Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligou o cabo PCIexpress na CPU e o PC não liga mais.


Ir à solução Resolvido por gustriann,

Posts recomendados

Olá a todos. Eu ia ajudar um amigo de um amigo a montar o seu computador, entretanto não pude pois nesse dia iria p/ igreja. Eles montaram e não deu imagem, fui lá ontem p/ averiguar o que poderiam ter feito de errado e constatei que o cabo PCIexpress estava ligado na placa-mãe ao invés de ligar na RX580 que ele adquiriu. Bom, testei minhas memórias para ver se o PC iria dar vídeo e mesmo assim não deu. Agora estou com o pc dele desmontado na minha bancada e estou um pouco receoso de testar uma placa de vídeo que tenho aqui sobrando pra ver se queimou a placa de Vídeo ou a placa-mãe ou os dois... Testar outro equipamento nessa placa-mãe que está em POSSÍVEL CURTO, poderia queimar MEUS EQUIPAMENTOS TAMBÉM?

 

B450M

Ryzen 5 5500

RX580

2x T-FORCE 8GB 3200mhz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ver abaixo que o esquema elétrico do cabo PCI-Express 8 pinos e do EPS-12V é basicamente o contrário, então muito provavelmente você queimou a placa-mãe, ou no mínimo rompeu algum fusível (se tiver algum fusível). Na verdade não sei como você conseguiu conectar um no lugar do outro, pode até ver que alguns pinos tem formas geométricas diferentes para justamente evitar esse tipo de erro.

 

PowerConnectorsPSUGPU.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, gustriann disse:

@Flávio Pedroza Mas eu posso testar outra placa de vídeo nessa placa-mãe ou será que pode afetar minha placa de vídeo?

 

Difícil dizer, mas nem vale a pena arriscar, 99% de chance da placa-mãe ter queimado. A única dúvida é saber se o resto sobreviveu (fonte de alimentação, placa de vídeo, memória, GPU, etc.) - provavelmente sim, não sofreram dano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Swalls disse:

já vi fontes boas que nem cor nem nome do pino tinham, eram apenas um clone do outro, tive que usar multímetro.

Isso deve acontecer em fontes “bouas” que não verdade são fontes de baixa qualidade, já em fontes decentes os cabos são diferentes e sendo praticamente impossível de se fazer o encaixe trocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!