Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir consumo no ESP32


Posts recomendados

Olá a todos, alguém me pode dizer se o mesmo circuito no esp32 aguentaria mais tempo se alimentado por uma bateria 18650 3.7V 2600 mAh ou por uma pilha de 9V? E o porquê? 
Outra questão é, tenho um código no esp32 responsável por enviar valores para uma base de dados sempre que corre o loop. Uma vez que, para enviar dados para a base de dados preciso de wi-fi não posso usar o esp32 em modo deep sleep certo? qual será a melhor opção para otimizar energia? com uma pilha de 9 V durou apenas 3h. Será que com uma bateria de 18650 aguentaria mais tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricaardo A bateria 18650 teria mais autonomia! isso porque uma bateria de 3.7V/2.6A tem 9.6W/h enquanto uma bateria de 9V tem míseros 250mA, ou 2.2Wh de energia, e ainda com a bateria de 9V você tem um desperdício maior no regulador de tensão que baixa os 9V para 3.3V do ESP32,  se sua placa oferecer opção de usar bateria sem duvidas é a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, ricaardo disse:

uma bateria de 18650 aguentaria mais tempo?

Sim amigo. Caso haja questões de espaço, há alternativas pra 9v:

-use regulador chaveado de 9 pra 3 e aplique direto na 'cabeça' do mc.

31 minutos atrás, ricaardo disse:

para enviar dados para a base de dados preciso de wi-fi não posso usar o esp32 em modo deep sleep certo?

Pode sim. Avalie seu projeto e descubra se ele pode p.ex. enviar dados a cada minuto ou mais...bem mais. Neste caso ele ficaria em sono profundo, acorda, liga o wifi, envia o dado rapidão, desliga e volta a dormir, entende?

2 minutos atrás, ricaardo disse:

a 18650 não tem tensão suficiente para alimentar o esp32

Acho que tem sim. Consulte o datasheet do bixo. Vai precisar de um bms pra não zoar a bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

1 minuto atrás, .if disse:

Sim amigo. Caso haja questões de espaço, há alternativas pra 9v:

-use regulador chaveado de 9 pra 3 e aplique direto na 'cabeça' do mc.

Penso que vou usar uma 18650 com um step up

 

2 minutos atrás, .if disse:

Pode sim. Avalie seu projeto e descubra se ele pode p.ex. enviar dados a cada minuto ou mais...bem mais. Neste caso ele ficaria em sono profundo, acorda, liga o wifi, envia o dado rapidão, desliga e volta a dormir, entende?

Pois, mas no caso não posso fazer isso, pois o esp32 tem de estar continuamente a ler/enviar valores .

 

3 minutos atrás, .if disse:

Acho que tem sim. Consulte o datasheet do bixo

Se alimentar o esp32 com os tais 3.7V da bateria 18650, depois no pino de 3V3 tenho uns miseros 2V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo preferiu não consultar o d.s. mas eu fiz pra você com quase menos de 1 clique

'Notes on power supply:
• The operating voltage of ESP32 ranges from 2.3 V to 3.6 V.'

https://www.espressif.com/sites/default/files/documentation/esp32_datasheet_en.pdf

pagina 19

Também acho que não entendeu que não iria usar o regulador. Estou a falar do mc e não necessariamente da placa arduina dele, entende? Por isso que falei direto na cabeça. ou seja aplicaria a bateria no pino vcc... mas calma... de fato não é operação pra meros mortais. Há de se ponderar um pouco, certo? P.ex. um 'outro' regulador LDO pra 3v é um bom candidato.

 

20 minutos atrás, ricaardo disse:

Penso que vou usar uma 18650 com um step up

Numa visão prática e superficial, stepup não combina muito onde situações de baixo ou baixíssimo consumo são exigidas... a não ser, de novo, acionamentos esporádicos bem espaçados. Ponto de vista pessoal, conceitual e baseado em empirismos apenas, ok?

 

20 minutos atrás, ricaardo disse:

Pois, mas no caso não posso fazer isso, pois o esp32 tem de estar continuamente a ler/enviar valores .

Se você diz, então thá. Neste caso, penso que é interessante cogitar outras fontes de alimentação, rede ac, solar,  mais baterias, maiores e etc. Só mesmo você como projetista profundo conhecedor das necessidades do projeto pode definir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Obrigado pela ajuda. Mas então como assim? eu tenho a placa ESP32 Wroom NodeMcu WiFi CP2102  https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=096-8744&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAlcyuBhBnEiwAOGZ2S0y3mUD1-iY2tONyfymOZ3crePWqcLgjij688k5rbF2AulHgyFWQJBoCPwgQAvD_BwE Esperimentei alimentá-la com uma 18650 atraves do pino de Vin e no pino 3V3 tinha apenas 2V, ou seja como faria para alimentar "direto na cabeça"? não percebi, pode-me explicar por favor?

Medi a corrente que sai da pilha de 9V e é cerca de 30-40mA, ou seja o meu circuito diria que em media deve consumir 30 mAh

Será que posso alimentar direto 3.7V no pino 3V3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok amigo. Primeiramente deves possuir o esquemático de sua placa... este que o google me mostrou (clique) é um bom candidato:

1.png

Permiti-me não afirma com certeza absoluta que é exatamente este, ok? Perceba o POWER onde entra 5 e sai 3.3v. Imagine agora no lugar do U5 um regulador de tensão LDO : https://www.newtoncbraga.com.br/como-funciona/6102-art767.html a alimentar o mc com p.ex. 2.8V. Também deve remover (e dar um curto) aquele diodo D1. A ideia é aproveitar o máximo de energia da sua bateria que carregada passa de 4V. Somando-se às técnicas no sw pra baixo consumo que mencionei lá em cima, sua única bateria pode durar mais do que o que constatastes com a de 9V

.. acho que isso te dá um bom norte do que se passa nesta cabeça aqui deste lado do planeta.. e de novo, são só conceitos e teorias que são só pra te nortear mesmo ... ou desnortear 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!