Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, alguém me pode dizer se o mesmo circuito no esp32 aguentaria mais tempo se alimentado por uma bateria 18650 3.7V 2600 mAh ou por uma pilha de 9V? E o porquê? 
Outra questão é, tenho um código no esp32 responsável por enviar valores para uma base de dados sempre que corre o loop. Uma vez que, para enviar dados para a base de dados preciso de wi-fi não posso usar o esp32 em modo deep sleep certo? qual será a melhor opção para otimizar energia? com uma pilha de 9 V durou apenas 3h. Será que com uma bateria de 18650 aguentaria mais tempo?

Postado

@ricaardo A bateria 18650 teria mais autonomia! isso porque uma bateria de 3.7V/2.6A tem 9.6W/h enquanto uma bateria de 9V tem míseros 250mA, ou 2.2Wh de energia, e ainda com a bateria de 9V você tem um desperdício maior no regulador de tensão que baixa os 9V para 3.3V do ESP32,  se sua placa oferecer opção de usar bateria sem duvidas é a melhor opção.

Postado

@F4b10 Obrigado, estou a pensar utilizar uma bateria 18650 com um step up para 5V o que acha? porque apenas com a 18650 não tem tensão suficiente para alimentar o esp32

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, ricaardo disse:

uma bateria de 18650 aguentaria mais tempo?

Sim amigo. Caso haja questões de espaço, há alternativas pra 9v:

-use regulador chaveado de 9 pra 3 e aplique direto na 'cabeça' do mc.

31 minutos atrás, ricaardo disse:

para enviar dados para a base de dados preciso de wi-fi não posso usar o esp32 em modo deep sleep certo?

Pode sim. Avalie seu projeto e descubra se ele pode p.ex. enviar dados a cada minuto ou mais...bem mais. Neste caso ele ficaria em sono profundo, acorda, liga o wifi, envia o dado rapidão, desliga e volta a dormir, entende?

2 minutos atrás, ricaardo disse:

a 18650 não tem tensão suficiente para alimentar o esp32

Acho que tem sim. Consulte o datasheet do bixo. Vai precisar de um bms pra não zoar a bateria

Postado

@.if

1 minuto atrás, .if disse:

Sim amigo. Caso haja questões de espaço, há alternativas pra 9v:

-use regulador chaveado de 9 pra 3 e aplique direto na 'cabeça' do mc.

Penso que vou usar uma 18650 com um step up

2 minutos atrás, .if disse:

Pode sim. Avalie seu projeto e descubra se ele pode p.ex. enviar dados a cada minuto ou mais...bem mais. Neste caso ele ficaria em sono profundo, acorda, liga o wifi, envia o dado rapidão, desliga e volta a dormir, entende?

Pois, mas no caso não posso fazer isso, pois o esp32 tem de estar continuamente a ler/enviar valores .

3 minutos atrás, .if disse:

Acho que tem sim. Consulte o datasheet do bixo

Se alimentar o esp32 com os tais 3.7V da bateria 18650, depois no pino de 3V3 tenho uns miseros 2V

• Membro VIP
Postado

O amigo preferiu não consultar o d.s. mas eu fiz pra você com quase menos de 1 clique

'Notes on power supply:
• The operating voltage of ESP32 ranges from 2.3 V to 3.6 V.'

https://www.espressif.com/sites/default/files/documentation/esp32_datasheet_en.pdf

pagina 19

Também acho que não entendeu que não iria usar o regulador. Estou a falar do mc e não necessariamente da placa arduina dele, entende? Por isso que falei direto na cabeça. ou seja aplicaria a bateria no pino vcc... mas calma... de fato não é operação pra meros mortais. Há de se ponderar um pouco, certo? P.ex. um 'outro' regulador LDO pra 3v é um bom candidato.

20 minutos atrás, ricaardo disse:

Penso que vou usar uma 18650 com um step up

Numa visão prática e superficial, stepup não combina muito onde situações de baixo ou baixíssimo consumo são exigidas... a não ser, de novo, acionamentos esporádicos bem espaçados. Ponto de vista pessoal, conceitual e baseado em empirismos apenas, ok?

20 minutos atrás, ricaardo disse:

Pois, mas no caso não posso fazer isso, pois o esp32 tem de estar continuamente a ler/enviar valores .

Se você diz, então thá. Neste caso, penso que é interessante cogitar outras fontes de alimentação, rede ac, solar,  mais baterias, maiores e etc. Só mesmo você como projetista profundo conhecedor das necessidades do projeto pode definir.

Postado

@.if Obrigado pela ajuda. Mas então como assim? eu tenho a placa ESP32 Wroom NodeMcu WiFi CP2102  https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=096-8744&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAlcyuBhBnEiwAOGZ2S0y3mUD1-iY2tONyfymOZ3crePWqcLgjij688k5rbF2AulHgyFWQJBoCPwgQAvD_BwE Esperimentei alimentá-la com uma 18650 atraves do pino de Vin e no pino 3V3 tinha apenas 2V, ou seja como faria para alimentar "direto na cabeça"? não percebi, pode-me explicar por favor?

Medi a corrente que sai da pilha de 9V e é cerca de 30-40mA, ou seja o meu circuito diria que em media deve consumir 30 mAh

Será que posso alimentar direto 3.7V no pino 3V3?

• Membro VIP
Postado

Ok amigo. Primeiramente deves possuir o esquemático de sua placa... este que o google me mostrou (clique) é um bom candidato:

1.png

Permiti-me não afirma com certeza absoluta que é exatamente este, ok? Perceba o POWER onde entra 5 e sai 3.3v. Imagine agora no lugar do U5 um regulador de tensão LDO : https://www.newtoncbraga.com.br/como-funciona/6102-art767.html a alimentar o mc com p.ex. 2.8V. Também deve remover (e dar um curto) aquele diodo D1. A ideia é aproveitar o máximo de energia da sua bateria que carregada passa de 4V. Somando-se às técnicas no sw pra baixo consumo que mencionei lá em cima, sua única bateria pode durar mais do que o que constatastes com a de 9V

.. acho que isso te dá um bom norte do que se passa nesta cabeça aqui deste lado do planeta.. e de novo, são só conceitos e teorias que são só pra te nortear mesmo ... ou desnortear 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...