Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo comprar?

Ir à solução Resolvido por Cauan Soares,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo comprar uma nova placa de Vídeo nova para meu computador para jogar jogos, mas principalmente trabalhar, mexo com programas de 3D, renderização etc.

Tinha uma GTX 1050 TI porém quando troquei meu processador, placa-mãe e memória RAM, depois de 6 meses, meu computador crashava toda hora, e não sabia o que era ai decidir trocar com o a placa do meu irmão, que é uma RX 550 e parou de apresentar problemas.

Estou na dúvida do que comprar de placa, quero de preferência uma nvidia pois acredito que funcione melhor para meus programas, não sei qual seria a melhor de acordo com meu pc então estou aqui perguntando. Caso eu precise trocar a fonte também indicar uma.

Orçamento (Só a placa de Vídeo): media de uns 2000R$.

Minhas config:

• Ryzen 5 5500
  • Gigabyte A520M DS3H
  • 4 x 8GB Kingston Fury 3200MHz CL16
  • Fonte (Não tive tempo de abrir, só sei que é antiga) o que sei: TDB GAMER GREEN pelo menos 450W
  • AMD Radeon RX 550 2GB
Postado
4 minutos atrás, Mural disse:
  • Fonte (Não tive tempo de abrir, só sei que é antiga) o que sei: TDB GAMER GREEN pelo menos 450W

Esse provavelmente é o motivo da sua placa de vídeo ter dado defeito, fonte aparentemente de péssima qualidade. Se não se livrar dessa fonte vai continuar perdendo mais placas de vídeo, e quem sabe outros componentes do seu PC. Fuja o máximo de qualquer produto que tenha "gamer" no nome, e fonte que custa menos de R$300 também tem que ficar esperto, poucas se salvam.

4 minutos atrás, Mural disse:

Orçamento (Só a placa de Vídeo): media de uns 2000R$.

Nesse valor você já quer incluir a fonte nova ou podemos sugerir uma fonte fora dessa valor? Porque a troca é obrigatória.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Sim, é muito bom trocar a fonte, não conheço essa marca nem esse modelo (costuma ser um mal sinal), se você tiver pagado muito barato (250 p baixo) nela é certeza que é de baixíssima qualidade, a mais barata e de qualidade que eu conheço é a A650BN na KaBuM com 5 anos de garantia ou idealmente se puder uma MWE Bronze V2 (essas são muito boas, tem review no Hardware Busters, autoridade mundial em fontes, pode ser a de 550 p caber no orçamento, seu setup no talo consome menos de 250W), outras são a Nidus 650L e SuperFrame de 600W e 700W, só menos recomendadas pela garantia, mas essas todas são igualmente capazes e bem construídas na casa dos 300/400 reais. Sobre GPU Nvidia nova de caixa, se for à vista, a 3060 da MSI na KaBuM, por 1700~ (não entendi se seu orçamento é 2k com a fonte e a gpu juntas), não recomendo pegar a 3050 de jeito nenhum, se for pegar uma outra que seja uma 2060 Super (usada de uma marca boa, nova no BR só tem placa chinesa de resto de mineração recondicionada tipo aquela da Duex) ou se for juntar mais (ou se os 2k forem todos só da GPU mesmo), pegar uma 4060, uns 15/20% mais forte que a 3060, por 1900/2000 (a mais barata é aquela da Galax de 1 fan, mas não tem problema por a 4060 ser uma placa bem pequenininha, o fato de ser x8 e operar em pcie 3.0 também não tem problema em 99% dos jogos, só no TLOU e Spider Man você vai ter pedas de performance signficativas). O 5500 é mais que o necessário até p 4060.

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse provavelmente é o motivo da sua placa de vídeo ter dado defeito, fonte aparentemente de péssima qualidade. Se não se livrar dessa fonte vai continuar perdendo mais placas de vídeo, e quem sabe outros componentes do seu PC. Fuja o máximo de qualquer produto que tenha "gamer" no nome, e fonte que custa menos de R$300 também tem que ficar esperto, poucas se salvam.

Nesse valor você já quer incluir a fonte nova ou podemos sugerir uma fonte fora dessa valor? Porque a troca é obrigatória.

esse valor é só para a placa mesmo

1 hora atrás, Cauan Soares disse:

Sim, é muito bom trocar a fonte, não conheço essa marca nem esse modelo (costuma ser um mal sinal), se você tiver pagado muito barato (250 p baixo) nela é certeza que é de baixíssima qualidade, a mais barata e de qualidade que eu conheço é a A650BN na KaBuM com 5 anos de garantia ou idealmente se puder uma MWE Bronze V2 (essas são muito boas, tem review no Hardware Busters, autoridade mundial em fontes, pode ser a de 550 p caber no orçamento, seu setup no talo consome menos de 250W), outras são a Nidus 650L e SuperFrame de 600W e 700W, só menos recomendadas pela garantia, mas essas todas são igualmente capazes e bem construídas na casa dos 300/400 reais. Sobre GPU Nvidia nova de caixa, se for à vista, a 3060 da MSI na KaBuM, por 1700~ (não entendi se seu orçamento é 2k com a fonte e a gpu juntas), não recomendo pegar a 3050 de jeito nenhum, se for pegar uma outra que seja uma 2060 Super (usada de uma marca boa, nova no BR só tem placa chinesa de resto de mineração recondicionada tipo aquela da Duex) ou se for juntar mais (ou se os 2k forem todos só da GPU mesmo), pegar uma 4060, uns 15/20% mais forte que a 3060, por 1900/2000 (a mais barata é aquela da Galax de 1 fan, mas não tem problema por a 4060 ser uma placa bem pequenininha, o fato de ser x8 e operar em pcie 3.0 também não tem problema em 99% dos jogos, só no TLOU e Spider Man você vai ter pedas de performance signficativas). O 5500 é mais que o necessário até p 4060.

eu tava olhando essas duas 4060 e 3060, eu queria uma 3060 ti mas ta quase 4 mil, so que eu não sabia que a 4060 seria compatível com minha placa-mãe, mas ja que é, acredito que eu vá nela mesmo. A fonte apesar de ser ruim eu comprei ela faz uns 4 anos em uma loja de tecnologia aqui da cidade mesmo, devo ter pagado uns 350, então o preço acredito q seja pelo fato de ter comprado em loja fisica mesmo. Já a fonte vou trocar também. Brigadão.

Postado
18 minutos atrás, Mural disse:

eu tava olhando essas duas 4060 e 3060, eu queria uma 3060 ti mas ta quase 4 mil, so que eu não sabia que a 4060 seria compatível com minha placa-mãe, mas ja que é, acredito que eu vá nela mesmo. A fonte apesar de ser ruim eu comprei ela faz uns 4 anos em uma loja de tecnologia aqui da cidade mesmo, devo ter pagado uns 350, então o preço acredito q seja pelo fato de ter comprado em loja fisica mesmo. Já a fonte vou trocar também. Brigadão.

Não existe essa de compatibilidade de placa de vídeo com placa-mãe, pode ficar tranquilo, se você quiser pegar uma 4090 de 12 mil reais de 2022, a placa de vídeo mais potente do mundo, e colocar em uma placa-mãe de 18 anos atrás, da primeira versão pcie (todas as versões são retrocompatíveis, contanto que haja slot pcie pode colocar qualquer gpu do mundo), ela vai dar vídeo normalmente, a placa vai ser severamente limitada pela versão do pcie e pelos processadores daquela plataforma, mas ainda vai haver vídeo, tem testes dela até no pcie 2.0 mostrando quedas aceitáveis de performance e nenhuma perda no 3.0 em jogos.

Postado
14 horas atrás, Mural disse:

Com menos R$2.000 você pega uma RTX 4060 8GB ou uma RX 7600 8GB novas.

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-4060-windforce-oc-8gb-gddr6-128-bit-gv-n4060wf2oc-8gd

https://www.kabum.com.br/produto/459144/placa-de-Vídeo-rx-7600-challenger-ASRock-amd-radeon-8gb-gddr6-90-ga41zz-00uanf

Para fonte sugiro uma Cooler Master MWE Bronze V2 450W:

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-450-bronze-80-plus-mpe-4501-acaab-wo

14 horas atrás, Mural disse:

eu queria uma 3060 ti mas ta quase 4 mil,

A RTX 3060 Ti já "saiu de linha", você acha algumas em estoque, mas por estarem escassas, o pessoal enfia a faca no preço. A RTX 4060 Ti está saindo por volta de R$2.500, desempenho entre uma RTX 3060 Ti e uma RTX 3070 (o que não é nada legal, deveria ser consideravelmente mais forte que essas duas placas). Nessa faixa dos R$2.000 você deve achar algumas RTX 3070 usadas em bom estado se procurar bem.

Postado
16 horas atrás, Cauan Soares disse:

(...)se você quiser pegar uma 4090 de 12 mil reais de 2022, a placa de vídeo mais potente do mundo, e colocar em uma placa-mãe de 18 anos atrás(...)

Não vai funcionar...

As placas RTX só funcionam em placa-mãe que possui boot por UEFI, ou seja somente em placa-mãe da 3a geração em diante, e algumas H61 ainda necessitam de atualização de BIOS para suportar boot por uefi pois as primeiras versões não eram compatíveis.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!