Ir ao conteúdo

Armazenamento e Movimentação de dados SSD ou HD?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Buenas pessoal! Depois de muitos anos resolvendo meus problemas pelo fórum, estou fazendo meu primeiro tópico.
A questão é a seguinte:
Trabalho com fotografia e hoje possuo dois SSDs na minha máquina, um com sistema e programas e outro como armazenamento de arquivos. 
Como eu rotaciono muitas fotos, e meu SSD está quase sempre cheio, comecei a considerar que talvez eu estivesse reduzindo a vida útil do meu SSD fazendo muitas gravações nele..
Pensei na possibilidade de um bom e velho HD para fazer o armazenamento.
Na minha busca vi alguns modelos que percebi certas diferenças, como os tradicionais e vi alguns de servidor e por ai vai.
Ai pergunto pra vocês: Como uma forma de armazenamento, qual modelo vocês indicariam considerando confiabilidade e uma boa taxa de transferencias pois descarrego grandes quantidades de arquivo.

Postado

Bom dia mano, cara já tive muitos problemas com HD quando mexia com design gráfico a ponto de perder vários GB de projetos por usar HD, depois disso passei a armazenar os arquivos na nuvem (uso tanto o mega quanto o Google Drive) claro que isso depende também da sua internet, eu recomendo a nuvem, mas caso queira optar por um armazenamento físico continue no SSD, indico marcas confiáveis (não SSD da china), como Kingston por exemplo, dê preferência a M.2 pela taxa de transferência (especialmente por estar na casa dos 400 reais assim como o SSD SATA).

Atualmente minha config é um M.2 1TB kingston para trabalhar com os arquivos que preciso com mais frequência:
 https://www.kabum.com.br/produto/272356/SSD-1-tb-kingston-fury-renegade-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300mb-s-e-gravação-6000mb-s-preto-sfyrs-1000g?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA8YyuBhBSEiwA5R3-E_IaEP7DZPC8O57ApULUGe42s1JVjQGWVTKPvXjsqeFTkRmLqfI12RoCHuYQAvD_BwE
e um backup no drive de 2TB também de arquivos que não posso perder (uns 400 reais anual).
Utilizo essa config pela confiabilidade e pela taxa de transferência.

Postado

@Allveeck  em quetsão de armazenamento e movimentações de dados conforme voce disse, recomendo a linha RED da Western Digital (WD RED) ou então o Iron Wolf da Seagate.

Ambos foram projetados para serem utilizados em servidores NAS onde a movientação de arquivos é bem alta (tanto leitura quanto escrita) então esses modelos vão te atender muito bem e como não deixam de ser HDs comuns externamente falando... Servem em dekstop ou cases externos normalmente.

Eu recomendo os 2 modelos, pois tenho os 2 modelos rodando já faz um tempo e não tenho do que reclamar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Nihilzin Bom dia. Concordo contigo. Se forem dados muito críticos, eu faria o seguinte: 2 SSDs maiores trabalhando em RAID 1. Isso resolveria o problema de falta de espaço e de defeito na unidade. Só não resolveria problemas como ramsonware ou apagamento por acidente.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

SSDs modernos possuem um valor de TBW bem alto, os modelos de 1TB geralmente são 300TB de TBW ou mais (o Kingston NV2 promete 320TB de TBW, alguns outros modelos mais caros prometem o dobro disso), ou seja, mesmo se você escrever um total de 100GB por dia, levaria mais de 8 anos para chegar em 300TB. Fora que os fabricantes costumam ser bem conservadores com esses valores de TBW, na prática os SSDs costumam suportar bem mais que o informado.

• Curtir 1
Postado

@Nihilzin Então irmão, já uso 4 TB de armazenamento em duas contas do Google Drive. Tenho uma internet boa, 500 mega da Claro. Só que o salto de pacote do Google Drive pra aumentar o armazenamento é uma facada. Tem alguma boa opção?

@GuilhermeGB Interessante saber. Tinha a crença de que HD durava mais, pelo menos quando começou a entrar no mercado os SSDs sempre se ouvia falar "É muito mais rápido porém dura menos".
E como alguns modelos de 4TB de HD estão bem acessíveis, cogitei a hipotese. Mas pelo visto vou investir em SSD mesmo, já tenho 2 Crucial BX de 1TB no meu gabinete, acho que vou comprar um m2 pra instalar o sistema e os programas e deixar os crucials pra armazenamento.

Tenho 2 slots pra NVMe, um 3.0 e um 4.0. To pensando em botar o OS em um 3.0 (já vai dar um bom salto), e colocar um 4.0 maior pra programas (e uns gamezinhos porq ninguém é de ferro) kkk

Postado
10 horas atrás, Allveeck disse:

@GuilhermeGB Interessante saber. Tinha a crença de que HD durava mais, pelo menos quando começou a entrar no mercado os SSDs sempre se ouvia falar "É muito mais rápido porém dura menos".

É uma meia verdade. Teoricamente os HDs (baseados em dispositivos mecânicos) não tem limite de escrita, diferente dos SSDs que são baseados em memória flash, assim como pendrives, cartões de memória, a memória interna do seu smartphone, entre outros dispositivos modernos, todos esses diapositivos tem um limite de escrita teórico (na maioria das vezes não informado). Os primeiros SSDs também tinham um limite de escrita bem menor do que os modelos atuais, e mesmo assim muita gente não faz os cálculos para verificar que os valores de TBW são muito altos para um usuário comum que grava em média 20GB por dia em seu SSD, isso tudo contribuiu para esse história de "durar menos" se espalhar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...