Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5-12400F ou Ryzen 5 5600


Ir à solução Resolvido por Cauan Soares,

Posts recomendados

Recentemente criei um tópico pedindo sugestões para upgrade no meu PC e citei a config R5 5600 e RTX 3060 ou 4060, tive minha conclusão sobre o assunto, porém lendo outros tópicos e pesquisando um pouco eu pensei "Por que não Intel?"

 

Eu sempre tive aquele "preconceito" com a Intel, mas por boatos (que são verdadeiros ao meu ver) que a AMD é mais vantajosa por entregar mais desempenho em jogos por um preço reduzido. Porém depois dessas pesquisas e alguns tópicos lidos também, eu achei o i5-12400F, que ao meu ver (posso estar errado) possui quase o mesmo desempenho e preço do R5 5600, com a diferença na placa-mãe que eles foram projetados, enquanto o R5 é para soquete AM4 que possui apenas DDR4, o i5 é para o soquete FCLGA1700, algumas placas com esse soquete já são DDR5, inclusive o próprio processador aceita DDR5 na frequência de 4800MHz

 

Enfim, o meu primeiro questionamento é:
O i5 não valeria mais a pena pensando futuramente em migrar para DDR5?

 

E o segundo é:

O DDR5 nessa config seria um desperdício de dinheiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Core I5-12400F ou Ryzen 5 5600

Se você montar uma máquina com 12400F e memória DDR4, o preço fica até similar a uma máquina com 5600, porém se você colocar DDR5 o preço sobe consideravelmente, sendo que você não vê muita diferença na prática no desempenho. Você investe caro em placa-mãe DDR5 que já vai estar morta daqui poucos meses, porque a 15ª geração já vai sair depois da metade do ano e já vai usar outro soquete. Como as plataformas a Intel tem vida curta, depois que saem de linha os processadores para aquela plataforma costumam ficar bem mais caros do que antes (tanto usado quanto os poucos novos que sobram), então nem sempre fazer upgrade vale a pena. No caso da plataforma AM4 que tem vários anos de mercado, vai sobrar processador usado pra vender, e provavelmente terão preços razoáveis ainda.

 

Voltando pro assunto de memórias, se você investe em memórias de 4800MHz agora para dar uma economizada, depois você faz upgrade para uma geração mais nova e essas RAMs de 4800MHz estarão defasadas, porque DDR5 está apenas no começo. As memórias de 6000MHz estão começando a se popularizar agora, daqui a pouco começam a aparecer memórias de 7000/8000MHz por preços mais atraentes, chuto que daqui 2 anos já estaremos beirando os 10000MHz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Luis Dias disse:

Recentemente criei um tópico pedindo sugestões para upgrade no meu PC e citei a config R5 5600 e RTX 3060 ou 4060, tive minha conclusão sobre o assunto, porém lendo outros tópicos e pesquisando um pouco eu pensei "Por que não Intel?"

 

Eu sempre tive aquele "preconceito" com a Intel, mas por boatos (que são verdadeiros ao meu ver) que a AMD é mais vantajosa por entregar mais desempenho em jogos por um preço reduzido. Porém depois dessas pesquisas e alguns tópicos lidos também, eu achei o i5-12400F, que ao meu ver (posso estar errado) possui quase o mesmo desempenho e preço do R5 5600, com a diferença na placa-mãe que eles foram projetados, enquanto o R5 é para soquete AM4 que possui apenas DDR4, o i5 é para o soquete FCLGA1700, algumas placas com esse soquete já são DDR5, inclusive o próprio processador aceita DDR5 na frequência de 4800MHz

 

Enfim, o meu primeiro questionamento é:
O i5 não valeria mais a pena pensando futuramente em migrar para DDR5?

 

E o segundo é:

O DDR5 nessa config seria um desperdício de dinheiro?

Sobre as perguntas:

Resposta curta: não vale a pena DDR5, se puder sempre vá de DDR4. Sim, é desperdício de dinheiro.

Resposta longa: atualmente (isso vai mudar com o passar dos anos assim como o mainstream de DDR4 de 2133mhz foi p 2333mhz, 2666 MHz, 3000mhz, 3200mhz e 3600mhz em pouco tempo) os ganhos de performance são pequenos demais pelo preço cobrado a mais e raramente essa RAM vai ser definitiva p você ter uma boa experiência ou não com a performance do seu sistema, essa própria ''compatibilidade'' do seu processador é bem pobre (a 15 geração p cima vão ter uma performance bem melhor por ser totalmente feita pensada p DDR5), essas 4800Mhz quase sempre vêm com altas latências, o que as tornam marginalmente melhores que as unidades de 110 contos por aí de 8gb 3200mhz cl16 vistas na DDR4, quase todo investimento atualmente em DDR5 vai ser um ''mau investimento'' posto diante do futuro com a evolução das RAMs como eu descrevi com DDR4 e das próprias controladoras dos processadores (a Intel usa um ''truque'' com as controladoras de memórias dos seus processadores p poder se ''sincronizar'' e aproveitar a velocidade extra da DDR5 sem comprometer sua possibilidade de funcionamento em DDR4, parecido com o que os Ryzen 5000 faziam com RAMs mais rápidas que o Infinity Fabric deles p não ter problemas de estabilidade do sistema)

Agora sobre o 12400F e 5600

1. Desempenho: o 12400f é superior ao 5600 e fica bem na cola do 5700X em jogos, é uma arquitetura mais moderna, 2022 vs 2020, mas todas essas CPUs vão ser bons e bem competentes pares p maioria das GPUs do mundo contanto que você as use nas suas resoluções adequadas (dá p por numa 4080 de boa contanto que esteja em 4K, você vai empurrar uns 90% dos fps que você empurraria com um 7800X3D, o mais rápido do mundo, mas pagando de 3 a 4 vezes menos), sem falar que nas GPUs que o pessoal geralmente vai usar, da 6600 até a 4070, a diferença vai beirar a 0 pelo bottleneck (se houver) ser sempre bem pequeno fora de jogos competitivos, em contraste com o que vemos nesses testes de CPUs que usam 4090 em FHD justamente p realçar essas diferenças (por isso acho de pouco servico falar que o 12400F é 10% ou 15% mais forte que o 5600 e 5% atrás do 5700X ou algo do gênero)

2. Preço: apesar dessas 2 CPUs estarem quase o mesmo preço, a AMD sempre levou a vantagem nas placas mãe, a mais baratinha e decente da LGA1700 é a H610 ASRock HVS de 450, limitada a um 14400F (não compensa, é pouco melhor que o 12400F em jogos mas muito mais caro, só ganha significativamente em full load pelos e-cores a mais) enquanto a da AMD é a A520 (esse chipset ainda leva desvantagem por ser pcie 3.0, o que em alguns casos pode levar a pequenas perdas de performance em placas de vídeo x8, como a maioria da faixa dos 1200-2500 reais são, enquanto na lga1700 é tudo 4.0 nativamente) A PRO da MSI, de 340, que leva até um 5700X de boa, e na possibilidade de upgrades, uma A520 ASUS Tuf de 550 (só aqui eu acho que você encontra uma vantagem significativa de preço por performance) por exemplo leva o 5700X3D/5800X3D, mais que o suficiente p qualquer placa de vídeo do mundo, enquanto na Intel p conseguir uma CPU equivalente em jogos, o 13600K (muito superior em full load pelos cores e threads a mais), você precisa investir 800~ reais em placas tipo as Phantom Gaming e D4 da MaxSun (tem testes dela no canal do Mazzoti), sem falar que o próprio 13600K é uma CPU muito mais beberrona em questão de energia e mais esquentada (apesar de exagerarem muito isso com os Raptor Lake) que os X3D. O cooler stock deles também vai ter uma performance similar, vai levar em jogos e sofrer em full load, só que como falei, independente do 12400F e do 5600/5700X, você já vai empurrar as mesmas placas de vídeo praticamente do mesmo jeito. 

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!