Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Procurando e comparando painel compatível da moto elétrica Shineray SHE-S


Posts recomendados

  • Membro VIP

Talvez você tenha chegado até aqui porque ligou sua moto elétrica quando estava carregando e o painel veio a queimar fora da garantia, ou então teve algum outro tipo de problema com seu painel e ai você foi na relação de concessionárias:

concessionria.thumb.jpg.0fe839b5d5368f576a7f799b8d5d28c6.jpg

Procurou a que fica mais perto e viu que dá uns 1.600 km de distância ou então não tem a peça à pronta entrega ou o prazo de envio pela transportadora ou correios é longo demais ou o preço é uma verdadeira facada no meio dos olhos.

Sem contar que já procurou um técnico em eletrônica e ele disse que não tem conserto, pois é, e agora? onde está o Chapolin Colorado neste momento?

Tenha calma, respire porque existem técnicos em mobilidade elétrica que podem resolver o seu problema, mesmo que ele não conheça a moto, depois de ler este artigo, com certeza ele vai achar uma alternativa bem viável para o seu caso.

Para começar a comparação nada melhor que o conteúdo do manual do fabricante em sua página 20:

PainelManualSHE.jpg.fc1f9f3b08b8c422006eb0cce3f4ed4c.jpg

Nele tem o visual geral pelo qual de cara já se vê que é praticamente o mesmo painel utilizado em outras motos ou bicicletas elétricas.

Em termos gerais o que você precisa saber inicialmente é o seguinte:

-O indicador de barras da bateria (9) serve para medir a carga de baterias de chumbo ácido com precisão. Note que a bateria original da SHE-S é de LiFePo4, ou seja, outro tipo de química, motivo pelo qual não se deve se orientar pelas barras indicadoras do painel, elas não indicam igual as barras de um celular porque na prática quando se acelera o indicador vai a uma barra e quando solta o acelerador ou se desce uma ladeira as barras sobem ao máximo, independente se a bateria está carregada ou quase descarregada, isso só muda quando tem duas baterias ligadas ao mesmo tempo mas, quando a menor barra começa a piscar, logo logo a BMS vai cortar a energia e tudo se apaga, se bem que em alguns momentos a BMS desliga sem nem ao menos a barrinha piscar porque basta apenas uma das células atingir a tensão mínima para acionar o desligamento automático.

-O registro do hodômetro (6) fica armazenado neste painel, ou seja quando faz a troca, o novo painel terá outra quilometragem, se for novo, vai partir do zero e se for usado vai mostrar a última quilometragem percorrida de outra moto, eu desconheço algum meio de transferir ou manter a quilometragem original. Isso pode se tornar algum problema ou não na hora de revender a moto, algo como adulteração de km, se bem que é possível que a concessionária conste a modificação em algum papel já que não existe manual físico e ai seja considerado a soma das quilometragens para fins de revisão ou garantia.

-O painel assim como todas as partes da moto não são resistentes nem à prova d’água, pode ser que na hora que molhou ou entrou água tudo funcione normalmente porém, cedo ou tarde ocorre alguma oxidação ou curto que vão apagar o painel.

-A moto anda normalmente sem o painel ou com ele danificado de alguma forma, a questão é que o indicador de velocidade é de uso obrigatório assim como é o uso de farol baixo.

-O registro de velocidade (5) é sempre inferior ao valor real e em alguns casos é possível ajustar para algo perto do real. Mais adiante vou mostrar como se tenta fazer isso.

-Finalmente, como já mencionado acima, nunca ligue a moto quando estiver carregando a bateria pela tomada da moto porque fatalmente o painel vai queimar. Eu sei que isto não consta no manual e deveria constar entretanto, nem tudo é divulgado como por exemplo transitar com ela na poeira, caracteriza perda de garantia. De fato a classificação IP da SHE é 0, ou seja, não tem nenhum nível de proteção para poeira ou água.

 

Agora vamos partir para as alternativas que eu conheço:

A primeira delas é o comércio eletrônico, como por exemplo um anúncio no ML:

Painel3OriginalML.thumb.jpg.e98365c639d2f3bf2edc115c1a14af6f.jpg

Acima o original e abaixo o de outra moto que pode se tornar compatível ou adaptável:

Painel2Ml.thumb.jpg.561d340db794fb62057c9db87caaf204.jpg

A principio no caso do original, basta tirar um e colocar o outro, já no caso do paralelo, pode ser necessário algum ajuste ou modificação.

Abaixo temos o caso de uma importação direta:

Importado.thumb.jpg.65c41dd24187524a9890c62a45b8b6fb.jpg

Também um tiro no escuro, não pela questão do valor, taxas, impostos e incertezas de extravio porque hoje em dia o sistema está funcionando muito bem ajustado, já na compra se sabe o valor do imposto, os vendedores declaram o valor real e quando chega no Brasil o raio X bate com a descrição e como os impostos já estão pagos e a mercadoria não é proibida, o desembaraço alfandegário ocorre rapidamente e a encomenda segue para entrega dentro do prazo estipulado, geralmente entre 20 a 30 dias a não ser que haja opção de entrega expressa.

Não aconselho a pedir ao vendedor para fazer qualquer coisa fora deste padrão, nem vou mencionar detalhes porque se trata de crime.

A opção de compra em leilão como sucata também não é recomendada, eventualmente antes da moto ir ao processo de leilão, suas peças podem ser trocadas por peças inservíveis e a probabilidade de adquirir um painel danificado é grande.

Minha moto já está fora da garantia e posso desmontar meu painel para mostrar os detalhes aqui, acontece que é bem trabalhoso fazer este serviço e por enquanto vou ficar devendo esta. Tem que desmontar carenagem e parte do farol para expor os parafusos e fios.

Como eu sou um cara otimista, já comprei meu painel de reserva, de origem internacional, o nome do vendedor é este:

7.thumb.jpg.43343c10ada73ef25efb064164ed74ca.jpg

O link da compra é este:

https://pt.aliexpress.com/item/4000588539302.html?srcSns=sns_WhatsApp&spreadType=socialShare&bizType=ProductDetail&social_params=21405627572&aff_fcid=2af4f2a8931d4423aa7762b89a867791-1709325069380-01663-_ms982qe&tt=MG&aff_fsk=_ms982qe&aff_platform=default&sk=_ms982qe&aff_trace_key=2af4f2a8931d4423aa7762b89a867791-1709325069380-01663-_ms982qe&shareId=21405627572&businessType=ProductDetail&platform=AE&terminal_id=f91d6f2553ea4b27a2259cdbda7f7327&afSmartRedirect=y

A tela de compra antes dos impostos é esta:

Comprado.thumb.jpg.95b9d434c9f8292ac13e85c32c3cf3e2.jpg

Foi uma compra no escuro. Ainda não sei se é compatível ou não, o painel ao ligar fica assim:

painel1.thumb.jpg.01512850531f559fadcc3644f3a5bf03.jpg

Muitíssimo parecido com o original, creio eu que só faltou o indicador de velocidade de cruzeiro, isso levando em conta apenas a parte do LCD.

Agora, comparando a barra superior que tem os indicadores de direção e o nome Shineray em verde:

1.jpg.eb97d98e89a2c1bea0fee9025c405711.jpg

Eu arrisco dizer que basta trocar a capa interna, tira a capa de um e coloca a capa de outro, restando o detalhe de que são cinco Leds e pode ser que alguma coisa deva ser modificada neste sentido, eu só saberia ao certo quando tiver o painel original desmontado.

Os outros detalhes internos são estes:

2.thumb.jpg.3955a8ed4c8a4c02db902f385ed08f62.jpg

Eu fiz um destaque em vermelho para o local onde tem um parafuso de prender o chicote, imagino que deva tomar especial cuidado para não apertar demais e estragar os componentes internos.

Observei que os dois CI da placa não possuem identificação, uma pena porque poderia ajudar a economizar num eventual reparo.

3.thumb.jpg.73e85722a9c70580a0fea40e415ed4d9.jpg

Agora eu destaco em especial o componente C5, o tal de potenciômetro, responsável por regular a velocidade exibida no painel:

4.jpg.3eb7cf876ea9ea1a1996d0e631a5e43a.jpg

A informação privilegiada que tenho sobre o ajuste de velocidade é a seguinte:

A moto deve se colocada e presa firme no cavalete com a roda traseira elevada e livre, em seguida, com a moto desligada o painel é desmontado e aberto de forma a deixar exposto o potenciômetro.

Na sequência o técnico dois liga a moto e acelera no modo 3 até a velocidade máxima que será exibida no painel e se mantém estável, mantendo a posição do acelerador, por exemplo 82 Km/h que na realidade seria equivalente a 70 ou 72 Km/h medidos no GPS, no meu caso mediu 76 Km/h no teste de rua.

Enquanto o técnico dois mantém a moto acelerada e fica de olho no velocímetro, o técnico um vem com uma chave philips pequena, daquelas usadas em parafusos de notebooks e muito delicadamente, eu digo muito delicadamente mesmo, gira para um lado ou para o outro lado o potenciômetro (eu me esqueci se o sentido horário ou anti horário aumenta ou diminui a velocidade), esta peça é extremamente sensível e se for bruto nesta hora vai estragar ela, não pode forçar o giro, quando chegar ao fim pare porque ai não tem mais nada o que fazer, quando o técnico dois ver que a velocidade foi ajustada para o previsto (no meu caso 76 km/h) ele avisa para o técnico um parar de girar.

Pronto! Agora basta remontar tudo seguindo as normas de segurança e refazer o teste de estrada para ver se será necessário ou não uma nova tentativa de ajuste, veja bem, eu disse tentativa de ajuste porque é quase impossível se obter no painel a real velocidade obtida pela medição no GPS.

A propósito a medição pelo GPS é mais precisa a nível plano como a beira mar.

Este ajuste de velocidade envolve também a real quilometragem percorrida, quando se ajusta a velocidade, automaticamente a distância percorrida também se ajusta.

No meu caso o painel mostrava 82 Km/h e uma distância percorrida de 82 km quando na realidade o GPS mediu a velocidade de 76 km/h e a distância percorrida de 76 Km.

Tirando a necessidade de reparo ou a curiosidade, só existem dois motivos par se abrir este painel:

-Ajustar a velocidade e

-Vedar a entrada de água.

Continuando na observação do painel;

5.thumb.jpg.2cf9120cc90c389fc87422663428dd24.jpg

Aqui vai a visão contra a luz que pode ser muito útil para se recompor alguma trilha e por fim, tem a parte escrita dentro da placa:

6.jpg.910e2b81de1b53aff6b88cb2056d9d6b.jpg

LK13555 e YYB2209 que numa pesquisa no Google levam a alguns resultados relativos a esta placa em especial, além da provável data de fabricação 20 de agosto de 2020.

A ligação elétrica dele pode ser a seguinte:

Vermelho = positivo bateria

Verde = negativo

Azul = luz farol

Roxo = fio velocímetro (one line)

Laranja = seta esquerda

Azul claro = seta direita

Cinza pode ser farol baixo ainda não é certeza, preciso estudar melhor e fazer alguns testes para se ter alguma definição melhor, a única certeza é que se errar algum fio eu torro o painel.

O esquema de um vendedor é este:

Esquema1.jpg.2b50e6694be436785d721a3315fd2663.jpg

As dimensões são estas:

Esquema2.jpg.a6a0f8e5477267c1ca28764ac5813834.jpg

Por enquanto são estas as informações que eu tenho sobre este painel, se você souber de mais algum detalhe técnico ou curiosidade, não se envergonhe e publica ai, será um prazer ler seu compartilhamento.

Na minha teoria seria possível enviar alguma espécie de sinal pelo sensor de velocidade do painel novo e ir deixando rolar por horas até atingir a quilometragem original da moto, vai que dá certo.

Eu não vi nada na placa que indique claramente algum tipo de comunicação ou conexão no computador para configurar a quilometragem, quem sabe o P3 seja a porta de comunicação.

Agradecimentos aos componentes do grupo do Wats Shineray SHE-S-Djorge, ao Fagner da Eforce, ao Ivan do canal Youtube análise rápida, ao técnico Barthoske da Barthoske Eletric e especialmente ao Diego do canal Youtube testador de moto elétrica por proporcionarem o compartilhamento desta pequena base de conhecimento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, não sou do ramo e li taquigraficamente seu textão... O que fez arranhar a superfície de meu crânio foi uma ideota:

A correta identificação destes sinais:

Esquema 1.jpg

bem como como se manifestam no painel torna teoricamente possível a construção de um painel estilo DIY com um tablet ou smartphone colado no lugar dele. Aposto que você tem alguns descartados aí no fundo da gaveta. Imagine um ultramegahiper barato mc p,ex, esp32 e seu bluetooth enviando dados pro app - que algum curioso pode desenvolver pra você.

De fato é só por curiosidade, desafio, adrenalinas e afins... Há questões de confiabilidade, segurança e etc

Talvez se eu tivesse uma moto desta eu faria só por passa tempo e curiosidade mesmo e em paralelo com isso - (sentido duplo) algo como uma terapia ocupacional ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa ... mas que parte do

Em 02/03/2024 às 07:18, .if disse:

não sou do ramo

e..

Em 02/03/2024 às 07:18, .if disse:

só por passa tempo e curiosidade mesmo e em paralelo com isso - (sentido duplo) algo como uma terapia ocupacional ..

você não entendeu? 😁

 

Então... vamos viajar mais um pouco... Este painel que sua turma compra tem algo como um datalogger? Algo como registros de carga, descarga, consumo, odômetro e etc ou seja tudo que o painel mostra? de fácil acesso e análise? .. ok...digamos que não...  Isso seria quase bem fácil implementar a custo adicional zero no meu (meu) sistema mental. Semi inútil talvez pra meros usuários mas nem tanto pra estatísticas pra nerds 🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por enquanto não vi nenhum painel com alguma espécie de armazenamento de dados. Eu mesmo uso papel e caneta para anotar os meus dados de consumo.

Eu ouvi dizer de sistemas integrados à moto em que o fabricante armazena todos os dados, inclusive quando passa num buraco ou até mesmo como está acelerando e usando o freio com a posição exata do GPS mas, nada fica na moto, tudo é transmitido pelo chip de dados.

Eu também não sou do ramo, risos, estou tentando aprender esse novo mundo de informação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!