Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor xeon LGA 1155 para RX580 2048sp


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Tenho um i5 2500s, rx 580 2048sp e 2x4gb 800hz.

Vou pegar 2x8gb 1600hz e quero trocar também o processador. Por enquanto estou optando pelo e3 1240 v2, meu objetivo é um processador LGA 1155 com o menor gargalo possível com a RX580 mas custando até 150 reais.

Estou em dúvida se processadores LGA 1150 são compatíveis com placa-mãe LGA 1155, porque achei um e3 1270 v3 por 120 reais, porém é LGA 1155. 

Resumindo: e3 1240 v2 ou e3 1270 v2 ou e3 1270 v3 (caso seja compatível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática você não vai ver quase nenhuma diferença entre os modelos 1240 V2 e 1270 V2 (1270 V3 é LGA 1150, não funciona em LGA 1155), apenas 0.1GHz de diferença na frequência. Todos são processadores relativamente fracos para os padrões atuais.

 

Gargalo é relativo, mas sempre vai existir em algum hardware da máquina, e nem sempre é perceptível. O gargalo de processador é o mais incomodo quando perceptível, porque afeta também a estabilidade, o que também prejudica a experiência. Em jogos mais antigos essa combinação de CPU e GPU vai resultar num gargalo de processador menos perceptível ou praticamente invisível, já em jogos mais novos, é provável que você comece a ver algumas limitações aqui e ali, ou talvez nem note se você se preocupar mais em jogar do que ficar olhando as estatísticas do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O meu maior medo é o gargalo porque meu i5 tá com 32% de gargalo, e pra você ter ideia, meu pc ta levando jogos mais pesados melhor doq jogos mais leves. No GTA, tanto rp quanto online, fica na casa dos 40fps, mas estável, no CS2, fica nos 60fps estável, mas chega no valorant, pega 90 e cai pra 5 a 10 fps, tenho que jogar com tudo no ultra pro fps ficar entre 50 e 60. Em relação a não conseguir rodar jogos tão atuais não é um problema muito grande pra mim, jogo praticamente só multiplayer, cs, valorant, gta e fortnite. 

 

e3 1270v2:
image.thumb.png.814242a75d2c71bdb19b4197beb6c229.png
image.png.c229016567d192ef7afd84e48d891a9e.png


e3 1240v2: 

image.thumb.png.4ea4150bfc6527d2d40b94d8f7da706c.png

image.png.6614dcf4c4c86c6b3467feaf74f4dbe3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, JotaPSP disse:

O meu maior medo é o gargalo porque meu i5 tá com 32% de gargalo,

32% baseado em quê? Esqueça esses "medidores de gargalo", isso não existe.

 

3 minutos atrás, JotaPSP disse:

No GTA, tanto rp quanto online, fica na casa dos 40fps, mas estável, no CS2, fica nos 60fps estável, mas chega no valorant, pega 90 e cai pra 5 a 10 fps, tenho que jogar com tudo no ultra pro fps ficar entre 50 e 60.

Precisa investigar melhor esse problema, essas quedas de FPS no Valorant não são normais, isso aí está chegando além de um simples gargalo de CPU. Como está a temperatura do seu processador? Qual o modelo da sua placa-mãe?

 

6 minutos atrás, JotaPSP disse:

Em relação a não conseguir rodar jogos tão atuais não é um problema muito grande pra mim, jogo praticamente só multiplayer, cs, valorant, gta e fortnite. 

Esses jogos simples, como CS e Valorant, dependem quase que exclusivamente do IPC do processador (não dá quantidade de núcleos/threads), são dois jogos onde seu ganho de desempenho saindo de i5 3ª geração ara um Xeon equivalente a um i7 de 3ª geração será quase nulo, ou seja, investimento perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

32% baseado em quê? Esqueça esses "medidores de gargalo", isso não existe.

Eu uso o PC BUILDS pra calcular o gargalo.

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Precisa investigar melhor esse problema, essas quedas de FPS no Valorant não são normais, isso aí está chegando além de um simples gargalo de CPU. Como está a temperatura do seu processador? Qual o modelo da sua placa-mãe?

Minha placa-mãe é uma h61 genérica e em todos os jogos o processador estava pegando 80 graus, enquanto a placa de vídeo pegava no máximo 45. Já fiz todo tipo de otimização no pc, no próprio valorant, mas pelo o que eu entendi, pelo o que o MSI mostrava, era que eu estava jogando somente com o processador, porque no mínimo, onde o fps fica instável, a placa de vdo pegava no máximo 5% de uso, quando colocava o jogo no alto, subia para 20%, mas o tempo todo caindo pra 10%.

22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esses jogos simples, como CS e Valorant, dependem quase que exclusivamente do IPC do processador (não dá quantidade de núcleos/threads), são dois jogos onde seu ganho de desempenho saindo de i5 3ª geração ara um Xeon equivalente a um i7 de 3ª geração será quase nulo, ou seja, investimento perdido.

Pensei em pegar um kit x99 com o e5 2650 v4, seria uma boa opção?

image.png.9ce37b508b6013b5c3ac64e45b02c520.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, JotaPSP disse:

Eu uso o PC BUILDS pra calcular o gargalo.

Esses sites não usam nenhum método comprovado para fundamentar esses números que eles divulgam. Você não vê nenhum canal ou site grande especializado em hardware "medindo" gargalo dessa maneira, a única coisa que existe é que processador X consegue entregar uma média Y FPS em jogos Z, com W FPS de mínima, enquanto mais próximo o FPS mínimo for da média, mais estável é o desempenho do processador naquele jogo (a otimização do jogo também impacta nisso).

 

Os testes de gargalo de processador são feitos com a melhor placa de vídeo possível em uma resolução baixa (tipo 1080p), já que resolução não altera gargalo de processador. Na prática, nem sempre uma combinação de CPU e GPU resulta em gargalo, a combinação Core i9 14900K e RTX 4090 vai ter gargalo garantido em 1080p Ultra, mas não teria em 4K Ultra e em muitos casos nem em 1440p Ultra. Dependendo da qualidade gráfica que você rodar um jogo, o Core i9 14900K vai ser gargalo até para uma RTX 4070 em 1080p.

 

8 minutos atrás, JotaPSP disse:

Minha placa-mãe é uma h61 genérica e em todos os jogos o processador estava pegando 80 graus, enquanto a placa de vídeo pegava no máximo 45. Já fiz todo tipo de otimização no pc, no próprio valorant, mas pelo o que eu entendi, pelo o que o MSI mostrava, era que eu estava jogando somente com o processador, porque no mínimo, onde o fps fica instável, a placa de vdo pegava no máximo 5% de uso, quando colocava o jogo no alto, subia para 20%, mas o tempo todo caindo pra 10%.

Esse negócio de placa genérica é um problema. Temos muito essa questão atualmente com placas AM4, se você pega uma placa básica A320 ou A520 de uma boa marca, tipo Gigabyte, ASUS ou MSI, elas não terão nenhum problema para levar um Ryzen 5 5600, por exemplo. Mas se você combina esse mesmo processador com alguns modelos de A320 ou A520 da Biostar, Duex, ou outras marcas sem credibilidade, o circuito VRM da placa-mãe superaquece começa a derrubar o desempenho do processador. Não sei se é o caso da sua placa-mãe, mas é melhor tentar verificar isso fazendo um teste de estresse. Se ela estiver dando problema com Core i5, a situação será pior com o Xeon.

 

Lembrando que a temperatura do VRM não tem nenhuma relação com a temperatura do processador.

 

12 minutos atrás, JotaPSP disse:

Pensei em pegar um kit x99 com o e5 2650 v4, seria uma boa opção?

Não, comprar kit X99 é um péssimo investimento. Os motivos eu deixo essa resposta abaixo que dei num outro tópico esses dias. E adicionalmente para o seu caso, o desempenho em jogos competitivos como CS e Valorant pode nem mudar, já que a arquitetura desses processadores é a mesma dos processadores de 4ª geração, mas eles ainda rodam em clocks menores, e na prática, o IPC (Instruções por Ciclo) de um desses Xeon vai ficar bem próximo do IPC que você tem aí no momento com seu i5.

 

Citação

Não vale a pena por vários motivos. Os processadores são ineficientes, possuem alta contagem de núcleo de uma arquitetura defasada, rodando a baixos clocks e consumindo um alta quantidade de energia. Para uso profissional em multi-tarefas, eles conseguem oferecer um desempenho decente porque conseguem compensar o desempenho fraco da arquitetura com a quantidade de núcleos, mas para jogos ter muitos núcleos nem sempre é vantagem, principalmente quando falamos de games competitivos.

 

Depois vem outro grande problema que são as placas-mãe, você não acha mais placas X99 "originais", você só acha placa-mãe feita por meio de gambiarra. Os chineses reaproveitam placas-mãe de 4ª geração da Intel para criar um nova placa compatível com Xeon, mas utilizando também várias outras peças de sucata ou peças novas de menor qualidade para baratear. Como você deve imaginar, essas modificações podem resultar em diversos tipos de problemas por não terem o mesmo padrão de qualidade de uma placa-mãe original.

 

Você também deve saber que esses processadores Xeon tem centenas ou milhares de horas de uso, eles são baratos assim porque são antigos processadores usados em servidores ou máquinas de empresas grandes, que na hora de fazer upgrade para novas máquinas, eles vendem os lotes a preço de banana.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!