Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tô com um problema muito irritante, que é o seguinte, um problema com software de virtualização em meu ideapad 3.

Por algum motivo, não consegui rodar nenhum Linux até agora sem travamentos, aliás, dependendo do quão pesado ou leva é o SO, ele navega em pastas, terminal etc normalmente, com exceções de DEs mais pesadas, como gnome etc, que você mal consegue abrir o terminal, e em sistemas mais leves, que consomem 200-400 de ram, o problema é quando abre o navegador por exemplo, a ventoinha do computador parece que vai explodir, mesmo em um sistema absurdamente leve como o antiX, ou Debian xfce, ele simplesmente não roda, e já fiz tudo q é possível, aumentei a ram pra 2, 4, 8, 10gb que é o máximo, coloquei 2-8 núcleos de processador, habilitei aceleração 3d, aumentei a "vram" da máquina pro máximo, instalei os adicionais para convidado, e absolutamente nada da certo, é impossível usar qualquer sistema, o que é MUITO estranho, já q em meu computador anterior, que era um i5 650 com 8 de ram e 1tb de HD, isso n ocorria de forma alguma, e meu computador atual é infinitamente melhor, na BIOS eu já troquei tudo q é possível trocar, e nada, se trata de um R7 5700u com 12 de ram e 512 de SSD M.2, e eu realmente n entendo o por que isso acontece, já testei vários programas tb, vmware e o próprio hyper-v do windows e nada, alguém com alguma sugestão?

rodo o windows 11, sem muitos processos em segundo plano, ram no boot fica com 3-4gb.

• Membro VIP
Postado

@mateusmateus73 Dia

Processador com final U seja Intel ou AMD não tem força para tarefas mais pesadas, agora se for para navegar na internet, fazer trabalho de escola, ouvir musica vai muito bem, agora se você rodar algo pesado como máquina virtual, fazer renderização de vídeo, etc "ai o calo aperta".

Esses processadores é igual esses novos carro 1.0 com motor 3 cilindros, eles podem até andar bem, mais colocou pesos eles sofrem.

Cara a solução é partir pra notebook que use processador com final H ou usar um desktop.

Ontem estava fazendo alguns teste para saber até agora meu desktop vai, e coloque uma máquina virtual para rodar, deixei fazendo atualização do windows e estava rodando um jogo e não usei nem 30% do processador, cara desktop é vida se quer desempenho vai de desktop.

Postado

@Edvaldo J. Frederico o bagulho parece q é alguma incompatibilidade com virtualização em específico, mano, eu rodo GTA 5, Rocket, cs 2, need for speed 2015, the witcher 3, em Full HD, a maioria no alto/médio, na pior das hipóteses um médio com algumas coisas no low, e minha gpu e cpu então, cpu as vezes n chega a 30%... roda tranquilo, e não faz sentido, need for speed ou GTA 5 por exemplo, é com toda certeza, mais pesado q um Linux mint, ou Debian com DE xfce, não faz sentido mesmo...

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, mateusmateus73 disse:

@Edvaldo J. Frederico o bagulho parece q é alguma incompatibilidade com virtualização em específico, mano, eu rodo GTA 5, Rocket, cs 2, need for speed 2015, the witcher 3, em Full HD, a maioria no alto/médio, na pior das hipóteses um médio com algumas coisas no low, e minha gpu e cpu então, cpu as vezes n chega a 30%... roda tranquilo, e não faz sentido, need for speed ou GTA 5 por exemplo, é com toda certeza, mais pesado q um Linux mint, ou Debian com DE xfce, não faz sentido mesmo...

Abra o gerenciador de tarefas e na aba "Desempenho" depois "CPU" veja se a "virtualização" aparece como "habilitado" ou "desabilitado".

como-abrir-o-gerenciador-de-tarefas-do-w

Caso não esteja habilitado, entre na BIOS e habilite.

Acho estranho porque se a virtualização se não estiver habilitado a máquina virtual nem inicia.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Está sim... tudo tranquilo, e algo que notei agora, no Linux antiX, quando você abre o Firefox por exemplo, a máquina virtual trava TODA, e demora muito pra abrir, e fiquei observando o uso de cpu, n passava de 20%, mesmo com 4 núcleos dedicados a máquina virtual, e o Pc em si, tava funcionando de boa, tava até com nfs aberto, alternando entre o gerenciador de tarefas e o jogo, e apenas a VM tava travando.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, mateusmateus73 disse:

@Edvaldo J. Frederico Está sim... tudo tranquilo, e algo que notei agora, no Linux antiX, quando você abre o Firefox por exemplo, a máquina virtual trava TODA, e demora muito pra abrir, e fiquei observando o uso de cpu, n passava de 20%, mesmo com 4 núcleos dedicados a máquina virtual, e o Pc em si, tava funcionando de boa, tava até com nfs aberto, alternando entre o gerenciador de tarefas e o jogo, e apenas a VM tava travando.

Você procurou atualização do VB?

Postado

@Edvaldo J. Frederico sim, tudo do mais atualizado, isso acontece na maioria dos virtualizadores, porém, criei um ubunto 22.04 aqui no hyper-v do Win 11, e aparentemente, tá rodando suave, será q compensa instalar o Linux em dual boot e nele instalar outros Linux e o próprio windows, pra ver se de alguma forma o problema n é o windows 11 sei lá?

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, mateusmateus73 disse:

@Edvaldo J. Frederico sim, tudo do mais atualizado, isso acontece na maioria dos virtualizadores, porém, criei um ubunto 22.04 aqui no hyper-v do Win 11, e aparentemente, tá rodando suave, será q compensa instalar o Linux em dual boot e nele instalar outros Linux e o próprio windows, pra ver se de alguma forma o problema n é o windows 11 sei lá?

No VB tem opção de mudar o chipset veja se muda alguma coisa.

Na MV com problema vai em "Configurações > Sistema >.placa-mãe" e tem duas opções de chipset "PIIX3" e "ICH9" veja se muda o comportamento.

Tente rodar o Linux Lite veja se muda algo, ele é mais leve que o Mint e a tranqueira do Ubuntu.

https://www.linuxliteos.com/index.html

• J.Augusto F alterou o título para Desempenho muito ruim em virtualização no Ideapad 3
Postado

@Edvaldo J. Frederico boa noite meu parceiro, demorei mas voltei. intrigado, mas feliz. resolvi baixar o ubunto 22.04, porque é uma *****, porém usa gnome e é um Linux pesadinho, fiz dual-boot dele com windows 11, baixei várias coisas para testar o desempenho dele, até emulador de ps3 eu rodei, PS2 então, mal esquentava o pc, mas o principal é a virtualização, e adivinha? rodei incrivelmente três VMs, um Deepin linux, um Debian e o Linux mint cinnamon, e irmão, parecia q eu tinha trocado o processador do Pc, ele não travava em nada, mesmo com só 2 de ram alocados pra cada uma simultaneamente, fiquei incrédulo, acabei q formatei o ubunto, testei com outras distros Linux, e o desempenho foi semelhante, realmente n sei o motivo do pc não conseguir virtualizar uma se quer máquina no Win 11 e rodar tranquilamente 3 no Linux, mas obrigado.

Visitante

Postado
9 minutos atrás, mateusmateus73 disse:

realmente n sei o motivo do pc não conseguir virtualizar uma se quer máquina no Win 11 e rodar tranquilamente 3 no Linux

Ahhhhh..... o Linux.... Nunca será um Windows,,, Ahhhh Linux...... Supera um Windows....... Ahhhh Linux... Funciona melhor que Windows!!!  Ahhhhh Linux... é de gaça!!!!    Ahhhhhh,,,,,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!