Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho um PC montado há 3 anos, quero dar um upgrade, não sei onde começar


Ir à solução Resolvido por MGC,

Posts recomendados

Processador: Ryzen 5 3500x

Placa de vídeo: rx5700xt ( a edição de fabrica, com um fan)

memória RAM : 16 2x8 DDR4 2400mhz (não sei a marca, ela não tem dissipador de calor )

placa-mãe: b450 gaming/br

fonte: 550w 80 plus bronze ( não sei a marca )

( Tenho 5 fans, e o Fan do processador é o que vem junto, as vezes ele desliga quando esquenta, acho que é a placa de vídeo ou o processador)

 

Boa tarde, gostaria de dar um upgrade nele, porém não sei onde começar, meu plano era trocar essas memórias ram de 2x8 2400mhz para 2x16 3600mhz ou 3200mhz

, mais estou muito perdido, acho que minha placa de vídeo é boa, preciso de ajuda kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ch0quyt0 alterou o título para Tenho um PC montado a 3 anos, quero dar um upgrade, não sei onde começar

Primeira coisa, esquece trocar memória. Você já tem 2 pentes de 8gb, não precisa mais que isso. Também não precisa se preocupar em trocar por conta de frequência, basta gastar um sabadão fazendo OC que você consegue aumentar isso aí.

 

A segunda, descubra o modelo da sua fonte. Não a marca, e sim o modelo. E também decida o tamanho do seu bolso. Sem essas duas informações, não tem como recomendar nada.

 

Mas já adiantando um pouco, a primeira coisa que eu trocaria é o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ch0quyt0 você sabe como fazer overclock nas memórias ? Pesquise no youtube B450m aumentando frequências de memória algo assim. Vai ter videos certeza tua placa é bem conhecida, Pode colocar a 3000mhz ou a 3200 se bobear. 

Referente a placa de Vídeo está muito bem ainda para 2024. Te recomendo colocar um Ryzen 7 5700x em diante. Vai dar bem mais Fps com tua Gpu. Pode ter certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kevin Aguiar @Imakuni tenho em mente gastar uns 3 a 4k, quero trocar o processador, agora com a dica do Kevin irei ver uns vídeos sobre, e na questão da Fonte só vou conseguir ver hoje a noite

 

Sobre as memórias eu sinto que eu precisaria de mais, 32 talvez, ou é coisa da minha cabeça ? Kkkk

 

meu computador tá meio lento e desliga quando eu jogo alguns jogos mais pesados, sei que minha placa de vídeo é famosa por ser muito quente, mais não sei como resolver, queria um PC que rode exatamente tudo, pelo menos no médio, ainda mais com a vinda dos jogos de nova geração

 

Talvez botar um water cooler ajudaria na questão da temperatura geral ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ch0quyt0 disse:

Sobre as memórias eu sinto que eu precisaria de mais, 32 talvez, ou é coisa da minha cabeça ? Kkkk

Não invista em tecnologia morta sem necessidade. A menos que tenha algum uso específico que de fato exija mais RAM, não precisa colocar 32gb. 16 é suficiente.

 

3 minutos atrás, Ch0quyt0 disse:

meu computador tá meio lento e desliga quando eu jogo alguns jogos mais pesados, sei que minha placa de vídeo é famosa por ser muito quente, mais não sei como resolver, queria um PC que rode exatamente tudo, pelo menos no médio 

Ei, pera, mas aí você tem um problema grande. O PC não deve desligar, e mesmo que esteja superaquecendo, o máximo que tinha que acontecer era reduzir o clock e perder desempenho. Mas tem que continuar funcionando sem desligar.

 

Diagnostique isso primeiro, se preocupe em upgrades depois. Ele desliga de imediato, ou só depois de um longo tempo? E uma vez que desligue, consegue ligar de novo imediatamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Diagnostique isso primeiro, se preocupe em upgrades depois. Ele desliga de imediato, ou só depois de um longo tempo? E uma vez que desligue, consegue ligar de novo imediatamente?

Um exemplo é o jogo New world, quando o jogo lançou eu abria jogava por um tempo e o Pc reiniciava, apagava a tela e ligava, depois de acontecer 2 vezes comecei a aumentar a velocidade do fan da placa de vídeo, depois disso parou de desligar com frequência 

 

Já minerei com a placa por 1 semana pra testar, talvez isso possa ter mudado algo nela, alguma configuração, não sei exato sou leigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ch0quyt0 disse:

Um exemplo é o jogo New world, quando o jogo lançou eu abria jogava por um tempo e o Pc reiniciava, apagava a tela e ligava, depois de acontecer 2 vezes comecei a aumentar a velocidade do fan da placa de vídeo, depois disso parou de desligar com frequência 

 

Já minerei com a placa por 1 semana pra testar, talvez isso possa ter mudado algo nela, alguma configuração, não sei exato sou leigo 

Abra os sensores do HWInfo64 e deixe rodando. Jogue aí por uns 10 mins e tire print para darmos uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Abra os sensores do HWInfo64 e deixe rodando. Jogue aí por uns 10 mins e tire print para darmos uma olhada

Eu só chego em casa 6 horas, só consigo ver mais tarde

Tem outro meio da gente se comunicar?

 

Esse é minha memóriakkk, me incomoda o fato dela ser verde kkk

 

Screenshot_2024-01-31-12-50-21-350_com.schibsted.bomnegocio.androidApp.thumb.jpg.81339d5bfe7034f565a3712184d23dce.jpgScreenshot_2024-01-31-12-50-23-989_com.schibsted.bomnegocio.androidApp.thumb.jpg.45a9faae5082a83902b6bbf406d8886d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ch0quyt0 @Ch0quyt0 Deixa eu te dizer uma coisa. Não de importância para memórias elas não são problema. Pode aumentar frequências já que tem essa possibilidade mas não se preocupe com o resto agora, Eu tinha 24gb um pente de 16 e outro de 8gb totalizando 24gb. Nunca vi passar de 14gb de uso mesmo no Red dead 2, e olha que eu sou distraído abro uma aba do chrome para ver um Vídeo me distraio e abo outras 20 abas e nunca passou de 16gb de uso. Hardware é uma coisa que evolui rápido mas se tratando de memórias não fica obsoleto fácil. Leva até 10 anos uma geração delas. DDR4 começou lá na intel 6º geração lembra ? Foi em 2016 se não me engano, tem DDR5 a 2 anos e maioria ainda usa DDR4 porque não compensa a performance ganha pelo absurdo que custa atualmente. Tu vê algum jogo pedindo requisito (Memórias DDR5 6000mhz ?) Não no máximo pedem a quantia 8 ou 16gb para rodar. Mais fácil tu trocar de pc que usa DDR5 por causa do processador que ficou defasado invés das memórias.  

 

Da uma verificada na tua gpu faz testes e também tente pegar uma fonte emprestado. Pode ser o problema dela não estar entregando tudo que precisa assim desligando após um tempo de jogo. Mas sendo Selo 80 plus acho difícil. Se for na Gpu vale levar em uma especializada e arrumar dependendo. A 5700xt ainda entrega o mesmo que uma 3060 de 12gb segundo o site Tech power up. É uma GPU a frente do seu tempo.

 

Abraço meu jovem !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Tenho um PC montado há 3 anos, quero dar um upgrade, não sei onde começar

@MGC

30 minutos atrás, MGC disse:

A fonte não é boa. Faça um upgrade nessa fonte. Pega uma Fonte Cooler Master MWE 600 (R$ 350). Qual é o seu gabinete?

Minha fonte é essa ela é velha, tem uns 4/5 anos

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1235606898-fonte-atx-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-2-anos-de-garantia-_JM#position=19&search_layout=grid&type=item&tracking_id=53c19bf6-a526-45c0-aebd-594d1dc9f206

 

 

Gabinete Galax Nebulosa Preto

Características:

- Marca: Galax

- Modelo: GX700

 

Especificações:

- Materiais: Aço SGCC e vidro temperado

- Filtros: Todas as entradas de ar

 

Suporte para placa-mãe: 

- Mini-ITX

- MicroATX

 

Portas de Entrada/Saída:

 

Frontal:

- 1x USB 3.0

- 2x USB

- 1x Headset Audio Jack

- Botão LED

- Botão RESET

- Botão POWER

 

Frontal Interna:

- 1x USB 3.0

- 2x USB

- 1x Headset Audio Jack

- Botão LED

- Botão RESET

- Botão POWER

 

Slots de Expansão:

- 4

 

Baias de Unidade:

- 2.5": 2

- 3.5": 2

 

Clearance:

- Altura máxima do Air cooler: 160 mm

- Comprimento máximo da VGA: 345 mm

 

Suporte do Radiador:

- Frente:  120 mm

- Superior: 120mm

- Parte traseira: 1x120mm

 

Suporte de FANS:

- Frente: 2x120/1x140mm

- Superior: 2x120

- Parte traseira: 1x120

WhatsApp Image 2024-01-31 at 9.33.25 PM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ch0quyt0 O seu gabinete é excelente. A fonte é péssima. Troque ela com urgência. Aposto que o problema do desligamento nos jogos pesados é por conta dela. Com um orçamento de até quatro mil reais, eu escolheria as seguintes peças: Fonte Cooler Master MWE 600 (R$ 350), Ryzen 5 5600 (R$ 800~900), 2x8GB Memórias Corsair Vengeance 3200MHz (R$ 300), Air Cooler DeepCool Gammaxx AG400 (R$ 130) e RTX 4060TI (R$ 2500). Depois só vender a tua atual GPU, as memórias e o processador para recuperar parte do dinheiro investido. Com um Ryzen 5 5600 e uma RTX 4060TI, você roda todos os jogos no high/ultra no Full HD e consegue brincar nas resoluções QHD (2560x1440 pixels) e 4K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ch0quyt0 disse:

Ahhhh, tá explicado porque. Fonte lixosa. Troque isso aí antes de qualquer outra coisa; você pode pegar uma Gamemax GX700.

 

Com a grana que sobra, você tem duas opções. Se já pretende trocar a placa de vídeo num futuro relativamente próximo, você pode só pegar o 5800x3D e ser feliz, ou então esperar o 5700x3D para ver como sai o preço e desempenho. Caso contrário, pegue um 5700x e dedique o resto da grana para trocar sua placa de vídeo... ou então você pode trocar a placa de vídeo primeiro, vender a antiga, e aí sim trocar o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!