Ir ao conteúdo

Qual placa escolher para o meu PC?

Ir à solução Resolvido por Neto_SCruz,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar um PC e estou com dúvidas em relação a placa-mãe, estou querendo usar um Ryzen 5 5600g e não sei uma boa placa para usar com ele, penso no futuro em trocar de processador e dar um upgrade, qual seria a placa mais indicada pra isso?

Postado

Olá @Neto_SCruz, boa noite!
Obrigado pela indicação! Em relação a essa placa-mãe, ela está sim dentro do meu orçamento, mas poderia dar mais exemplos? Vou escrever abaixo o plano de montagem do PC.
Não sei se tem problema quanto a isso, mas é o seguinte, primeiro eu estou pensando em montar sem placa de vídeo, ficando:

Ryzen 5 5600G
Placa-mãe (pesquisando)
2x8 3200Mhz
E uma fonte A650BN de 650W, que estou em dúvida se pego ela ou a Pylon.

Porém, um pouco mais no futuro, quero adicionar uma RTX3060 e eu gostaria de saber se essa configuração com uma boa placa-mãe seria uma boa escolha, pois penso em, quando adicionar essa placa de Vídeo, trocar o processador para um mais potente, isso caso o R5 5600G não funcione bem com a placa de vídeo.

Caso o que eu tenha escrevido seja diferente do tópico, preferi explicar exatamente como seria a montagem desse computador para escolher uma boa placa-mãe que não me desse problema em relação a esses upgrades, então acho que seria bom explicar como será.

Desde já agradeço!

Postado

@kdzero

Tá, vamos por partes. B550 se refere ao chipset da placa-mãe, caso tenha dúvida é bom dar uma pesquisada no google pra entender melhor, mas basicamente, os B550 e X570 são os chipsets mais recentes que suportam arquitetura AM4 (vale a pena dar uma pesquisada também).

Também uso esse mesmo processador, sem placa de vídeo dedicada. Minha placa-mãe é uma MSI B450 Mortar Max.

Existe esta Tier List Placas-mãe, criada por pessoas iluminadas, que compara especificações placas-mãe. Nela, você vai conseguir ver em que categoria a placa-mãe que tenha interesse de comprar está em questão de construção de componentes, até quais processadores ela suporta e tal. Por exemplo, a que recomendei é "tier C", é um nível intermediário/bom, teoricamente, suporta até mesmo um Ryzen 9 5900X em stock (sem overclock). As "high level" são as tier A a S.

Há uma versão brasileira muito didática também, feita pelo @Detetive Virtual de SSDs

Além dessa que sugeri, você pode pegar qualquer uma B550 ou X570 (as mais caras) que não seja da marca Biostar. Esta marca não é recomendada. Outra placa custo-benefício que compram é a 
GIGABYTE B550M AORUS ELITE, por exemplo, mas tá com preço bem elevado pro que entrega... Melhor seria a MSI MPG B550 Gamming Plus.

Quanto à fonte, evite a Pylon, houve uma polêmica envolvendo linha Pylon recente. A 650BN é ok. Uma melhor e que dá conta da placa de vídeo que quer é a CoolerMaster MWE 600W.

Quanto às memórias é isso aí mesmo, dois pentes iguais com frequência de 3200Mhz, pode ser dois de 8, como tá pensando, ou dois de 16Gb.

11 horas atrás, kdzero disse:

trocar o processador para um mais potente, isso caso o R5 5600G não funcione bem com a placa de vídeo.

Se não vai trocar esse processador, então pode pegar uma placa-mãe B450, como a que uso, que vai lhe atender perfeitamente também.

Quanto à placa de vídeo que mencionou, sim, ela daria certo com seu processador sim: mesma discussão. Ele levaria bem até uma 3070. Mas já vi indicarem a RX 6700 XT para ele. Vou citar aqui alguns colegas do fórum que entendem melhor que eu para se puderem comentar algo melhor que eu aqui, @Imakuni, @GuilhermeGB, @1lokos, @KairanD

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, kdzero disse:

Porém, um pouco mais no futuro, quero adicionar uma RTX3060 e eu gostaria de saber se essa configuração com uma boa placa-mãe seria uma boa escolha, pois penso em, quando adicionar essa placa de Vídeo, trocar o processador para um mais potente, isso caso o R5 5600G não funcione bem com a placa de vídeo.

A maioria das B450 ou B550 aguentaria levar um Ryzen 5 5700X3D, o segundo melhor AM4 que você poderia comprar para jogos, só perde para o 5800X3D (que é 5% mais rápido custando 40% mais). E outra coisa, RTX 3060 já está saindo de linha, na faixa de preço dela existem placas de vídeo melhores, no futuro ela valerá ainda menos a pena, a menos que ache uma usada por um bom preço. De qualquer forma, um 5600G não teria problema algum para levar uma placa de vídeo desse nível.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Neto_SCruz disse:

Mas de antemão, a MSI B550M Pro-VDH é uma excelente escolha.

Em placa-mãe "midi-range" é o melhor "custo/beneficio" em B550M do mercado local, o VRM leva tranquilo Ryzen 5800X3D, Ryzen 5900X (stock). Melhor só as B550 "high-end" na faixa dos R$ 1.000,00.

Postado

Agradeço aos conselhos! Provavelmente ficarei com uma B450 mesmo, teriam indicações? Em relação a placa de vídeo, como o @GuilhermeGB disse, qual seria uma boa opção futuramente com essa B450, R5 5600G e uma A650BN? A A650BN é mais tranquila pro meu orçamento, mas caso a CoolerMaster seja muito melhor, posso ver como fica, mas penso que por enquanto a MSI seja uma boa opção pra mim 

Postado

@kdzero vai depender de quanto estará disposto a gastar. Mas fique de olho em placas atuais da série RTX 4000 e RX 7000. A RTX 4060 e a RX 7600 são boas opções de placa de vídeo abaixo de R$2.000. Abaixo de R$1.500 as opções viáveis são a RX 6650XT e a RX 6600, que são da geração passada, porém ainda valem a pena na faixa de preço que se encontram.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, kdzero disse:

@GuilhermeGB Você acha que uma fonte de 650W suporta uma 4060 com um r5 5600g e uma b450?

Na verdade 650W é até meio exagerado para essa configuração, ela já rodaria com folga numa boa fonte de 450W.

4 minutos atrás, kdzero disse:

Alem disso, se não for incomodo, qual b450 seria recomendada para a minha config?

Vou te sugerir a mesma placa-mãe que uso no meu PC.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-am4-chipset-b450

• Curtir 1
Postado

@kdzero é como o colega Guilherme falou. Talvez não precise de uma 650W, mas não quer dizer que não possa comprar, sobrar um pouco em fonte de energia não é um problema. Você pode tanto comprar essa da MSI como a da CoolerMaster que indiquei. Quanto à placa, acho que essa que o Guilherme indicou é a melhor B450 disponível. A minha é muito boa também, mas não está disponível no mercado.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, kdzero disse:

Obrigado novamente! Mas mesmo essa fonte de 450W seria o suficiente com uma 4060? 

Eu disse que até uma fonte de 450W levaria, mas você pode pegar um A650BN, porque quase não existem fontes de 450W de boa qualidade a venda hoje em dia. A única que consigo me lembrar agora é a Cooler Master MWE Bronze V2 450W (versão ACAAB), só que por um pouco a mais valeria pegar a versão de 600W indicada pelo outro colega lá em cima.

O consumo de uma RTX 4060 é menos de 130W (ver imagem abaixo), se você somar o restando do seu PC, que vai consumir menos de 150W, você não tem nem 300W no total.

fg693zM9Loeivbj9fYqEbg.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...