Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo Comprar Um Nobreak Usado?


Posts recomendados

É uma boa ideia comprar um nobreak usado? O que pode dar errado?

 

Estou vendo um Lacerda. Online de conversão dupla. 2kva. FP: 0,98. 1960w. 4 baterias internas de 12v 7a, podendo ser conectado uma bateria externa de 48v 7a.

 

Não tem garantia mas foi revisado (de acordo com o vendedor) e está tudo funcionando. Talvez eu possa trocar as baterias por novas se me recomendarem.

 

Tirando isso, se algo der errado, ele pode causar danos sérios ao meu computador? É muito difícil aprender a consertar caso ele simplesmente pare de funcionar?

 

Também, de quanto em quanto tempo devo trocar essas baterias internas de 12v 7a?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde, bem vai depende do tempo de uso do nobrek é quanto tempo ele ficava ligado. Sinceramente eu não aconselho, fonte, nobrek é por ai qualquer coisa que controla a energia dos componentes usado. Além do mais como você citou ele não possui garantia. Nem de pelo menos uns 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaptaAngolan  Boa tarde. Um novo custa 1/3 do preço da minha placa de Vídeo, que já é uma das mais caras (3090). Realmente é difícil empurrar essa conta. Pelo preço que está esse, talvez seja melhor do que nenhum nobreak, não? Essas coisas não são consertadas? Tipo, não é uma coisa muito descartável. Se ele parasse de funcionar, seria muito difícil aprender a consertar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, nnewmann disse:

Essas coisas não são consertadas? Tipo, não é uma coisa muito descartável

Sim, bem o nobreak em sir pode troca as coisas não funcionam. Como bateria, fusível. . .
 

11 minutos atrás, nnewmann disse:

seria muito difícil aprender a consertar?

Por ser algo que controla a energia, acredito que sim pode ser algo difícil de aprender à conserta. Mas claro a internet tá vários vídeos ensinando a como consertar. Bem, se o nobreak estive funcionando certo, temperatura legal. É o tempo de uso dele não for muito grande. Acredito que você possa pegar o nobreak usado. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, CaptaAngolan disse:

Sim, bem o nobreak em sir pode troca as coisas não funcionam. Como bateria, fusível. . .
 

Por ser algo que controla a energia, acredito que sim pode ser algo difícil de aprender à conserta. Mas claro a internet tá vários vídeos ensinando a como consertar. Bem, se o nobreak estive funcionando certo, temperatura legal. É o tempo de uso dele não for muito grande. Acredito que você possa pegar o nobreak usado. 
 

O perigo mesmo mora nas baterias, não? Esses nobreaks mais robustos, e por assim dizer, "industriais", são construidos para que não passem nenhum problema da rede eletrica ou do próprio funcionamento para os componentes que nele estão conectados, é isso? Um cara me falou que a empresa que trabalhava comprou vários nobreaks usados de qualidade mais ou menos e um deles pegou fogo, porém não houve danos ao computador, e ele acredita que o problema tenha sido na bateria. Então trocando as baterias, não tem muito que dar errado, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, nnewmann disse:

Tirando isso, se algo der errado, ele pode causar danos sérios ao meu computador?

 

a priori, não..

 

49 minutos atrás, nnewmann disse:

É muito difícil aprender a consertar caso ele simplesmente pare de funcionar?

 

dependendo do q seja o problema, provavelmente.. se der pau na parte eletronica, você so vai resolver se souber eletronica.. ou então, mandar pra alguém q conserte ou saiba!

 

50 minutos atrás, nnewmann disse:

Também, de quanto em quanto tempo devo trocar essas baterias internas de 12v 7a?

 

baterias de nobreak devem ser trocadas pelo menos a cada 2 anos.. eu troco a minha anualmente porque esse ano mesmo, por exemplo, eu ja tive problema com uma bateria q foi trocada no inicio de 2023 e ela simplesmente inchou toda.. então eu mesmo faco a troca religiosamente a cada ano..

 

afinal de contas, o que é um nobreak sem as baterias em perfeito estado? só um peso morto

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

a priori, não..

 

 

dependendo do q seja o problema, provavelmente.. se der pau na parte eletronica, você so vai resolver se souber eletronica.. ou então, mandar pra alguém q conserte ou saiba!

 

 

baterias de nobreak devem ser trocadas pelo menos a cada 2 anos.. eu troco a minha anualmente porque esse ano mesmo, por exemplo, eu ja tive problema com uma bateria q foi trocada no inicio de 2023 e ela simplesmente inchou toda.. então eu mesmo faco a troca religiosamente a cada ano..

 

afinal de contas, o que é um nobreak sem as baterias em perfeito estado? só um peso morto

Essas baterias só duram dois anos? Então a cada dois anos preciso comprar 4 baterias 12v 7a? Elas custam mais ou menos quanto, R$75? 75x4=300. A cada 2 anos tenho que gastar 300 reais em bateria? Meio caro isso, logo para mim que comprou uma fonte melhor porque na classificação Gold ela tem eficiência maior e isso ia economizar nas contas de luz. Agora com 200 reais a cada 2 anos acabou minhas margens. Minhas margens foram destruídas!

 

Tem como comprar e usar só uma bateria, mesmo que dentro caibam 4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, nnewmann disse:

Essas baterias só duram dois anos? Então a cada dois anos preciso comprar 4 baterias 12v 7a? Elas custam mais ou menos quanto, R$75? 75x4=300. A cada 2 anos tenho que gastar 300 reais em bateria? Meio caro isso, logo para mim que comprou uma fonte melhor porque na classificação Gold ela tem eficiência maior e isso ia economizar nas contas de luz. Agora com 200 reais a cada 2 anos acabou minhas margens. Minhas margens foram destruídas!

 

 

não é q duram so 2 anos, mas não vão muito alem disso não principalmente se o uso for constante!

 

afinal de contas, um nobreak so funciona da forma q se espera se tiver as BATERIAS boas.. tem gente q fica reciclando, reutilizando, revivendo baterias colocando acido dentro mas não tem como você fugir da questão do desgaste delas.. uma hora, vai ser necessária a troca

 

no meu caso em especifico, como meu nobreak alimenta servidor e modem com roteador, é imprescindível q as baterias estejam boas e sejam trocadas anualmente.. massssssssssss, cada um faz a troca da forma q quer e no tempo q quer! 

 

temos q ter em mente q trocar as bateria de um nobreak é igual a revisao q você faz no carro, para q ele sempre se mantenha funcionando como se espera.. eu ja fui do tipo de negligenciar em trocas de baterias passando 4 ou mais anos sem trocar e no fim eu so tive é prejuizo detonando os nobreaks! 

 

11 minutos atrás, nnewmann disse:

Tem como comprar e usar só uma bateria, mesmo que dentro caibam 4?

 

ter, tem, a não ser q esse nobreak precise q essas baterias estejam ligadas em serie ou paralelo.. mais ai é melhor você comprar um nobreak q so precise usar uma bateria né.. quando você coloca mais baterias, a autonomia aumenta.. então se você não precisa ficar muito tempo com aparelhos ligados em uma falta de energia, um nobreak q comporte apenas 1 bateria já será suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

não é q duram so 2 anos, mas não vão muito alem disso não principalmente se o uso for constante!

 

afinal de contas, um nobreak so funciona da forma q se espera se tiver as BATERIAS boas.. tem gente q fica reciclando, reutilizando, revivendo baterias colocando acido dentro mas não tem como você fugir da questão do desgaste delas.. uma hora, vai ser necessária a troca

 

no meu caso em especifico, como meu nobreak alimenta servidor e modem com roteador, é imprescindível q as baterias estejam boas e sejam trocadas anualmente.. massssssssssss, cada um faz a troca da forma q quer e no tempo q quer! 

 

temos q ter em mente q trocar as bateria de um nobreak é igual a revisao q você faz no carro, para q ele sempre se mantenha funcionando como se espera.. eu ja fui do tipo de negligenciar em trocas de baterias passando 4 ou mais anos sem trocar e no fim eu so tive é prejuizo detonando os nobreaks! 

 

 

ter, tem, a não ser q esse nobreak precise q essas baterias estejam ligadas em serie ou paralelo.. mais ai é melhor você comprar um nobreak q so precise usar uma bateria né.. quando você coloca mais baterias, a autonomia aumenta.. então se você não precisa ficar muito tempo com aparelhos ligados em uma falta de energia, um nobreak q comporte apenas 1 bateria já será suficiente

Usar baterias não ideais pode desgastar mais rápido os componentes internos do nobreak? Eu queria esse porque ele parece ser muito bom, mas por R$150/ano de bateria talvez tenha que repensar. Se ele for com baterias em série ou paralelo, há algum problema em usar somente uma bateria? Mas provavelmente não é já que ele aceita uma bateria externa de 48v. Provavelmente ele precise das quatro baterias 12v para funcionar. Quantos Volts precisaria para produzir 2000 Watts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, nnewmann disse:

Quantos Volts precisaria para produzir 2000 Watts?

 

não é assim q se faz o calculo

 

o nobreak tem essa informacao de quantos watts suporta nas especificacoes tecnicas dele.. geramente é um valor em VA.. dependendo do fator de potencia dele, temos como saber

 

 

 

por exemplo.. um nobreak de 1200 VA cujo fator de potencia seja 0.5... 

 

é so pegar e dividir 1200 por 0.5.. esse resultado indica que o nobreak suporta uma carga de 600 Watts.... e por ai vai

 

 

mas para calcular, você precisa ter esses 2 parametros.. 

 

 

quanto maior for o fator de potencia, melhor é o nobreak, pois desperdica menos energia em calor..

 

5 minutos atrás, nnewmann disse:

Usar baterias não ideais pode desgastar mais rápido os componentes internos do nobreak?

 

o q seriam baterias não ideiais? qualquer coisa q esteja fora dos padroes especificados do fabricante pode sim ocasionar problemas.. nunca devemos descartar essas possibilidades

 

6 minutos atrás, nnewmann disse:

Se ele for com baterias em série ou paralelo, há algum problema em usar somente uma bateria?

 

se o circuito todo necessitar q as 4 estejam conectadas para funcionar, provavelmente com 1 bateria nem funcione...

 

7 minutos atrás, nnewmann disse:

Provavelmente ele precise das quatro baterias 12v para funcionar.

 

exatamente, se for de 48v, ai so com 4x12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

não é assim q se faz o calculo

 

o nobreak tem essa informacao de quantos watts suporta nas especificacoes tecnicas dele.. geramente é um valor em VA.. dependendo do fator de potencia dele, temos como saber

 

 

 

por exemplo.. um nobreak de 1200 VA cujo fator de potencia seja 0.5... 

 

é so pegar e dividir 1200 por 0.5.. esse resultado indica que o nobreak suporta uma carga de 600 Watts.... e por ai vai

 

 

mas para calcular, você precisa ter esses 2 parametros.. 

 

 

quanto maior for o fator de potencia, melhor é o nobreak, pois desperdica menos energia em calor..

 

 

o q seriam baterias não ideiais? qualquer coisa q esteja fora dos padroes especificados do fabricante pode sim ocasionar problemas.. nunca devemos descartar essas possibilidades

 

 

se o circuito todo necessitar q as 4 estejam conectadas para funcionar, provavelmente com 1 bateria nem funcione...

 

 

exatamente, se for de 48v, ai so com 4x12v

2kva com o fator de potência de 0,98o que dá 1960w. Queria saber quantos Volts para Watts porque talvez uma única bateria de 12v não consiga suprir quase 2000w. Então eu saberia se dá para ligar em uma só. Por baterias não ideais quero dizer mais desgastadas. Nas especificações diz tensão de barramento: 48Vcc. Será que tem jeito de fazer funcionar com menos? Não pretendo utilizar os 2000w, realmente mais como 25% disso, o que uma RTX3090 gaste. voce disse que acabou torrando seus nobreaks por causa das baterias, o que quis dizer com isso? Os componentes internos do nobreak podem ser desgastados antes da hora ou em demasia se usadas baterias fracas/desgastadas, negligenciar a troca periódica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, nnewmann disse:

voce disse que acabou torrando seus nobreaks por causa das baterias, o que quis dizer com isso?

 

circuitos de todos eles foi pro saco, tive q vender

 

atualmente tenho um comprado em 2018 cujo cuidado é como falei, e desde então funcionando perfeitamente bem...

 

34 minutos atrás, nnewmann disse:

Queria saber quantos Volts para Watts porque talvez uma única bateria de 12v não consiga suprir quase 2000w.

 

provavelmente não mesmo..

 

34 minutos atrás, nnewmann disse:

Será que tem jeito de fazer funcionar com menos?

 

ai so testando, como é algo q você quer comprar de alguém, poderia questionar isso ao vendedor..

 

35 minutos atrás, nnewmann disse:

Os componentes internos do nobreak podem ser desgastados antes da hora ou em demasia se usadas baterias fracas/desgastadas, negligenciar a troca periódica?

 

se as baterias estão ruins, obviamente tanto o sistema de carga como o q irá fazer ele funcionar quando for acionado com uma queda de energia serão mais exigidos e ai com o tempo certamente trará problemas.. eu tive problemas com uns 2 ou 3 q eu negligenciei completamente, mas na epoca era por falta de conhecimento mesmo.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

circuitos de todos eles foi pro saco, tive q vender

 

atualmente tenho um comprado em 2018 cujo cuidado é como falei, e desde então funcionando perfeitamente bem...

 

 

provavelmente não mesmo..

 

 

ai so testando, como é algo q você quer comprar de alguém, poderia questionar isso ao vendedor..

 

 

se as baterias estão ruins, obviamente tanto o sistema de carga como o q irá fazer ele funcionar quando for acionado com uma queda de energia serão mais exigidos e ai com o tempo certamente trará problemas.. eu tive problemas com uns 2 ou 3 q eu negligenciei completamente, mas na epoca era por falta de conhecimento mesmo.. 

Conversei com o vendedor, ele disse que funciona com uma bateria só. Assim fica em conta. Eu cortei meus custos em 75%!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Devo Comprar Um Nobreak Usado?
Em 29/02/2024 às 12:43, Ferox Graxaim disse:

@nnewmann Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

O máximo que pode acontecer com no-break usado é queimar o inversor e precisar reparar, dificilmente causará algum dano no seu computador. E sendo um no-break online, pode usá-lo sem medo!

Obrigado. Isso que eu queria saber. Acabei comprando e estou tentando. Parece ser bom.


XOXO

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!