Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM vs memória cache. quanto afeta ?


Posts recomendados

Me ajudem com uma dúvida. Se estou usando um processador com uma memória cache Total muito baixa Ex: (Total 10mb). estou seguro em dizer que iria depender muito mais da memória RAM para um desempenho melhor certo ? Já que devido ao baixo cache o processador iria depender mas da Ram.  

Um processador com um cache grande de 32mb por exemplo ou superior sentiria menos diferença usando um single channel da vida comparado a um processador com menos cache ? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

Se estou usando um processador com uma memória cache Total muito baixa Ex: (Total 10mb). estou seguro em dizer que iria depender muito mais da memória RAM para um desempenho melhor certo ? Já que devido ao baixo cache o processador iria depender mas da Ram.  

Não. Isso pode até ser verdade, mas não necessariamente; depende do aplicativo.

 

59 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

Um processador com um cache grande de 32mb por exemplo ou superior sentiria menos diferença usando um single channel da vida comparado a um processador com menos cache ? 

Não. De novo, depende do aplicativo: em casos raríssimos, isso pode até ser verdade, mas geralmente não é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni A dúvida é porque tenho somente dois pentes, um de 16gb e outro de 8gb. Ambos a 3200mhz porém um com CL 22 e outro CL 18

mas acho que vou ter que dividir em 2 Pcs não tenho certeza ainda. 

 

Em caso de um dual channel consigo ativar o Xmp normalmente ? seria o Modo flex não lembro bem. iria o Dual channel somente com 8+8 e os outros 8gb restantes ficaria em modo single correto ?

também por causa do dual channel a latencia da memória CL 18 vai virar uma CL 22  seria isso ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

A dúvida é porque tenho somente dois pentes, um de 16gb e outro de 8gb. Ambos a 3200mhz porém um com CL 22 e outro CL 18

 

seria o Modo flex não lembro bem. iria o Dual channel somente com 8+8 e os outros 8gb restantes ficaria em modo single correto ?

Isso.

 

6 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

também por causa do dual channel a latencia da memória CL 18 vai virar uma CL 22  seria isso ? 

A RAM inteira do sistema trabalha nas specs que a placa-mãe mandar. Se você escolher o perfil do pente de 22, os dois rodam em 22; se escolher o de 18, os dois rodam em 18 (ou pelo menos tentam). Se não ativar, vai rodar em alguma das specs da JEDEC que tem. E se você tunar manualmente, roda tudo no que você disser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!