo 🤣, instalei ele ontem mais não consegui fazer aparecer os FPS.

Tentei com o MSI Afterburner e não foi, vi que tem que fazer um comando para habilitar mais não funcionou.

Pra jogo desse gênero sou meio burrão rsrsr, agora se for jogo de corrida ai o couro come rsrsrsr.

Mais o pouco que tentei jogar esse CS, ele rodou muito liso mesmo com a configuração em Ultra e Full HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Adikol disse:

@Edvaldo J. Frederico Pse, meu tá rodando tmb, mas n sei se pode ser minha placa-mãe q tô perdendo fps

Bom dia

 

É normal ter variação de FPS de acordo com a cena.

Exemplo varias entre 200 á 300, agora se está em 250 e cair para uns 30FPS por muito tempo ai não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 às 07:40, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

 

É normal ter variação de FPS de acordo com a cena.

Exemplo varias entre 200 á 300, agora se está em 250 e cair para uns 30FPS por muito tempo ai não é normal.

Boa Noite Tendeu, tipo o meu cai a 200 fps e bate 300 e dependendo bate 400, mas n sei se esse fps é normal, utilizo o i5 + RTX 3060 12 gb, n era pra ter mais fps?
EU não sei se é a fonte ou placa-mãe

essa imagem é do windows 11
ImagemdoWhatsAppde2024-01-27(s)18_32.07_936aa588.thumb.jpg.0ca3c9c3bf07d01218176952cf891e08.jpg

ESSA OUTRA É DO WINDOWS 10


ImagemdoWhatsAppde2024-01-27(s)16_46.55_37d71145.thumb.jpg.9a2978f6b9e8b12bbf33dcd6f54b1b19.jpg

@Edvaldo J. Frederico você acha q devo vender minha placa-mãe e pegar uma z690? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, Adikol disse:

Boa Noite Tendeu, tipo o meu cai a 200 fps e bate 300 e dependendo bate 400, mas n sei se esse fps é normal, utilizo o i5 + RTX 3060 12 gb, n era pra ter mais fps?
EU não sei se é a fonte ou placa-mãe

essa imagem é do windows 11
ImagemdoWhatsAppde2024-01-27(s)18_32.07_936aa588.thumb.jpg.0ca3c9c3bf07d01218176952cf891e08.jpg

ESSA OUTRA É DO WINDOWS 10


ImagemdoWhatsAppde2024-01-27(s)16_46.55_37d71145.thumb.jpg.9a2978f6b9e8b12bbf33dcd6f54b1b19.jpg

@Edvaldo J. Frederico você acha q devo vender minha placa-mãe e pegar uma z690? 

Bom dia

 

Cara se você quiser pegar uma z690 vale a pena se você quiser fazer overclock.

https://www.magazineluiza.com.br/placa-mãe-pro-z690-a-ddr4lga1700-atx-chipset-intel-z690-12ogen-msi/p/bha9e048b0/in/pmae/?seller_id=carrefouroficial&region_id=123481&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=67172&gad_source=4&gclid=CjwKCAiAk9itBhASEiwA1my_6zaEA1UBTkfrZ3fizoL2monOl_IBdm4hnudqc-qQCuAWthQ5Z4h9NxoChHEQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

Esse processador esquente bastante mesmo é normal dele.

Aqui também se está no 38 graus do nada ele vai para os 60 depois volta para os 38, e se abro um cinebench R24 em segundos ele vai para 75 a 85 graus.

E a variação do FPS do CS está dentro do normal repare no vídeo o cara com a mesma placa de vídeo nossa que a média é 250 FPS e alguns momentos cai para 220 e sobe para 330.

https://youtu.be/f_khc6fhy18?si=2aZ8REZtlhKtRKMB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adikol Conseguiu um jeito de fazer o undervolt?

Como @Edvaldo J. Frederico falou, as Z690 vai valer mais a pena se for fazer overclock.

Eu jogo CS as vezes, mas faz tempo que não verifico FPS, com a atualização para CS2 sinto que piorou a performance, mas meu PC tem 8 anos.

Aliás kk eu ia pegar a Aorus, mas testou pra comprar uma TUF B660, espero que ela seja tranquilo fazer os ajustes. Também vou comprar o Cooler Master MasterLiquid ML360L, espero que ele segure o suficiente meu CPU novo, mas essas gerações novas eles são esquentados, entendo que jogando entre 80-85ºC está "OK" para esses novos modelos. Water Coolers melhores só na casa do R$1k.

Não sei se já viu esse vídeo para te ajudar: 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 31/01/2024 às 22:48, Adikol disse:

@Edvaldo J. FredericoOpa amigo, Boa noite, queria saber se os dados do meu processador no cpu z são iguais ao seu? tem algum problema ?




 

Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 21.03.09_0fe7bc73.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 20.00.25_9276667d.jpg

Tarde beleza

 

Puxa cara desculpe esqueci de fazer o teste do CPU-Z, mais está ai, o resultado foi praticamente o mesmo.

image.png.d0af6c12f1f2eb0482c8bb76a4ebfb78.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...