Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, trabalho numa fazenda que constante cai energia, as vezes demora 10 segundos para voltas, as vezes 1h e as vezes 10h...

Procuro uma opção para deixar alguns aparelhos ligados por tempo o suficiente para dormir (caso caia de noite)... Penso em algo que deixe eu ligar 1 ventilador, carregar 1-2 celulares, deixar um roteador de internet ligado(starlink) e uma lâmpada tudo junto por umas 8-10 horas é possível? Qual solução? Evito gerador a gasolina pois faz muito barulho e o objetivo é dormir bem

Postado

Pelo tempo e pela carga, só um sistema solar com pelo menos 2 baterias de 250 Ah. Com baterias de lítio a autonomia aumenta. Isso é caro. Outra alternativa seria um nobreak de alta capacidade. Teria que fazer um orçamento para saber qual fica mais em conta. Mas o tempo desejado leva a um sistema solar.

https://www.energyshop.com.br/kit-energia-solar/kit-energia-solar-off-grid/kit-energia-solar-off-grid-ate-3000-wh-dia-

https://www.neosolar.com.br/loja/kit-energia-solar-hibrido-off-grid-2-20kwp-bateria-solar.html

https://tsshara.com.br/produto/nobreak-ups-gate-universal-3200va-2/

https://www.sms.com.br/produtos/nobreaks/line-interactive/power-vision-ng-3000-va?aba=especificacoes

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

1 ventilador, carregar 1-2 celulares, deixar um roteador de internet ligado(starlink) e uma lâmpada

Permita-me opinar. .. Esta carga é relativamente pequena. Ativando o tradicional modo minimalista, penso que uma bateria 60Ah pode dar conta. O pulo 1 do gato é você considerar todo o sistema alimentado por 12v. Todos os itens supramencionados são alimentáveis por 12v. O pulo 2 é elaborar um sistema automático ou manual pra fazer transição das alimentações - o que pra um tecnico mediano pode não ser nada difícil.

Cá em casa deixo um tv 27 e o receptor da parabolica + luz na cozinha numa bat 12v 18Ah e funciona por horas.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, .if disse:

Ativando o tradicional modo minimalista

Eu sou sempre exagerado por natureza. E sempre esqueço que não é uma situação profissional. Não é minha praia lidar com energia solar e situações domésticas. Super dimensionei por conta das perdas na conversão. Então minha pergunta é pertinente por ignorância: Um motor AC na saída de um conversor tende a deteriorar mais rapidamente a carga da bateria somado às outras cargas de menor demanda? Imaginei que a bateria deveria ter capacidade maior de reserva para dar conta do tempo.

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Eu sou sempre exagerado por natureza. E sempre esqueço que não é uma situação profissional.

Já eu esqueço que nem todo mundo que visita o forum é pobre como eu 😁

Super dimensionei por conta das perdas na conversão.

De fato há perdas por isso mencionei ...

1 hora atrás, .if disse:

considerar todo o sistema alimentado por 12v.

... nele incluo um (ou+) ventilador automotivo 12v (clique)

e não necessariamente...

Um motor AC

na saída de um conversor tende a deteriorar mais rapidamente a carga da bateria

Não vejo relação com o fato do motor ser ac. A bateria vai ver só o conversor e num tá nem aí pro que você vai ligar nele.

E de fato não há como fazer milagres: se quer que dure mais, invista mais.

Postado

Bem, a ideia séria uma bateria que carrego na tomada mesmo que depois de cair eu pego lá e ligo, não precisa nada automático, sobre 12v pode ser interessante, mas qual opções de compra? Pode me enviar opções? É só uma bateria de emergência pra sobreviver durante uma noite confortável (luz, ventilador, internet e carregar celular)

• Membro VIP
Postado

Pensando bem e usando psicologia virtual nas suas letras, penso que lhe é mais confortável adquirir um simples nobreak duns 600Va ou um simples inversor 12 127v... este de fato...:

37 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

uma bateria que carrego na tomada mesmo que depois de cair eu pego lá e ligo

Registre-se que o ventilador prefere onda senoidal pura mas pode girar mesmo com a onda maluca do itens mencionados. Um de onda senoidal pura está além das minhas (minhas) finanças. O que não te (te) impede de preferi-lo.

Pros 12V você teria que ver se todos os aparatos mencionados por ti possuem fonte 12v. Neste caso haveria a necessidade da aquisição dos plugs e pinos coerentes com suas entradas e, claro, fios, soldas, um pouco de conhecimento na área e etc. Se for apenas curioso, não basta, ok? Se não te importas prefiro deixar de te (te) recomendar algo técnico no momento, ok?

ops.. pro nobreak ele deve ter opção pra bateria externa pra durar mais. ..

Postado
7 horas atrás, .if disse:

Já eu esqueço que nem todo mundo que visita o forum é pobre como eu

Estamos na mesma. Só que lido com cliente e ele paga a conta. Eu (eu) mesmo, tô na mesma. De qualquer forma, lembra do nosso grande amigo @faller? Aprendi com ele que "comprar bem é comprar certo". Prefiro não comprar a ter que conviver com porcarias que só dão dor de cabeça.

7 horas atrás, .if disse:

Não vejo relação com o fato do motor ser ac.

Eu vejo muitos vídeos de campismo e motor home (pretendo ter um). A maior reclamação é essa: Usar o inversor faz a bateria arriar rapidinho, principalmente se a carga é alta. Reclamam muito da Starlink, microondas, forno, ar condicionado, climatizador e afins em carga AC. Então aloquei o ventilador nessa condição. Agora se tudo for DC é quase um paraíso. A bateria pode durar até o quíntuplo.

2 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

É só uma bateria de emergência pra sobreviver durante uma noite confortável (luz, ventilador, internet e carregar celular)

É possível fornecer alimentação em 12V para todos esses ítens. Uma pesquisa no Youtube traz muitas respostas que são relativamente fáceis.

1 hora atrás, .if disse:

Neste caso haveria a necessidade da aquisição dos plugs e pinos coerentes com suas entradas e, claro, fios, soldas, um pouco de conhecimento na área e etc. Se for apenas curioso, não basta, ok?

@Felipe Lundgren Isso é extremamente importante. O risco de incêndio num sistema desses mal feito é altíssimo dada a corrente mais elevada.

1 hora atrás, .if disse:

o ventilador prefere onda senoidal pura mas pode girar mesmo com a onda maluca do itens mencionados

É imperativo que seja senoidal. Economizar aqui é sinal de despesas futuras a curto prazo.

• Membro VIP
Postado

Pro caso de cliente quando não há restrição no orçamento, você está no céu. Pode até escolher o canhão pra matar o passarinho... no meu caso maritaca. kk. Estou entremundos aqui fora onde o sistema é bruto. Tenho que tirar água de pedra com custo mínimo e eficiência e robustez máxima. E sabe o que ganho com isso? algo como um belo cascudo "pow porque você não fez isso antes!"  😁

• Curtir 1
Postado

Nada que um Arduino, dois mosfets, 4 transistores BC e um transformador de sucata não resolva. 

É possível fazer inclusive algo senoidal, mas tão barato, que sobra para mais uma batetia. 

Mas é possível comprar daquelas fontes autoautomotivas da menor capacidade que tiver. Talvez daquelas da marca Usina.

Depois pode comprar um inversor usina de 500W senoidal. 

Ou pode comprar um daqueles ventiladores BLDC que custam R$500,00 e funciibam com 12V.

Daí usa daqueles conversor boost-Buck para estabilizar a bateria sempre em 12V e usa um carregador inteligente qualquer para a bateria de 12V 

Postado

Prezado, dá uma luz a respeito de sua necessidade e qual caminho e orçamento é interessante à sua demanda, bem como, suas habilidades eletrônicas, por favor.

EDIT:

Se comprar solução pronta, de forma mais simples para instalar e, se custo não for fator determinante, segue sugestão plug and play:

Para carregar:

https://www.victronenergy.pt/chargers/blue-smart-ip22-charger

https://www.victronenergy.pt/chargers/blue-smart-ip67-charger-waterproof

https://www.victronenergy.pt/chargers/blue-smart-ip65-charger

Para inverter 12/24V ~ 127/220V:

https://www.victronenergy.pt/inverters/sun-inverter

Inversor e carregador:

https://www.victronenergy.pt/inverters-chargers/multi-500-va

Toda a linha:

https://www.victronenergy.pt/products?_ga=2.102728453.528648247.1658326491-1027229321.1653333413

Postado
6 minutos atrás, .if disse:

observação com sentidos contraditórios

Amigo, não há contradição. Sou pragmático, só isso.

7 minutos atrás, .if disse:

prefiro considerar apenas a positiva, penso que tem a ver sim com o título do tópico, ok?

Exatamente. Pensa comigo:

Em 15/02/2024 às 00:34, Felipe Lundgren disse:

trabalho numa fazenda

E o que os senhores propuseram para resolver esse fato?

constante cai energia, as vezes demora 10 segundos para voltas, as vezes 1h e as vezes 10h...

A desenvoltura de vossas senhorias é magistral! Seu conhecimento  na área é algo indescritível e imensurável e isso é FABULOSO! Mas, por favor, não me levem a mal, tem momentos que o usuário pede algo simples. Eu não tenho a capacidade de por a termo vossas sugestões, tanto pelo lado técnico quanto pelo prático. Vejam, este tópico é para quem precisa de uma solução simples apenas, e não pela alta qualidade de uma eletrônica que não é acessível a meros mortais como eu e, talvez, o autor. Até o momento, ele não se manifestou mais. Será que ele atinge esse nível? Repetindo: NÃO sou consultor. Expus equipamentos pra essa situação que atendem quem vive em motorhomes e precisa de soluções simples ao apresentado pelo autor. Só isso. O que sugeri a respeito de equipamentos, é só um fornecedor de tantos, onde autonomia de energia é uma necessidade. Sugiro a vossas senhorias a filtrar o enunciado para ajudar de fato a quem precisa de uma forma mais, digamos, amigável. a quem não domina eletrônica como vós.

1 hora atrás, albert_emule disse:

Esta seção do fórum é dedicada à eletrônica, meu amigo. Não é destinada especificamente a consultoria comercial.

Nem todo mundo entende de eletrônica. Um pedido de ajuda não precisa se tornar uma aula profunda para quem nem sabe o que é um ferro de solda. Bastava dizer o que pode comprar, corretamente, um equipamento que atenderia a demanda. Coisas realistas de campismo, do mundo real.

Isto posto, vou me retirar DEFINITAVEMENTE de discussões nessa área, já que não domino seu expertise e, opiniões de leigos iletrados como eu, correm riscos de perturbar esse universo.
Peço sinceras desculpas por expor meus argumentos. Boa sorte ao amigo

@Felipe Lundgren

Postado

Mexer nos equipamento para que todos trabalhem em 12V requer conhecimento e até para quem os tem o trabalho que dá é discutível. A potência consumida não é muita, menos de 100W, a questão então é ter bateria que suporte bem uma noite.

Olhando para a carga e considerando 9 horas:

2 celulares = 20Wh

roteador = 9W x 9h = 81Wh

lampada 9W x 9h = 81Wh

ventilador 60W x 9h = 540Wh

Totais: 80W e 720Wh, @ 12V = 60Ah (capacidade da bateria)

Um nobreak de 600VA dá e sobra, a questão será a bateria que vem dentro dele. Observe que o grande vilão é o ventilador. Os nobreaks costumam ter entrada para baterias externas. Com a bateria que vem dentro consegue ter tudo o que quer menos o ventilador. 

• Curtir 1
Postado

@.if de tudo que eu li o que mais me atraiu foi a ideia do Nobreak pela praticidade... Como falei queria algo pronto para comprar e usar funcional... Fui da uma pesquisada muita gente falando sem conhecimento, tem tipos de Nobreak tem que ser qual? Esses VA é a potência da bateria?

https://www.kabum.com.br/produto/191163/nobreak-ts-shara-ups-senoidal-universal-2200va-8-tomadas-4-baterias-entrada-bivolt-automatica-senoidal-indicador-led-4452?gad_source=1

Achei esse interessante serve? Daria pra aguentar ventilador+starlink+carregar celular por 10h? Como faço o cálculo do gasto

Postado
2 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

@.if de tudo que eu li o que mais me atraiu foi a ideia do Nobreak pela praticidade... Como falei queria algo pronto para comprar e usar funcional... Fui da uma pesquisada muita gente falando sem conhecimento, tem tipos de Nobreak tem que ser qual? Esses VA é a potência da bateria?

https://www.kabum.com.br/produto/191163/nobreak-ts-shara-ups-senoidal-universal-2200va-8-tomadas-4-baterias-entrada-bivolt-automatica-senoidal-indicador-led-4452?gad_source=1

Achei esse interessante serve? Daria pra aguentar ventilador+starlink+carregar celular por 10h? Como faço o cálculo do gasto

Com nobreaks eu já tenho certa experiência. 

Esse nobreak aí a placa dele é um pouco frágil, muito minimalista, como diria @.if

Falta na placa dele as proteções básicas e os mosfets são dimensionados muito sobrecarregado. De forma que já é muito perigoso colocar uns 1000 watts nele. 

Segue foto da placa dele: 

426828283_1830809070719009_2530606200452

Observe que o nobreak é de 2200Va, mas possui relés de 10 amperes, quando na verdade deveriam ser relés de 30 amperes. 

Usa apenas dois mosfets por braço, quando na verdade deveria usar no mínimo 4 mosfets por braço. 

ausência de vistores.

Ausência de fusíveis. 

Ele é bastante minimalista, igual ao inversor que estamos fazendo😄.

Um nobreak de qualidade desses, vai custar na faixa de uns R$3.500,00, no mínimo. Não tem muito como fugir disso.   

Devido à crise em que o Brasil se encontra e também à invasão dos produtos chineses, as marcas de nobreaks que costumavam oferecer equipamentos de qualidade agora estão entregando produtos de baixa qualidade.

As marcas que optaram por manter seus padrões de qualidade acabaram falindo.

A SMS, por exemplo, costumava fabricar nobreaks de excelente qualidade, conhecidos por sua durabilidade excepcional, com alguns equipamentos ainda em operação após 20 anos de uso.

No entanto, nos dias atuais, a qualidade dos produtos SMS decaiu, com a adoção de projetos minimalistas que frequentemente apresentam falhas de projeto, resultando em defeitos mesmo durante o período de garantia. Fora da garantia, esses nobreaks não têm uma vida útil significativa.

Além disso, houve mudanças em diversos aspectos, incluindo a utilização de fios de alumínio nos transformadores.

Atualmente, a única marca confiável para nobreaks de pequeno porte é a NHS.

Os nobreaks da NHS com fator de potência 1 (unitário) não apresentam problemas ao acionar motores, desde que respeitada a potência adequada.

• Membro VIP
Postado

Tenho alguns nobreaks e um deles é idẽntico ao do França.. quase senti vontade mostrar a foto da placa também. Pifou alguns mosfets sem motivo aparente.

1 hora atrás, albert_emule disse:

2200Va, mas possui relés de 10 amperes

10A*220=2200 😁. No que tenho o relé é de 20A... saída 115V, bateria 24Vdc

1 hora atrás, Felipe Lundgren disse:

Esses VA é a potência da bateria?

É a potência que ele consegue fornecer - transferir da bateria - pra carga

Leia as obs do amigo @Sérgio Lembo que corroborou as minhas iniciais lá atrás...

Postado
24 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

@albert_emule mas afinal, um Nobreak bom desse dura? Quanto tempo fica ligado segurando um ventilador e uma lâmpada? Tem o link de uma das opções? Queria aguentar 10h...

Com 6 baterias de 12V por 9AH, já dura umas 10 horas com um desses ventiladores de mesa que consomem uns 50W.

Você terá que comprar um banco de baterias extra para ter mais autonomia.

Ou então instalar baterias externas soltas, sem ser o módulo do fabricante. 

Postado

São 2 os fatores na sua escolha:

1 - a potência instantânea

2 - a energia necessária para aguentar as 10h

A potência instantânea (todos seus aparelhos) necessita de um inversor de no mínimo 800VA. Com as considerações dos colegas sobre a qualidade atual talvez seja o caso de considerar um nobreak de ao menos 1200VA. 

A energia necessária, cerca de 600Wh, vai demandar uma quantidade maior de baterias do que costuma vir dentro dos inversores. Supondo que o inversor escolhido use 12V, uma bateria estacionária de 12V x 80Ah conectada externamente ao Nobreak te dará as horas desejadas de suporte. 

Postado

Lendo as mensagens, é interessante, analisar.

Mega Blaster, tem razão no sentindo que, temos que saber qual a necessidade do autor, é fato que isso varia de muito e tendemos a indicar aquilo que seja bom pra nós, mas que para o outro nem tanto. Entretanto, é interessante que todas essas opções, pois, serve de parâmetros para outros usuários e enriquece o tópico. No fim, toda contribuição é válida, mas realmente no final, somente o autor para decidir. Vou deixar minha contribuição até onde meu conhecimento permite.

A grande questão que já foi colocada, é: qual a potência de pico e estabilizada? Sem essas informações, realmente fica um pouco mais difícil, apesar que dá pra ter uma noção dos itens que ele relatou.

No caso, tudo indica, que para o autor, melhor vai ser o nobreak mesmo, visto que vai se algo mais fácil e pronto, sem muita dificuldade. Porém como já falaram, nobreak bom, é caro. Boa parte aceita bateria externa, então.

Aqui, vou listar o que usei, na minha casa, não é prático como o nobreak, mas para meu uso, foi melhor.

1 Fonte Nobreak Full Power 200 8a/500ma
4 baterias 12v 7ah
1 inversor 12v/127v/220v

Essa fonte tem 8a para saída principal e 500ma para carregador.
Então teoricamente 8*12v=96w.
Meus aparelhos:
1 mini pc n5100 (SSD NVMe 240gb, 1hdd 1tb, 2ssd 240gb(raid1 - usb) - 15/20w aproximadamente
1 eap225 - AP - 10.5w aprox.
3 câmeras, 1 interfone - 25w aproximadamente
5 fechaduras 12v.
5 Shelly-1 em 12v, abrir/fechar/sensor aberto/fechado

No medidor mostra um consumo total aproximado de 70/80w.

Para os produtos 12v, já uso a saída 12v. Para produtos 127v uso o inversor.
Dessa forma tenho maior controle sobre as baterias, posso aumentar o pack.
Tenho acesso aos 12v com facilidade. Então, no meu caso compensou muito mais.
Essa fonte é excelente, realmente é full power. Não cai pra nada. Nunca caiu aqui.
Único "problema" dela é que colocaram um cooler com rpm muito alto, deixo ela na lage e mesmo assim ainda dá pra ouvir um pouco.

Eu coloquei 4 baterias de 7ah, pois inicialmente eu já tinha uma de 7ah, e poderia ter colocado somente + uma de maior capacidade, porém, essas de 7ah é mais fácil de manusear, além do fato, que as três juntas que adicionei estava mais barato que comprar uma somente.

Então tenho 28ha. Na Teoria 80w/12=7a aprox. / 28ha / 7 = 4 horas. Isso na teoria, nos testes prático que fiz, durou se não me engano 3h, porém ainda tinha carga, não lembro porquê não deixei acabar. Enfim, depois vou testar novamente. No meu caso o consumo é constante entre 70w/80w. Não tem ventilador e não tem pico, além disso. Somente alteração do mini pc mesmo, quando está processando, mas aí entra nos 10w do 70/80.

Como falei, nada prático, muito fio, muito coisa pra ligar, no seu caso melhor ir no nobreak, tudo em um, bota uma teria externa e pronto. Outro dado importante, sua energia cai e volta com que frequência? Pois isso vai influenciar no sentindo de, vai dar tempo de carregar as baterias entre uma queda e outra? Pois demora.

Que tipo de ventilador você pretende usar? Potência? Como você falou que não precisa que seja full/online, então você pode eliminar essa fonte ups e usar somente o carregador nas baterias e o inversor, mas ai entra a questão levantada anteriormente ai sobre o inversor nas baterias. Sinceramente também não acho nada prático, ficar trocando os aparelhos, cabos, etc. Pelo menos no meu caso, seria loucura. No seu caso até da pra relevar, visto que celular já é portátil, ventilador também, o roteador depende do lugar que fica, mas ai você desce o cabo de energia na tomada perto das baterias nobreak e pronto.

Aqui minhas coisas é tudo no teto/parede, difícil acesso, então tem que comutar automático. Claro, além do fato que não quero meu monitoramento e aparelhos caixa, se der pico ou faltar energia, além da proteção.

• Obrigado 1
Postado
54 minutos atrás, ThiagoPeres disse:

Lendo as mensagens, é interessante, analisar.

Mega Blaster, tem razão no sentindo que, temos que saber qual a necessidade do autor, é fato que isso varia de muito e tendemos a indicar aquilo que seja bom pra nós, mas que para o outro nem tanto. Entretanto, é interessante que todas essas opções, pois, serve de parâmetros para outros usuários e enriquece o tópico. No fim, toda contribuição é válida, mas realmente no final, somente o autor para decidir. Vou deixar minha contribuição até onde meu conhecimento permite.

A grande questão que já foi colocada, é: qual a potência de pico e estabilizada? Sem essas informações, realmente fica um pouco mais difícil, apesar que dá pra ter uma noção dos itens que ele relatou.

No caso, tudo indica, que para o autor, melhor vai ser o nobreak mesmo, visto que vai se algo mais fácil e pronto, sem muita dificuldade. Porém como já falaram, nobreak bom, é caro. Boa parte aceita bateria externa, então.

Aqui, vou listar o que usei, na minha casa, não é prático como o nobreak, mas para meu uso, foi melhor.

1 Fonte Nobreak Full Power 200 8a/500ma
4 baterias 12v 7ah
1 inversor 12v/127v/220v

Essa fonte tem 8a para saída principal e 500ma para carregador.
Então teoricamente 8*12v=96w.
Meus aparelhos:
1 mini pc n5100 (SSD NVMe 240gb, 1hdd 1tb, 2ssd 240gb(raid1 - usb) - 15/20w aproximadamente
1 eap225 - AP - 10.5w aprox.
3 câmeras, 1 interfone - 25w aproximadamente
5 fechaduras 12v.
5 Shelly-1 em 12v, abrir/fechar/sensor aberto/fechado

No medidor mostra um consumo total aproximado de 70/80w.

Para os produtos 12v, já uso a saída 12v. Para produtos 127v uso o inversor.
Dessa forma tenho maior controle sobre as baterias, posso aumentar o pack.
Tenho acesso aos 12v com facilidade. Então, no meu caso compensou muito mais.
Essa fonte é excelente, realmente é full power. Não cai pra nada. Nunca caiu aqui.
Único "problema" dela é que colocaram um cooler com rpm muito alto, deixo ela na lage e mesmo assim ainda dá pra ouvir um pouco.

Eu coloquei 4 baterias de 7ah, pois inicialmente eu já tinha uma de 7ah, e poderia ter colocado somente + uma de maior capacidade, porém, essas de 7ah é mais fácil de manusear, além do fato, que as três juntas que adicionei estava mais barato que comprar uma somente.

Então tenho 28ha. Na Teoria 80w/12=7a aprox. / 28ha / 7 = 4 horas. Isso na teoria, nos testes prático que fiz, durou se não me engano 3h, porém ainda tinha carga, não lembro porquê não deixei acabar. Enfim, depois vou testar novamente. No meu caso o consumo é constante entre 70w/80w. Não tem ventilador e não tem pico, além disso. Somente alteração do mini pc mesmo, quando está processando, mas aí entra nos 10w do 70/80.

Como falei, nada prático, muito fio, muito coisa pra ligar, no seu caso melhor ir no nobreak, tudo em um, bota uma teria externa e pronto. Outro dado importante, sua energia cai e volta com que frequência? Pois isso vai influenciar no sentindo de, vai dar tempo de carregar as baterias entre uma queda e outra? Pois demora.

Que tipo de ventilador você pretende usar? Potência? Como você falou que não precisa que seja full/online, então você pode eliminar essa fonte ups e usar somente o carregador nas baterias e o inversor, mas ai entra a questão levantada anteriormente ai sobre o inversor nas baterias. Sinceramente também não acho nada prático, ficar trocando os aparelhos, cabos, etc. Pelo menos no meu caso, seria loucura. No seu caso até da pra relevar, visto que celular já é portátil, ventilador também, o roteador depende do lugar que fica, mas ai você desce o cabo de energia na tomada perto das baterias nobreak e pronto.

Aqui minhas coisas é tudo no teto/parede, difícil acesso, então tem que comutar automático. Claro, além do fato que não quero meu monitoramento e aparelhos caixa, se der pico ou faltar energia, além da proteção.

Vamos recomeçar, então.

1. Ventilador:

Se for um ventilador de mesa semelhante ao da marca Mondial, modelo turbo, consumirá 150W na potência máxima e cerca de 90W na mínima.

2. Carregar 1-2 celulares:

Cada celular consumirá aproximadamente 10 watts, totalizando 20 watts.

3. Deixar um roteador de internet ligado (Starlink):

Atualmente, o Starlink consome entre 60-70W.

4. Uma lâmpada:

As lâmpadas de LED padrão consomem no máximo 15W.

É necessário considerar a pior situação, que é todos esses equipamentos na potência máxima:

150 + 20 + 70 + 15 = Total de 255W.

Para calcular a autonomia, sugiro o uso do site de um fabricante de nobreak, que possui uma calculadora: https://www.mcmfontesenobreaks.ind.br/en/calculadora/

Essa calculadora indica que um nobreak com uma bateria de 200AH terá aproximadamente 7 horas de autonomia com 255W. Com duas baterias de 200AH, a autonomia será de aproximadamente 16 horas.

Observações:

Geralmente, utilizo essa calculadora, e os resultados costumam ser muito próximos da realidade. A diferença nos resultados reais pode ocorrer devido à variação na eficiência energética entre as marcas de nobreaks, considerando uma eficiência padrão deles.

Lembrando que a calculadora considera a descarga das baterias até 10V. Se for utilizar as baterias diariamente, é recomendável instalar mais baterias, de modo que em 10 horas, a descarga seja de apenas 20% ou no máximo 30%.

Se for utilizar o nobreak no estilo de descarga esporádica quando falta energia, pode descarregar as baterias até 100%, em 10V, sem problemas de diminuição da vida útil, pois a descarga ocorrerá poucas vezes por ano.

Um nobreak recomendado é o NEP 2000d CBU da Ragtech. Possui um circuito bem construído. Atualmente, estou com um para reparar que apresentou desgaste em relés, impedindo a liberação da tensão de saída.

Experimentei um acidente com esse nobreak, demonstrando que suas etapas de potência são muito bem dimensionadas: Ao conectar duas baterias de 12V por 18AH para testes, sem perceber que o cabo estava invertido, o cabo de 10mm² aqueceu estranhamente. Ao avaliar, percebi que não causou danos à etapa do inversor de tensão.

A observação é que, com a bateria invertida, a corrente circula nos diodos anti-paralelo dos mosfets, os quais suportaram toda a corrente de curto-circuito da bateria de 18AH, estimada em cerca de 200 a 250 amperes. Foi um incidente de apenas um segundo, indicando que a ponte inversora desse nobreak é muito bem dimensionada. Apenas dois diodos de 3 amperes foram danificados, nada mais.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Procuro uma opção para deixar alguns aparelhos ligados por tempo o suficiente para dormir (caso caia de noite)... Penso em algo que deixe eu ligar 1 ventilador, carregar 1-2 celulares, deixar um roteador de internet ligado(starlink) e uma lâmpada tudo junto por umas 8-10 horas é possível? Qual solução? Evito gerador a gasolina pois faz muito barulho e o objetivo é dormir bem

Qual seria seu orçamento? Tem até soluções em energia eólica que são relativamente fáceis de instalar.

Mas acredito que o custo maior seja a aquisição de uma boa bateria que você carregue quando a energia voltar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Qual seria seu orçamento?

13 horas atrás, Mega Blaster disse:

Qual seu orçamento disponível?

Permita-me opinar que no quesito preço um gerador a gasolina (clique) é uma opção minimamente curiosa. Barulho, fumaça, logística do combustível e afins são contornáveis p.ex. distanciando o gerador e aumentando o tanque. ok.. pode haver mais contras mas senti vontade registrar... Em tempo tenho 2 destes geradores.. 1 está no plástico há uns 15..20 anos.. sério! 😁

• Curtir 1
Postado

@Felipe Lundgren 

O nobreak que mencionei anteriormente, o NEP 2000d CBU da Ragtech, possui boa qualidade e atenderia à potência desejada. O preço dele está dentro da faixa que você estava buscando naquele anúncio. Além disso, ele é senoidal puro, o que o torna adequado para alimentar o ventilador.

Entretanto, ele apresenta uma limitação na capacidade de carregar baterias. De acordo com os cálculos realizados na calculadora do fabricante de nobreaks, você precisará de, no mínimo, uma bateria de 200AH para manter seus equipamentos. No entanto, a etiqueta do nobreak NEP 2000d CBU da Ragtech recomenda apenas até 80AH.

Na mensagem que te enviei em particular, sugeri um nobreak alternativo que pode atender melhor às suas necessidades. Esse nobreak opera com 72V, o que significa que pode funcionar com 6 baterias de 12V em série. Isso resultaria na divisão dos 200AH entre as 6 unidades, sendo necessárias apenas 6 baterias de 30AH para equivaler a uma de 200AH, ou 6 baterias de 60AH para equivaler a duas de 200AH.

Além disso, esse nobreak específico que mencionei está preparado para suportar essa configuração.

Veja lá na mensagem em particular. 

O problema de usar os nobreaks, é que a maioria de pequeno porte, vai apresentar essa limitação com capacidade das baterias, que fica limitada em 80AH, sendo que você vai precisar de no mínimo 200AH e no máximo 400AH. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!