Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer overclock no Ryzen 5 5600?


Posts recomendados

@GuilhermeGB Sim não pude testar muito ontem... só quase 2H kkkkk

 

Mas quero testar opções melhores abaixo dos 4300, pois acho que tem alguma coisa na BIOS que quando chega nos 4300 apresenta problemas... consumo vai nas alturas...

 

Talvez eu trave em 4275Mhz, dai seria interessante testar no CTR para descobrir qual a tensão mínima que ele suporta... Talvez o CTR chegue próximo dos 1.175V (igual o seu 3600).. já que os 2 processadores tem o mesmo núcleo Zen2...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Talvez eu trave em 4275Mhz, dai seria interessante testar no CTR para descobrir qual a tensão mínima que ele suporta... Talvez o CTR chegue próximo dos 1.175V (igual o seu 3600).. já que os 2 processadores tem o mesmo núcleo Zen2...

Vai depender do silício que você tem aí, tem muitos 3600 por aí que não consegue sequer estabilizar uma frequência de 4200MHz abaixo de 1.30V, os primeiros modelos mesmo só acima de 1.40V. No review do TechPowerUp no lançamento do 3600, eles conseguiram 4150MHz a 1.40V ou 4125MHz a 1.37V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o CTR, verifiquei que ele reiniciou com 4400Mhz a 1.375V, que foi a tensão que informei para ele iniciar.

Depois ele sugeriu 4.3 a 1,375V (que é 100Mhz a menos que o máximo que ele achou estabilidade), porém, fui e setei os limites do PBO, diretamente na BIOS, por exemplo...

Durante os testes a 4375Mhz ele marcou 39.9A no CPU TDC, 52.4W CPU PPT, CPU EDC 87A. (Interessante ele conseguir consumo de 52W para 4375Mhz...)

Fui na BIOS e setei uns 5 a mais de cada item no PBO.

E nos testes de Cinebench R23, deu 9645 Pontos máx 76ºC 93W consumo, porém jogando Cyberpunk, marcou 72W de consumo máximo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconfio que seja o clock da memória muito alto (FCLK por consequência) que esteja fazendo reiniciar no Prime95...

Achei este site, a pessoa usa o 4600G com o mesmo cooler, Ag400, e a 4.2 1.31V, praticamente o mesmo que eu tentei, e o dele roda beleza....

Fim de semana vou experimentar voltar as memórias no automático para testar... E quem sabe eu passe da barreira mágica dos 4400Mhz...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Confirmei o problema com o FCLK, era ele mesmo o problema... Deixei no automático e em 4000 e foi beleza, consegui melhorar de Cl19-25 para Cl19-21, já deu uns 5GB/s a mais na leitura e escrita...

 

Quanto ao OC no CPU, tive resultados...

 

O melhor que consegui foi deixar no automático no PBO, setei PPT 100W, TDC 70A,  EDC 100A e o Max CPU Boost clock em 200Mhz (partindo dos 4300 padrão da BIOS, apesar de ser 4200 o padrão do Ryzen 5 4600G).

 

Então, executando prime95, ele baixa para 4100 4166 +/-, e chega nos 90/100W fácil...

Executando o Cinebench, fica nos 90W e em torno de 4320 +/-, não dá uma pontuação igual a 4375, que consegui mas pelo menos não trava em outras tarefas...

Jogando ou em outras tarefas mais básicas, ele alcança os 4500 facilmente...

 

Acima dos 100W não vi nenhuma vantagem, acaba por esquentar muito... Ah falando nisso, a temperatura não passou dos 75º no prime/cinebench, em jogos fica nos 60º/65º, isso que nem fiz o Curve Optimizer ainda...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2024 às 16:22, Shaman93 disse:

O que o Curve Optimizer (CO) faz é um undervolt sob medida com possibilidade de aplicação pra cada núcleo individual. Isso faz com que o núcleo consiga atingir o mesmo clock com uma tensão menor, ou um clock maior com a mesma tensão. No meu 5600G rodo com todos os núcleos a 4,65 GHz e dificilmente passa de uns 70 graus. O CO leva em consideração as individualidades do chip, testando individualmente a estabilidade de cada núcleo, a capacidade da placa-mãe e a temperatura. Não acerta 100% (as vezes ainda pode estar instável e ser necessário um pequeno ajuste manual), mas facilita muito. É tipo um ClockTuner, mas melhorado e projetado pelos engenheiros da AMD.

 

Se tem um cooler razoável, minha sugestão é a seguinte: põe 'auto overclocking' e toca todos os parâmetros (boost override cpu, ppt, tdc, edc, etc.) no máximo. Depois manda rodar o curve optimizer no modo 'per core'. Deve levar em torno de umas 2 horas pra completar, com o PC reiniciando várias vezes (a cada vez, tem que abrir o Ryzen Master de novo e ele continua rodando). Deixa todos os outros programas fechados e não usa o PC enquanto isso. No final vai dar um conjunto de 6 números negativos, isso é o undervolt máximo que ficou estável em cada núcleo. Manda aplicar e reinicia o sistema. Vai ter um overclock + undervolt automático sob medida pro teu processador.

Os valores do CO variam de acordo com a solução térmica da CPU? Uma refrigeração agressiva permitiria maiores valores de undervolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não achei nada sobre CurveOptimizer no meu PC, nem no Ryzen Master, nem na BIOS. Será mesmo que tem isso nos Ryzen G?

Acho que é só nos Ryzen 5000. Site

Uma coisa útil que achei... Os valores padrões do PBO:

Potencia / PPT / TDC / EDC

65W / 88W / 75A / 150A

105W / 142W / 110A / 170A

120W / 162W / 120A / 180A

170W / 230W / 160A / 225A

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette você tinha dito que viu sobre PBO2 ser compatível com o 4600G no site da AMD, mas acho que você confundiu. O que eu vi lá é que ele tem o Precision Boost 2, não é a mesma coisa que Precision Boost Overdrive 2. O Precision Boost Overdrive 2 só foi introduzido a partir dos processadores com arquitetura Zen 3.

 

Veja o que a AMD diz sobre o Precision Boost 2:

 

Citação

O Precision Boost 2 é uma tecnologia de maximização de desempenho disponível em todos os processadores das séries AMD Ryzen™ e Ryzen™ Threadripper™ 2000 (ou mais recentes). Essa tecnologia consegue aprimorar o desempenho do seu PC aumentando a velocidade do relógio, o que faz com que o seu processador — e seus aplicativos — funcionem mais rapidamente. E o melhor de tudo, o Precision Boost 2 é inteiramente automático: os processadores inteligentes da AMD têm um sofisticado conjunto de sensores destinados a analisar as condições dentro do seu PC, tornando cada vez mais frequente a decisão de "ir mais rápido".

 

Fonte: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/cpu-pb2

 

Ou seja, é só a tecnologia de boost deles, e pelo que dá pra entender, é a mesma tecnologia desde a primeira geração Ryzen.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Pois é. Problema é que o 5600 tá caro... 870 eu acho caro... Um 5700 tá 1089, pouca diferença... mas vale a pena o 5700X, 1198, e é PCI 4 e tem uns 5% (no single core) e 10% (no multi core) melhor desempenho do que o 5700. 5700X3d ainda não dá para mim hehehehe Mas vamos ver... Já fico bem feliz com 5700X.

Um 5600X tem 3% mais desempenho do que o 5600, mas custa quase 20% mais... Vai entender...

É uma confusão essas numerações...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette eu também ficaria feliz já com um 5700X, mas enquanto mais eu demorar pra trocar (provavelmente não antes do ano que vem), menos vai compensar pegar ele. Daqui pouco meses sai a 2ª geração AM5 que deve oferecer nível de desempenho em jogos dos 7000X3D nos modelos normais, o que já seria uns 50% acima dos 5000 (não-3D).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O Ryzen 5 8600G tá bem interessante... 3250 vs 3828 (no single) e 21571 vs 25154 (no multi) (5600 vs 8600G) site e ainda vem com uma iGPU "decente". R$ 1360,00, problema é custo da placa AM5, mas já tem escolhas mais econômicas... e das memórias, mas já ficaria pronto pros Ryzen 9000 (Assim espero...)

E se comparar 5700X vs 8600G, fica assim (site)..

  3385 vs  3828 (single)

26716 vs 25154 (multi)

Bem interessante, mas é 6 contra 8 também...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette no caso você já teria placa de vídeo, ou não? Porque o R5 7600 está o mesmo preço do 8600G, só que é um CPU bem mais rápido nos jogos por causa do cache L3. Mas como você disse, o custo da plataforma AM5 está alto demais, tanto pelas memórias quanto pelas placas-mãe (principalmente pelas placas-mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette ah sim, entendi o que você quis dizer. Mas é importante lembrar que a iGPU vai render melhor enquanto melhor for a memória RAM que você tiver, então pode não ser muito interessante colocar qualquer memória. Fora que numa configuração com placa de vídeo você ainda ficaria tranquilo com 16GB de RAM, numa configuração com iGPU já seria melhor investir logo em 32GB (2x16GB por causa do dual-channel), o que aumentaria muito o preço. Seria uma boa se lançassem logo os tais módulos de 12GB DDR5 pra fechar 24GB e economizar um pouquinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador

Recomendação de valores que posso colocar né PPT, TDC e EDC na BIOS?

Estão respectivamente 110, 100 e 140.

 

Testei 4,7ghz com 1.25v. No primeiro teste do Ryzen Master deu certo e no segundo reiniciou. Vou aumentar e tensão e ver o que acontece.

Ficou assim:

Captura de tela 2024-04-20 170237.pngCaptura de tela 2024-04-20 164348.pngCaptura de tela 2024-04-20 170058.png

 

Agora, o "problema" é que o clock fica travado em 4,7ghz.

Como posso fazer para não deixar travado no 4,7ghz?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou se você setar o clock manualmente, ele vai ficar travado nisso. O clock só vai ficar livre se você deixar no modo automático, no máximo vai poder usar o PBO.

 

59 minutos atrás, Pedroou disse:

Recomendação de valores que posso colocar né PPT, TDC e EDC na BIOS?

Estão respectivamente 110, 100 e 140.

Depende, primeiro você pode colocar alguns valores bem altos aí para fazer testes de overclock e tal, aí você vai observando pelo HWiNFO64 quais valores seu processador está atingindo na prática no overclock que você quer usar. Depois disso você pode voltar na BIOS e deixar em valores que você viu na prática ou tentar ir reduzindo aos poucos até o ponto que o desempenho não fica muito afetado.

 

Lembrando que o EDC é o valor de pico que o VRM pode atingir, as vezes se você deixar um valor muito alto, ele vai atingir valores altos também, o que nem sempre quer dizer que será o melhor cenário.

 

Tem um tópico num fórum gringo onde o cara fez um gráfico testando valores de EDC no 5950X dele, e verificando a pontuação no CPU-Z. O EDC padrão desse processador é de 140A, e ele testou valores de 75A até 200A.

 

5950x_cpu-z_score_vs_edc.svg

 

Fonte: https://forums.overclockers.co.uk/threads/performance-impact-of-edc-on-Ryzen-cpus.18920895/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!