Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Recentemente adquiri 2x pentes de 8gb 3200mhz da XPG e eu já tinha 2x8gb instalados da marca chinesa Gloway 3200mhz. Primeiro eu removi as memórias da Gloway que já estavam no PC porque eu queria limpar um pouco, após isso eu instalei as 4x memórias e liguei o PC, ele começou a reiniciar após uns ~10s e ficava assim o tempo todo, com a tela preta sem dar Vídeo.

Eu já testei as memórias isoladamente e todas estão funcionando, porém quando eu misturo a memória da XPG e a memória da Gloway o pc fica reiniciando ou apenas fica em tela preta.

Alguém consegue me ajudar? Eu preciso resetar a BIOS? Será que pode ser a fonte ou a falta de suporte da placa-mãe/processador?

Setup:

Ryzen 5 2600

placa-mãe b450m steel legend

Fonte Sharkroom 650w 80 Plus Bronze

memória Gloway 8gb 3200mhz CLT 16-18-18-38 1.35v

Placa de Vídeo GTX 1660 TI

SSD NVMe 256gb + SSD normal 1TB

Postado

Faz um teste em 2666, se ligar tudo normal, pode ser que os parâmetros XMP não servem para os 2 tipos de memórias que voce tem instalados...

Uma saída é ajustar os timmings manualmente.

Verifica os timmings com cada par de pente e defina manualmente o "pior" deles, provavelmente deva resolver o problema...

Postado

@Pedro Math.pi eu fiz isso, porém o problema continua, testei em 2133mhz, 2666mhz e 3200 em XMP.

Lembrando também que antes quando eu estava usando a memória da Gloway, elas estavam em XMP a 3200mhz.

Eu também fiz o teste colocando 1x memória da XPG e 1x memória da Gloway, porém continua sem dar vídeo… Lembrando que quando eu ecoloco as memórias iguais, funciona normalmente.

@Rodrigo J Polette eu faço isso na BIOS? Tem algum tutorial que eu posso seguir?

2809F43F-D68A-48A4-9626-D95CB44EAC09.jpeg

05E31BD3-1112-42C8-BC5E-2380540F3D45.jpeg

Postado

Eu usei 4 de 4G 2400 num R5 2400G, mas ele liga a 3200 sim... Começa da dar problema perto de 3433.

Lembrando que Ryzen 2400G é Zen1 e o seu 2600 já é Zen+, então deve ter melhor suporte a memórias de alta velocidade.

Postado
Em 28/02/2024 às 15:14, joaovco disse:

Olá pessoal,

Recentemente adquiri 2x pentes de 8gb 3200mhz da XPG e eu já tinha 2x8GB instalados da marca chinesa Gloway 3200MHz. Primeiro eu removi as memórias da Gloway que já estavam no PC porque eu queria limpar um pouco, após isso eu instalei as 4x memórias e liguei o PC, ele começou a reiniciar após uns ~10s e ficava assim o tempo todo, com a tela preta sem dar Vídeo.

Eu já testei as memórias isoladamente e todas estão funcionando, porém quando eu misturo a memória da XPG e a memória da Gloway o pc fica reiniciando ou apenas fica em tela preta.

Alguém consegue me ajudar? Eu preciso resetar a BIOS? Será que pode ser a fonte ou a falta de suporte da placa-mãe/processador?

Setup:

Ryzen 5 2600

placa-mãe b450m steel legend

Fonte Sharkroom 650W 80 Plus Bronze

memória Gloway 8GB 3200MHz CLT 16-18-18-38 1.35v

Placa de Vídeo GTX 1660 TI

SSD NVMe 256GB + SSD normal 1TB

Se os pares funcionam sozinhos quando só eles estão na motherboard, já que os últimos módulos são novos, sugiro trocá-los por outra marca e/ou modelo.

Tenta também colocar os pares no mesmo canal. 

Como último recurso, atualize a sua BIOS.

Memória é o mais chato de se trabalhar por conta desses problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!