Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3 conectores dos fan - onde vai cada um?


Posts recomendados

Olá, estou montando meu primeiro pc e comprei um gabinete que já vem com 4 fans ARGB.

O que estou estranhando é que tem 3 conectores saindo do fan, sendo um de 4 pinos, 1 do ARGB e outro de 2 pinos, ai vem as dúvidas.

1. O de 4 pinos eu coloquei no sys_fan, mas ele desencaixa muito fácil, queria saber se é isso mesmo (2 primeiras fotos).

2. Esse ai de 2 pinos ficou sobrando, ele tem os 2 pinos e no lugar do terceiro não tem nada. Pra que ele serve (2 últimas fotos)?

3. Do hub que liga todos os 4 pinos dos fans sai também um SATA. Se eu ligar o de 4 pinos na placa-mãe não preciso ligar esse SATA na fonte, né?

 

Obrigado!

WhatsApp Image 2024-03-04 at 10.43.08.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-04 at 10.43.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-03-04 at 10.43.07.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-04 at 10.43.06.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Ele deveria vir com uma controladora para os fans. @1lokos

Esse pino iria nela? Mesmo sem isso, so com o 4 pinos e o 3 pinos ARGB na placa-mãe já não funciona normal?

Outra coisa, acho que estou fazendo errado, esse 4 pinos que estou colocando na placa-mãe é macho, achei estranho isso, mas não tem nenhum fêmea conectado aos fans, ta errado mesmo né? Se bem que ele veio com SATA já no hub, então acho que pra esse gabinete o certo é ligar o SATA direto na fonte e não lugar 4 pinos nenhum na placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmaooo. você não pode conectar todos os pinos. tem que ver qual é o mais compatível com o gabinete. Se tu conectar o de 4 pinos e o 3 de pinos, tua fan vai receber a energia e mandar para outro conector, vai queimar alguma coisa. ou voce conecta 4 pinos ou 3 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@m_dutrah Falei errado, o "3 pinos" é o do ARGB kkkk

3 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim, ele me parece ser um cabo para a controladora. E dá controladora vai ligado na placa-mãe.

Mas não conheço esse gabinete e na descrição da Terabyte não diz nada sobre as fans.

Sim, é um modelo novo, mas não vem com instruções. Acho que vou ter que entrar em contato com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Foglieni Beloti O conector da primeira foto, que aparece conectado na placa-mãe na segunda imagem, está no lugar errado, desconecte.

 

O conector que vai ali naquele local da placa-mãe tem uma forma diferente, são furos e não pinos, no conector.

 

Além disso, o cabo do conector que foi colocado ali tem 2 fios com cores, o que indica uma possível passagem de energia em dois pontos.

 

O conector de fan que vai na placa-mãe, precisa ser igual esse da seguinte imagem:

 

Conector-de-extens-o-do-cabo-4-Pinos-PWM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Lucas Foglieni Beloti disse:

1. O de 4 pinos eu coloquei no sys_fan, mas ele desencaixa muito fácil, queria saber se é isso mesmo (2 primeiras fotos).

 

WhatsApp Image 2024-03-04 at 10.43.08.jpeg

 

 

 

Esse conector não é PWM femea, que é o que "casa" com o conector SYS_FAN macho da placa-mãe, podendo ter 4 ou 3 pinos. Não ligue em nenhum lugar da placa-mãe.

 

Deve ser uma extensão para conectora em outro fan, ou algum HUB ou controladora com conector proprietário.

 

Esse gabinete tem algum tipo de HUB, controladora na parte de trás - atrás da placa-mãe?

 

Se tiver posta fotos dele, mostrando os conectores e as respectivas etiquetas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente encontrei!

Na verdade aquele conector 2 pinos que ficou sem função é pra conectar no fio do botão reset do painel frontal (ao nvés de ligar o reset na placa-mãe) kkkkk

Liguei o pc e não conseguia controlar a cor dos fans, ai tentei isso meio que arriscando mesmo, deu certo.

Não sei se deveria ter vindo uma controladora para os fans como foi citado, mas de qualquer forma deu certo.

Como o gabinet é modelo novo, vou deixar aqui a resposta para futuros compradores.

Obrigado a todos que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!