Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso utilizar Fans Aigo AR-12 no WaterCooler Gamdias Chione M2-240R?


Posts recomendados

Fala, meus nobres.

 

Então, comprei o Watercooler Gamdias Chione M2-240R RGB Preto 240mm (segue imagem) e ele veio com uma controladora da mesma marca, porém as fans são caras e eu precisaria comprar mais algumas para melhorar meu airflow do gabinete. Pensando nisso achei as fans ar-12 da Aigo (segue imagem) no aliexpress com as fans necessárias e a controladora.

Minha duvida seria: Posso utilizar as fans da Aigo juntamente com a bomba do mesmo Watercooler da gamdias? Neste caso eu substituiria as fans da gamdias por todo o kit da aigo. Tentei achar fóruns explicando sobre esse assunto em específico, mas não achei uma dúvida semelhante.

 

Muito obrigado desde já!

img_wc.jpg

fan_ar15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a aigo tem alguns modelos diferentes, o mais barato vem com conector 6 pinos, ou seja só ligam e funcionam com a controladora q tem saida 6 pinos e ficam a 100% de vleocidade o tempo todo, não é o ideal pra colocar no radiador, além de serem fracas, se for pegar recomendo q se certifique q seja o modelo q vem com os conectores 4 pinos de pwm e conector de argb separados, são um pouco mais fortes e você consegue configurar a velocidade adequada pra melhor performance

 

e vale lembrar q o ideal é colocar o conector da bomba sozinho e de preferência configurar para a bombar manter 100% de velocidade, bombas de sistema selado normalmente são bem fracos e se colocar pra variar a velocidade vai perder MUITO de performance

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe diferença entre fans que vão no gabinete e fans que vão instaladas em air coolers/water coolers. As fans comuns de gabinete não precisam ser muito robustas, podem ser das mais baratinhas, porque elas só precisam mover o ar de dentro pra fora e vise-versa, então as especificações delas não mudam tanto na prática. As fans que vão nos coolers geralmente focam e aplicar ar com uma pressão maior sobre o radiador, são fans mais caras. E as fans de water cooler também podem alcançar velocidades bem mais altas quando precisa, acima dos 2000 RPM, mas as ventoinhas do gabinete não precisam passar dos 1200 RPM, até porque seria insuportável ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sabe me informar se a controladora da Gamdias pode ser conectada a outra controladora para sincronizar todas as fans e eu utilizar apenas um controle para tudo? Pensei também em pegar fans da risemode que já vem com controladora. Preciso de mais 3 fans para melhorar o airflow do meu gabinete (atualmente meu processador está batendo 70Cº na max quando estou jogando).

fans_risemode.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Diegombb disse:

@GuilhermeGB Sabe me informar se a controladora da Gamdias pode ser conectada a outra controladora para sincronizar todas as fans e eu utilizar apenas um controle para tudo? Pensei também em pegar fans da risemode que já vem com controladora. Preciso de mais 3 fans para melhorar o airflow do meu gabinete (atualmente meu processador está batendo 70Cº na max quando estou jogando).

fans_risemode.png

Mas será que seu problema realmente será resolvido com mais ventoinhas mesmo? Está me parecendo um típico caso de gabinete sem circulação de ar, qual seria o gabinete que você usa? Tem gente que enche o gabinete de ventoinha, mas não adianta nada porque o próprio gabinete não tem entradas e saídas suficientes para o ar circular com eficiência. Essa temperatura de 70ºC, apesar de não ser perigosa, não parece legal para quem usa um water cooler.

 

De qualquer forma, até onde eu sei, para sincronizar as controladoras, acho que você depende da sua placa-mãe ter suporte para conexão RBG e você fazer a sincronização pelo sistema próprio dela, ou até pelo novo recurso de controle RGB do Windows 11 (que ainda não sei se está liberado para o público).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O gabinete que uso é um PICHAU MAGPIE III, porém sem o vidro frontal (removi ele e coloquei uma tela de poeira para tentar amenizar o pó que estava entrando pela frente do gabinete). Outro ponto é que moro no nordeste e atualmente está bem quente na minha cidade.

 

Pensei na adição de mais ventoinhas para tentar melhorar o fluxo do ar dentro do gabinete.

 

E antes que eu me esqueça, deixei o radiador do watercooler em modo push-and-pull para tentar melhorar ainda mais a temperatura.

asdasd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Diegombb disse:

O gabinete que uso é um PICHAU MAGPIE III, porém sem o vidro frontal (removi ele e coloquei uma tela de poeira para tentar amenizar o pó que estava entrando pela frente do gabinete). Outro ponto é que moro no nordeste e atualmente está bem quente na minha cidade.

 

Pensei na adição de mais ventoinhas para tentar melhorar o fluxo do ar dentro do gabinete.

 

E antes que eu me esqueça, deixei o radiador do watercooler em modo push-and-pull para tentar melhorar ainda mais a temperatura.

Na época que fui comprar um gabinete novo fiquei de olho nele, mas não tinha me ligado nessa questão do vidro frontal, e depois de ver várias reclamações de superaquecimento, desisti. Sem o vidro na frente ele deve fornecer um fluxo de ar adequado, mas tem que ver também como você posicionou as ventoinhas, isso faz diferença. E como ele não tem tela na parte frontal, também deve sujar bem facilmente, eu acredito.

 

Sugiro você pegar uma das três ventoinhas frontais e colocar na parte de trás do gabinete, deve ser mais efetivo. O water cooler também você deve colocar na parte superior com as duas ventoinhas soprando o ar pra fora do gabinete e em cima do radiador, pra não deixar o calor do radiador ficar dentro do gabinete, e as ventoinhas dele já ajudam a remover o calor interno.

 

O Adrenaline fez um artigo bem completo e interessante sobre o posicionamento e quantidade de ventoinhas no gabinete, com air cooler e water cooler, dê uma olhada:

 

https://www.adrenaline.com.br/artigos/como-instalar-ventoinhas-no-pc-testes-completos-com-todos-os-ajustes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Batata Defumada alterou o título para Posso utilizar Fans Aigo AR-12 no WaterCooler Gamdias Chione M2-240R?

@GuilhermeGB Dei uma lida no artigo e vi que preciso só acrescentar mais duas fans na parte superior (ele so suporta 240mm na grade superior). Deixei as três frontais jogando ar para dentro e o water cooler em push-and-pull com as fans que vieram com ele e adicionei uma na saida do gabinete.

 

Vou tentar comprar as fans aeolus da gamdias e manter o padrão da controladora, e com essas novas tentar arrumar as fans do gabinete para deixar mais correto o fluxo.

 

Muito obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!