Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como remover pinos do conector de bateria de notebook para usar em projeto


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

O conector é este:

1.jpg.9d9e25c076822ae52d955f094b27b3e4.jpg

E do outro lado:

2.jpg.079083c55de83c1c5f6904e56b0adfc7.jpg

Este conector está na placa-mãe de um Dell, a PWB 13269-1 FX3MC-1 Rev. A00

Não encontrei nenhum material na internet, motivo deste post.

Eu quero aproveitar os pinos deste conector para utilizar eles num projeto de conexões em baterias de notebook, sei que existem os conectores à venda mas, como são muitos modelos de diferentes padrões de pinagens, resolvi usar um fio para cada pino, já que na prática muitos dos pinos não são usados.

Eu estava usando pedaços de lata dobrados para quebrar o galho e agora preferi usar algo mais profissional.

A primeira alternativa seria usar um alicate e ir cortando a placa e depois o plástico do invólucro.

A segunda seria usar soprador térmico para aquecer e remover a peça inteira, para depois cortar o plástico preto.

Qualquer sugestão é bem vinda.

Tentei remover inteiro com o soprador e vi que os dois pinos da extremidade são mais difícieis de se soltar:

3.jpg.da32ddba6b69ea1931c475c4844f9177.jpg

O pino que preciso é este:

  4.jpg.46e30f9db5d00c6f95036cc878485d2a.jpg

E para finalizar, o detalhe do plástico que envolve o pino:

5.jpg.0bd874ef9fdb6a061c97a63c389817c0.jpg

Sem segredos, simplesmente envolve o pino.

Usei um alicate de corte para quebrar o plástico e liberar os outros pinos sem danos:

Corte.jpg.71e079c5f62ee3effc0f33f41f435fc0.jpg

A próxima parte é soldar o fio no pino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que é esta coisa preta na solda?

Já que tens a opção de cortar a placa, corte de forma a aproveitar as trilhas como contato. Atenção aos extremos em curto. Se insistir em remover pra soldar em outra placa, além das opções por ti citadas há uma que envolve um cadinho com estanho derretido que provavelmente não o possuis. Deixe todos os pinos dentro do estanho quente por um bom tempo e depois puxe. Cuidado pra não pegar nos contatos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, .if disse:

O que é esta coisa preta na solda?

Eu também fiquei curioso e observei que parece ser alguma espécie de plástico derretido ou tinta, imagino eu que seja destinado a proteção de curto circuito que está ausente no restante da placa.

Olhando mais de perto, depois de arrancar os pinos:

plstico.thumb.jpg.0808a40ab93f4be7eda6cb8680d2d764.jpg

O material da parte preta é duro e quebradiço mas, com o calor ficou mole.

A placa é exatamente a do post abaixo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Pincipi disse:

depois de arrancar os pinos:

Então você já detonou a peça. Esqueci de dizer antes que já que tens um soprador, poderia usar ele pra dar uma bela preaquecida ou até manter soprando e simultaneamente usar um soldador com sugador de solda - as vezes colocando mais solda pra otimizar a remoção. Um espaguete "garrote" na ponta do sugador evita seu derretimento...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, a opção por tirar a peça inteira seria para aproveitar ela assim como está mas, no meu caso prático mesmo tirando ela inteira, eu iria detonar a peça porque quero usar os pinos em separado.

Opes.thumb.jpg.070cfafd88a33f4ddf47728744e60412.jpg

O número 3 é como eu estava usando antes, uma chapinha de metal dobrada prendendo no pino.

Agora meu projeto é soldar os pinos ou na posição 1 ou na posição 2:

opes2.jpg.87c9faa1322128cfbc81ed0b90798d27.jpg

A posição 1, a de cima, parece ser mais atraente e prática do que a posição 2, a de baixo.

Em ambos os casos, dá para conectar no plug com o fio para cima ou deitado.

Apenas acho que a posição 1 terá uma área de solda maior e assim desta forma, fica mais firme ou mais difícil de se soltar.

Pensando melhor:

Melhoropo.jpg.235d46dd67c2a809ef941640eb36ef6d.jpg

Acho que se desmontar a capa da ponta, abrir parte do terminal e soldar conforme a foto, eu teria opção de ponta dupla, podendo ser usada a ponta original ou a ponta do terminal de bateria.

Tem que levar em conta que estou aproveitando o cabo original com ponta macho num lado e ponta fêmea no outro lado, onde encaixa no aparelho que tem a ponta macho.

Eu não tenho estes terminais para montar um novo cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim entendi.. acho.. Você quer fabricar um conector personalizado. Uma ideota é você colocar fita crepe tapando a bateria e furar empurrando o terminal até o ponto de contato total. Solde os fios.. Com outra fita faça algo como uma caixinha dando-lhe um molde e meta-lhe cola quente ou o que lhe aprouver. Aguarde endurecer, remova e remova a fita. Pronto: seu conector estilo diy...  😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Acabei usando a ideia de abrir parte do terminal e encaixar o pino e dar uma leve apertada antes da solda. Ficou assim:

objetivo.jpg.7b3ccbe5a46aace7aa0b5dd331926163.jpg

Mantive a ponta original e o pino ficou a 90 graus, desta forma posso usar o mesmo cabo para encaixar no terminal da bateria e também encaixar no plug fêmea:

objetivo2.jpg.36b737619fb572ab71ff40d8b6b4a08e.jpg

A principio eu não vi necessidade de isolar o ponto de solda mas, quando fiz os encaixes de teste percebi que estavam perigosamente muito perto um do outro e poderiam dar algum curto eventual, sem contar que daria outro aspecto ao cabo.

As capas pretas originais são muito grossas a ponto de não conseguir encaixar um cabo ao lado do outro então, restou a opção de usar fita isolante ou durex como vedação e ainda com mais duas funções, a primeira para servir de "pega", ficando mais fácil segurar, encaixar e soltar; a segunda função é servir de etiqueta de identificação.

Fazendo um sanduíche com um furo para passar o terminal igual fiz abaixo com uma fita isolante branca e uma etiqueta colada em cima:

isolante.jpg.74fe4656d113046c3442c4cdab9bdc26.jpg

Eu também poderia usar fitas isolantes de cores diferentes, sendo que, no caso de uso do durex, duas camadas dele seriam tão grossas como a fita isolante e entre elas pode colocar um pedaço de papel com a identificação desejada.

Meu objetivo foi alcançado, agora é só me divertir com a nova função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!