Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5500 com BIOS desatualizada e depois memória RAM


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Antes eu usava uma config: a8 9600/ 16 GB de Ram/ e uma GTX 1050, (placa-mãe a320m-k/Br) eu troquei a gpu por uma rx 580 8 gb e por conta do obvio gargalo comprei um Ryzen 5 5500, contudo, quando o processador chegou notei que o processador a8 9600 não atualizava para a BIOS do Ryzen, acredito eu que por conta de ser muito antigo, então minha ideia foi a seguinte: instalar o Ryzen ligar o PC acessar a BIOS antes de abrir o windows e instalar a BIOS correta por lá, contudo os leds ligaram por um ou dois segundos e logo desligou, então peguei um Ryzen 3 3200 emprestado e consegui atualizar para a BIOS correta (se não me falha a memória é a 6042, mas é a exata do Ryzen 5 5500), quando instalei o Ryzen aconteceu a mesma coisa novamente, ligou os leds e desligou em seguida, reverti a BIOS e instalei o a8 9600 novamente pois ele não aceita a BIOS 6042 e ligou normalmente, devolvi o Ryzen 3 3200 e só depois que me veio a dúvida, e se for a ram? Abri o site da AMD e vi que o minimo era 2666, tenho um pente de 2444 e um de 2666 (por serem clocks diferentes a BIOS limita para 2400, acredito eu que não estão em dual), agora a questão é, se eu colocar o Ryzen 5 só com o pente de 2666 ele pode vir a ligar? E também tem a questão da BIOS, eu conseguiria ligar o PC com a BIOS antiga e tentar dar update acessando a BIOS? 

 

 

Agora um pequeno desabafo, comprei esse processador como novo na Olx, de outro estado, com Olx pay, constava com garantia da plataforma, abri a mediação e uma semana depois deram em parecer ao vendedor, mesmo que ele não responda as mensagens, não deu nenhum suporte, mesmo com a garantia e também a lei do CDC, sobre arrependimento e produtos com defeito, de acordo com eles, são uma plataforma de mediação entre pessoas, por isso os artigos não cobrem, mesmo que eles lucrem com as vendas e dêem garantia... Alguém sabe o que posso fazer em relação a isso?

Obrigado por ler

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O Ryzen 5 5500 tem que funciona com qualquer RAM DDR4, independente se ela é de frequências baixas. O que pode não funcionar é você tentar rodar uma memória com frequência muito alta, mas nesse caso nenhuma memória de alta frequência inicia no PC na frequência alta, você só consegue habilitar isso dentro da BIOS. Por padrão eles vão começar rodando em 2133MHz, 2400MHz ou 2666MHz, que é pra garantir compatibilidade com qualquer sistema.

 

Quando você vai atualizar a BIOS da placa-mãe, a melhor coisa a se fazer é instalar a última versão disponível, que já terá todas as correções para problemas de compatibilidade resolvidos até o momento. Depois que a placa-mãe se torna compatível com o processador a partir de uma versão de BIOS, qualquer BIOS nova terá a mesma compatibilidade.

 

Pra saber se o problema está no processador mesmo, teria que testa-lo em outro PC. Se for comprovado que tem defeito, aí terá que arrumar um jeito de resolver o vendedor, nessa parte não sei te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!