Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core i5 4590 chegando a 79ºC e Radeon RX 580 8Gb a 60ºC


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá a todos, meu i5 e minha GPU estão elevando muito a temperatura em "jogos". Coloquei entre aspas porque na verdade eu uso visualizadores 3D da plataforma Second Life. E estas aplicações exigem o mesmo requisito que um jogo normal. Devido a configuração que tenho aqui, estas aplicações definiram, automaticamente, o gráfico no alto. Tem um visualizador em específico que definiu os gráficos acima do alto.  Mas no caso uso ele apenas quando quero fazer fotos, pois a qualidade da renderização fica surpreendente. Como de praxe meu pc é:

  • Intel Core i5 4590
  • placa-mãe ASUS Z97-A
  • 16Gb DDR3 (2x8) - Corsair
  • SSD 480Gb - Kingstom
  • HD 1Tb - W.D.
  • RX 580 8Gb - Milse
  •  Fonte 600w - Aerocool
  • 4 fans RGB de 120mm
  • 1 cooler p/ Intel com LED azul
  • Gabinete Manser

Pois bem, quando estou fazendo um uso comum do PC, tipo acessando internet, escrevendo matéria ou editando vídeo, o PC funciona normal. Não percebo picos de temperatura. Ficando assim:

  • Processador: 45º - 55º
  • GPU:  29º - 45º

Agora quando estou com o visualizador do Second Life, por exemplo, fica assim:

  • Processador: 60º - 79º
  • GPU: 52º - 69º

Quando a temperatura se eleva a RPM das fan do processador e das fans da GPU aumentam muito e fazem mais barulho. Ficando assim:

  • Processador: entorno de 3000 RPM
  • GPU: entorno de 2500 RPM

Eu faço as medições do processador Intel pelo HW Monitor. Já a GPU eu meço mais pelo AMD Adrenalin. Por sina minha eu tenho um pequeno ventilador em minha mesa, que coloco ventilando o gabinete quando estou "jogando". E mesmo assim aqui fica como mencionei mais acima.

 

A minha dúvida é se isso está normal para esse processador e esse meu conjunto. Ou se posso estar tendo problemas a ponto de ter que levar a uma assistência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio ola, qual o modelo do gabinete? mancer é uma marca, qual o modelo do cooler?, uma foto pode ajuda também

acredito que sejá o cooler, já que um mal fluxo de ar faria a gpu esquentar tambem, mas não esclue que o gabinete e/ou fans sejam o problema

 

como esta o fluxo de ar do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Intel Core i5 4590 chegando a 79º e Radeon RX 580 8Gb a 60º
  • Pedroou alterou o título para Intel Core i5 4590 chegando a 79ºC e Radeon RX 580 8Gb a 60ºC

@Pedro Vinicius G. C. opa, a marca do cooler do processador eu não sei, pois o kit veio montado. Já as fans de 120mm são:

  • Marca: Mancer
  • Modelo: MCR-Z10RGB-01
  • Dimensões:120 x 120 x 25 mm
  • Tensão:DC 12V
  • Corrente de energia:0.16A
  • Fluxo de ar:40 CFM
  • Pressão de ar:1.3 mmH2O
  • Iluminação:LED RGB
  • Tipo de Rolamento:Hidráulico
  • Velocidade:1200 ± 10% RPM
  • Nível de ruído:21,2 dB

Já o gabinete é:

  • Marca: Mancer

  • Modelo: MCR-HEX-RB01 

A minha ASUS Z97-A fixou "justa nele". Inicialmente, ao olhá-lo pela primeira vez eu pensei que não caberia a placa. mas coube direitinho. Esse meu kit, quando o peguei, estava em outro gabinete, antigo, ATX, marca Ninja,  todo em aço, Provavelmente de meados de 2007. Eu peguei esse kit de um técnico em informática. Ele me garantiu que o kit está 100%. De fato é um bom kit, apesar de ser de 4ª geração da linha Intel Core. Mesmo om a idade, quantidade de nanômetros e potência do processador  A máquina tem rodado fluída. Está com o Windows 11 instalado, versão Pro normal. Devidamente ativado, com serial válido. E atualizado para as ultimas atualizações. Creio que esse fim de semana eu tenha recebido a Moment 5, pois toda vez que o Windows 11 faz uma grande atualização, o programa WInghalk "restarta" e barra de tarefas volta ao tamanho "normal". Ah e o programa que traz de volta o "Aero Glass"  ao restante do sistema também para de funcionar e eu tenho que ativá-lo novamente. Mas isso só ocorre quando o sistema faz uma grande atualização, então por isso disse que possa ter recebido a Moment 5 já. Mas tudo que aqui relatei já vem acontecendo antes disso. Outra coisa a mencionar é que antes de ter a AMD RX 580 eu tinha uma RX 550 de 4Gb. E ela, por ser mais "fraca", com o visualizador aberto exigia mais dela então a temperatura subia mesmo e a ventoinha (1 só) girava muito mais fazendo mais ruído. Eu sabia que isso poderia ocorrer. Mas minha RX 550 nunca passou dos 52º em uso. E a temperatura ficava:

  • Em uso normal ou em ocioso: 28º - 34ºC
  • Em "jogo": 33º - 52ºC

Já a RX 580 tem duas fan e funciona conforme mencionado na abertura deste post.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos que tem respondido. Ocorre que quando a temperatura está bem alta faz muito barulho. Acham que devo trocar este cooler do processador? Qual me recomendariam?  Olha ai como está no HW Monitor com "jogo" aberto:

 

 

URGENTE.png

@1lokos Parece mesmo, só que com as hélices na cor laranja. Bom eu pequei esse kit desse jeito. Então não mexi em mais nada além da troca do gabinete e a adição da GPU, fonte, HD, SSD e Fan.

 

Estou pensando em investir em mais fan RGB de 120mm, da Mancer, e colocar em na parte superior do gabinete sendo uma em cima do processador jogando ar frio e a outra ao lado tirando ar quente. Acham que seria uma boa ou seria melhor a troca da fan do processador?

 

Outra coisa que pensei, será que uma cooler, tipo torre, para o processador não seria uma boa? O que me recomendariam?

 

Aqui em casa durante o dia é abafado e as vezes quente. Não tenho ar-condicionado. Mas o gabinete fica em local bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu tenho esse i5 3570, que deixo de backup para caso alguns do meus desktops deem problemas. O cooler do processador é o original da Intel. Creio que por ser o original a base seja de cobre.

i5 3570.jpg

Eu, particularmente, não gosto muito desse padrão de encaixe desse sistema Intel. Mas... Vocês acham que seria interessante eu colocá-lo no meu i5 4590 e deixar o outro cooler nesse "backup"? Ou seja o ideal, mesmo, colocar algo melhor lá?

 

Em ocioso meu PC está ficando assim:

imagem_2024-03-05_210311868.png

Assim está bem normal. A temperatura está baixa o computador não fica parecendo um ATR em voo (kkkkkkk). Mas é só eu abrir um visualizador de Second Life ou um jogo que exija mais do conjunto que o "ATR decola". (kkkkk). E eu sinto um bolsão de calor no gabinete. Interessante que o pico máximo da temperatura da placa GPU chegou a 60º C e não passa disso.  Então, como já mencionado, eu deixo um ventilador virado pra o gabinete auxiliando na ventilação. Não sei se isso possa estar mais atrapalhando que ajudando. Enfim, Certo é que em uso ameno fica isso dai que postei. Mas é usar mais e a coisa se eleva. Esquisito que antes eu não me recordo desta máquina trabalhar assim. Já em 8 meses que peguei essa máquina.  No momento que venho postando neste post, em uso "intenso" o processador fica oscilando muito entre 70º à 79º C. Mas o que, digamos, me incomoda na hora é o barulho.

 

No mais me preocupa que isso possa estar causando problemas no processador. Pode ser que tudo isso seja sina da minha cabeça, mas eu nunca tive um computador que, "jogando", trabalhasse desta maneira. Mesmo que anteriormente eu tenha tido um AMD Athlon X3 455 que sempre teve fama de ser esquentadinho. Mas, me recordo bem que, ele nunca passou dos 65º C, chegando no máximo a 80º C. Isso com a cooler box padrão da AMD que muitos devem saber eram horríveis. Depois que troquei por uma dessas universais da Knup mencionada pelo @1lokos a temperatura dele se estabilizou muito melhor. Vendi a máquina, após 13 longos anos de uso, montada num gabinete, marca Ninja, de época (2008 - 2010), funcionando muito bem. Rodando Windows 10 com SSD, HD e fonte de 400w real, Coolermaster (esta que fora comprada quando montei a máquina). E olha que, apesar de rodar com qualidade gráficas mais baixas, eu fazia as mesmas coisas que faço hoje no i5. Editando vídeo, rodando visualizadores de Second Life e alguns poucos jogos os quais trago game play pro meu canal no Youtube.

Então quero que esse meu i5 dure um bom tempo. Por esse motivo estou me preocupando com estas "altas" temperaturas e o funcionamento intenso da ventoinha do processador. Assim o que puder fazer, sem gastar muito (até por ser uma geração mais antiga da linha Intel Core) eu irei fazer. Com o intuito de melhorar o funcionamento do PC como um todo. Para o que eu faço atualmente, tanto no que diz respeito a trabalho e no que se refere ao lazer, este PC, na configuração que se encontra hoje, me serve bem. Só quero garantir que continue me servindo bem por um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou vendo a aquisição de um cooler duplo tipo torre. Não posso gastar muito, mas estou entre estas duas opções:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1296913949-cooler-cpu-led-Ryzen-intel-775-1150-1151-1155-am3-am4-t20-_JM

D_NQ_NP_2X_761324-MLB50635176012_072022-F.webp

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3751926548-cooler-cpu-led-Ryzen-intel-775-1200-1150-1151-1155-am3-am4-_JM

 

imagem_2024-03-06_145713457.png

A bem da verdade não tenho dinheiro para nenhuma melhoria agora. Eu e minha esposa estamos fazendo tratamento de saúde e estamos tendo gastos. Porém encontrei essas coolers a preços mais "acessíveis". Sendo a primeira no valor de 99 reais com frete e a segunda no valor de 108 reais com frete. Estou ponderando fazer esse gasto, mas tenho receio que isso não resolva realmente E ainda terei o custo de uma boa pasta térmica. Enfim... gostaria da opinião de vocês sobre o que poderia fazer. Sem exigir do computador, apenas escrevendo, e coisas básicas ele fica "normal". Ocorre que, como já mencionei, minha casa é quente e abafada. Então eu gostaria de melhorar o sistema de arrefecimento do meu PC sem gastar muito agora. Olhei aqui na minha região, em loja física, e esse tipo de cooler está saindo para mais de 200 reais. E se for pra gastar um valor desde ou acima disto, eu vendo esse meu kit i5 somo o que iria gastar nessa cooler e compro um intel de geração mais nova, tipo 8ª ou 10ª com a coolerbox padrão intel. E, futuramente, eu compro um cooler mais "invocado". Pois o que me dizem a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses coolers "white label" Chinês que são vendidos aqui e no AliExpress com diversas "marcas"; de dois fans de 90mm é menos eficiente que um air cooler de boa marca com 4 heatpipes com fan de 120mm.

 

Tem um comparativo da versão com 6 heatpipes (vendida no Alii como GMRGB, aqui como Rise Mode XYZ) em que perde para o DeepCool Gammaxx 400 V2 - modelo substituído pelo Gammaxx AG400. 

 

Não gaste dinheiro com esses "white label", se for comprar um novo compre pelo menos um Gamdias Boreas E1-410 - a partir de R$ 89,00 desempenho equivalente ao Gammaxx 400 V2.

 

Mas acho que deveria testar o cooler Intel que tem base de cobre.

 

 

Citação

Estou pensando em investir em mais fan RGB de 120mm, da Mancer,

 


Esses fans "RGB" genéricos - Mancer também só etiqueta "white label" de baixo preço e qualidade; são fracos - movimentam pouco ar; e neste gabinete Mancer Hex pode ter o problema do fan no topo "conflitar" com air cooler torre, pois nele o espelho da placa-mãe é rente do teto. Deixe para acrescentar este fan depois que resolver a questão do air cooler do CPU.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O segundo, com fan de 120mm.

 

Na T'byte é mais barato - R$ 109,90 e o LED é no moderno padrão ARB (5v), porém como a ASUS Z97-A  foi lançada antes da "moda frufru" não tem conector de LED, se fizer questão precisará de controladora ARGB externa = custo adicional.

 

A versão sem LED, também com fan de 120mm é R$ 89,00

 

Tem também a versão com LED Rainbow - em que as cores dos LEDs são fixas (arco-íris) e dispensa controladora, porém não tem controle sobre os LEDs, não pode nem desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos bom meu amigo, eu quero algo que funcione. Estética não é o foco principal e sim a real eficiência. No caso se eu comprar a Gandias com a fan de 120mm e LED RGB não terei problemas em ter a iluminação funcionando, certo?

 

Essa que coloquei o link do mercado livre é a mesma da Terabyte, correto? Se for vou comprar pelo ML por dois motivos:

  1. Retiro rapidinho na agência aqui perto de casa
  2. A da Terabyte somando-se o valor do frete está dando quase o mesmo valor dessa do mercado livre 

Só quero ter certeza que a Gandias do ML é o mesmo modelo da Terabyte. Semana que vem meu cartão fecha e vou realizar a compra dela. Que fazendo em um dia chega em no máximo 2.

 

Bom agradeço a todos que comentaram e pelas sugestões que me foram dadas. Enquanto não adquiro a cooler nova vou fazendo um uso moderado do computador, evitando aplicações que "estressem" muito o processador. Nosso foco aqui em casa, no momento, está sendo nossa saúde. Mas preciso trabalhar, então vou ter que fazer essa melhoria no meu desktop.

 

Quando chegar a cooler e instalar eu volto aqui para falar sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal tem algo bem estranho com o arrefecimento do meu desktop. Olhando bem detalhadamente, com um "jogo", que exige mais da máquina, aberto eu verifiquei o HW monitor e reparei que:

  • O processador deu "picos" de mais de 80º C
  • A GPU chegou a dar "picos" de 79º C

Isso mesmo com 4 fans de 120mm no gabinete e um ventilador também virado pro gabinete. Vejam as imagem em anexo.

 

A questão agora é:

  • será que a GPU também está superaquecendo? 
  • será que meu sistema de ventilação a ar do conjunto está ineficiente?

Estava a crer que, somente, a troca do cooler do processador iria resolver bem por aqui. Mas começo a ter uma leve impressão de que não exatamente. Talvez meu conjunto precisasse passar por uma boa limpeza e análise da condição de todo o hardware, Porém tudo isso custa e, devido a cuidados com a saúde (minha e da minha esposa), eu estou sem poder fazer gastos agora, Pra semana eu iria comprar o cooler com dissipador da Gandias, aqui indicado, junto com pasta térmica GD 900 ou similar. Porém, durante uma apresentação da minha esposa no Second Life, agora a pouco. Diante do que o HW Monitor andou registrando, e pode ser visto nas imagens, Eu estou repensando se somente a troca do dissipador com cooler do processador vai melhorar as coisas por aqui. Eu não disponho de estrutura adequada para uma "manutenção" mais profunda aqui. E tenho receio que meu desktop precise mais do que só um cooler com dissipador no processador.

 

Vejam ai e me digam as vossas impressões. Obrigado!

Captura de tela 2024-03-09 233436.png

Captura de tela 2024-03-09 233410.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, acho que por hora vou "resolver" meu problema de arrefecimento. Bom, eu ia comprar o Gandias RGB, mas mesmo Na Terabyte, após a soma do frete, estava dando mais do que o valor anunciado e que podia dispor agora sem ficar tendo que parcelar. Então segui olhando opções.  Hoje, na volta do meu trabalho de campo, sou jornalista, aconteceu o famoso inusitado. Eu, por curiosidade, acabeI resolvendo dar uma passadinha num "atacrejo" de informática e eletrônicos aqui da minha região. A loja chama-se Fujioka Distribuidor. Eles tem uma variedade de produtos e até site, mas só vendem em suas lojas físicas. Bom, estou contando isso, pois lá acabei comprando uma cooler da PCYES, linha LORX, modelo torre com 1 fan RGB. Paguei apenas 50 reais a vista, pois compro com meu CNPJ e sai muito mais barato as coisas nessa rede de lojas. Seguem as especificações do produto:

 

Marca: PCYes 

Modelo: ACLX92RB

Cor: Preto com hélice branca 

Iluminação: LED rainbow 

Compatibilidade: Intel: LGA 1700 / 1200 / 115X

                               AMD: AM4 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2 / FM2+ / FM2 / FM1

Dimensões:

Altura: 118mm
Largura: 95mm
Profundidade: 66mm

Material do dissipador:
Bloco de alumínio com 2 heatpipes de contato direto de cobre de 6mm, aletas de alumínio

Velocidade do fan:
2200RPM +-10%

TDP: 95W

Airflow: 37CFM

Pressão de ar: 2.2mm H2O

Ruído: 23,8 dBA

Conector: 3 pinos, 2.54v

tensão nominal: 12v DC

Consumo: 3.2W

 

Tá eu sei que não é a melhor coisa do mundo e que talvez possa não me resolver totalmente, mas foi o que deu por hora.  Pelo menos é um produto de marca conhecida no território nacional e tem garantia. Bom, não irei conseguir fazer a instalação por esses dias devido a minha agenda que está bem ocupada com trabalho (sou assessor de imprensa de um projeto que vai em escolas) e consultas médicas minha e da esposa. Então devo vir a mexer com isso mais pro final de semana. Bom se nesse tempo, por conclusão majoritária dos que comentarem, disserem que não vai ficar bom, não tem tanto problema. Eu nem instalo no meu desktop. Tenho um gabinete a venda aqui com a seguinte configuração:

  • i5 de 3ª geração
  • 8Gb de RAM
  • HD de 500Gb SATA
  • fonte de 500w genérica
  • gabinete "gamer" que falta a tampa lateral de vidro que quebrou

Esta a venda somente o gabinete, mas os interessados que aparecem querem um PC completo a preço de 1 placa-mãe usada. Então segue a venda. Bom dai eu posso por esse cooler nela e ver se assim consigo o valor que estou pedindo de 500 reais mais facilmente. Porque a máquina cheia de "fru-fru" (rsrsrs) parece que fica mais atrativa. Dai, vendendo, eu compro uma air cooler decente e problema resolvido em definitivo. Pro momento foi o que deu. R$ 50,00 reais em loja física, onde escolhi, paguei e levei, foi um preço bom. Como disse se não servir no meu i5 de trabalho, servirá no outro i5 que está a venda. Então...segue o jogo.

LORX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, instalei o cooler novo na CPU. Sendo simples e direto melhorou a temperatura do Processador. Entretanto a placa de vídeo não abaixa mais do que 35ºC sem uso (antes ficava entre 28º C e 33º C). Quando em uso intenso as métricas registradas foram estas: 

URGENTE.png

URGENTE2.png

Em vista de antes acho que deu um bom resultado, pois ai no momento desse registro eu estava com um jogo pesado aberto em uma tela e o HW Monitor em outra.

 

Ah, um detalhe, rodando GTA IV, por exemplo, a rotação da ventoinha da placa de vídeo passa de 2900 rpm e fica fazendo um considerável barulho. A temperatura máxima registrada não passou de 62º C de máxima.

 

Ta normal né? Ou com superaquecimento da GPU e as ventoinhas estão tendo que trabalhar mais que de costume?

 

Gostaria da opinião do demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!