Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde, Ja verifiquei sobre o superaquecimento do meu processador (5800x3) e sei , e todos sabem que ele é assim mesmo, mas eu fiz um Under e aparentemente resolveu meu problema com temperatura com ela, porém ao fazer esse Under percebo que o navegador fica travando QUANDO ESTOU JOGANDO, deixo o jogo aberto no menu , o navegador fica de boa, quando puxo a partida, o navegador começa travar, isso não ocorria quando utilizava outra placa-mãe, usava uma inferior ( b550M), e fiz under e nunca deu isso.
Atualmente estou com uma placa X570 auros elite, e fiz o under, porém fica esse detalhe, toda vez que estou em partida e vou mexer no navegador ou assistir algo ao lado ( outro monitor), fica travando muito muito.

Não sei se é relacionado ao Under ou o jogo que está consumindo demais.

Apenas quando puxo a partida, fora isso, roda tudo liso e tranquilo, temperatura com Under fica na faixa de 70 ha 80 graus com under ( está ótimo para o 5800x3d) que sem Under chega fácil há 90°graus em jogos.

Alguém ja pegou caso parecido?

Postado

Infelizmente a estabilidade de qualquer undervolt/overclock também pode ser afetada pela placa-mãe, as vezes até a versão da BIOS afeta. Pode ser que a configuração que você usa estava boa na placa antiga, mas não está boa para a atual, ou pelo menos não com a versão da BIOS que está usando. Eu mesmo notei isso aqui com overclock de memória, com a BIOS original da minha placa-mãe não conseguia subir minhas memórias acima da frequência padrão de 3600MHz, o PC não bootava, mas depois que atualizei a BIOS para uma versão mais recente na época, consegui usar até que bem em 3733MHz, só que conforme fui testando vi que não estava 100% estável, uma vez ou outra dava tela azul.

• Curtir 1
Postado

Eu faço undervolt no meu R5 4600G, pois no automático da placa-mãe fica alto (1.4V+/-)

Para mim reduziu uns 10º quase... Até pude trocar a ventoinha do CPU, que tinha o RGB fixo, para a ventoinha igual as demais da Aigo...

Para minha placa que é uma B450, das básicas... gostei bastante das opções de OC, consigo usar memória até 4000Mhz com o iGPU, e sem a iGPU consigo 4200Mhz nas memórias.

Se puder faça um teste com menos undervolt para ver se está faltando volts na CPU.

Postado

Com relação a temperatura, o 5800X3D é "famoso" por esquentar mesmo, e não é qualquer cooler que resfria ele não, o recomendável é um air cooler mais robusto ou logo um water cooler decente. Se está pegando 90ºC em jogo é um indicativo que a refrigeração do seu PC pode não ser suficiente para mate-lo em stock.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Então, eu ate troquei meu WC< gabinete, etc.. coloquei um WC cougar elite 360mm, + gabinete rise glass 10 fans etc..

e percebi que nessa nova placa oscila demais os resultados de under, exemplo, se eu faço um under e testo no estress, da X pontuação com Y temperatura.

Já se eu resetar a BIOS e fazer exatamente a mesma configuração de under que estava antes, isso muda o que estava, ja fica uma outra pontuação, outra temperatura.

Eu consegui fazer que ele não passasse de 105W pelo menos, o normal dele.

Mas agora que fiz o under de novo, exatamente como estava antes, ele esta chegando há 115w com uma pontuação de desempenho bem acima do que estava antes ( cinebanch), isso que acho estranho.

Eu tirei o Under e deixei apenas o PBO -30 all cores.. 

minha placa não acho opção de setar o vcore que quero, igual tinha na mnha outra placa, essa eu tenho que tirar a tensão, colocando -0.54 ou ate mesmo -0.120 que é o que estava antes no 5800x3d.

Postado
4 horas atrás, WilliamReis10 disse:

@GuilhermeGB Então, eu ate troquei meu WC< gabinete, etc.. coloquei um WC cougar elite 360mm, + gabinete rise glass 10 fans etc..

Não adianta meter o melhor water cooler do mercado com esse gabinete fechado. Painel frontal tapado não possibilita entrada de ar, eu não sei o que dá na cabeça dos projetistas de gabinete fazer um negócio desses...é bonito? É, mas não funciona bem. Todo dia aparece alguém aqui no fórum com o mesmo problema de aquecimento, e sempre é um gabinete fechado assim. Pelo menos pela foto dá a impressão que esse vidro do painel frontal é removível, vai ser a solução pra não precisar comprar outro, ve se consegue tirar.

e percebi que nessa nova placa oscila demais os resultados de under, exemplo, se eu faço um under e testo no estress, da X pontuação com Y temperatura.

Bom, benchmark é assim mesmo, a pontuação dificilmente vai ficar igual em todos os testes, mas você vai ter uma média. Temperatura é a mesma coisa, pode variar 1-2ºC, mas tem que ficar na média.

Eu consegui fazer que ele não passasse de 105W pelo menos, o normal dele.

Mas agora que fiz o under de novo, exatamente como estava antes, ele esta chegando há 115w com uma pontuação de desempenho bem acima do que estava antes ( cinebanch), isso que acho estranho.

Mas em que sensor você está olhando essa informação? Os 105W informados pela AMD é apenas da CPU em si, mas dependendo do sensor que você olhar, ele vai mostrar o consumo total do CPU + SoC + Controladora de RAM e outras partes do circuito. O PPT padrão do 5800X3D, e dos outros CPUs de 105W, é 142W, então deve ser mais ou menos isso que você verá com o processador em stock em estresse máximo, e lembrando, esse valor não é só do processador.

Você consegue controlar esse valor manualmente nas configurações avançadas da BIOS, lá também dá pra limitar a corrente máxima (TDC) que afeta mais diretamente o consumo e a temperatura da CPU. Se você conseguir resolver seu gabinete é provável que nem precise mais se preocupar com isso. Mas aqui tem uma tabelinha de configurações otimizadas pro 5800X3D que achei no Reddit:

Screenshot_31.png.77363012b5a6a11a94e5c0e0130e0bce.png

minha placa não acho opção de setar o vcore que quero, igual tinha na mnha outra placa, essa eu tenho que tirar a tensão, colocando -0.54 ou ate mesmo -0.120 que é o que estava antes no 5800x3d.

A BIOS não disponibiliza a opção de configurar uma tensão fixa? A minha tem essa opção e também tem as opções pra configura offset.

• Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 06/03/2024 às 18:37, GuilhermeGB disse:

Não adianta meter o melhor water cooler do mercado com esse gabinete fechado. Painel frontal tapado não possibilita entrada de ar, eu não sei o que dá na cabeça dos projetistas de gabinete fazer um negócio desses...é bonito? É, mas não funciona bem. Todo dia aparece alguém aqui no fórum com o mesmo problema de aquecimento, e sempre é um gabinete fechado assim. Pelo menos pela foto dá a impressão que esse vidro do painel frontal é removível, vai ser a solução pra não precisar comprar outro, ve se consegue tirar.

Bom, benchmark é assim mesmo, a pontuação dificilmente vai ficar igual em todos os testes, mas você vai ter uma média. Temperatura é a mesma coisa, pode variar 1-2ºC, mas tem que ficar na média.

Mas em que sensor você está olhando essa informação? Os 105W informados pela AMD é apenas da CPU em si, mas dependendo do sensor que você olhar, ele vai mostrar o consumo total do CPU + SoC + Controladora de RAM e outras partes do circuito. O PPT padrão do 5800X3D, e dos outros CPUs de 105W, é 142W, então deve ser mais ou menos isso que você verá com o processador em stock em estresse máximo, e lembrando, esse valor não é só do processador.

Você consegue controlar esse valor manualmente nas configurações avançadas da BIOS, lá também dá pra limitar a corrente máxima (TDC) que afeta mais diretamente o consumo e a temperatura da CPU. Se você conseguir resolver seu gabinete é provável que nem precise mais se preocupar com isso. Mas aqui tem uma tabelinha de configurações otimizadas pro 5800X3D que achei no Reddit:

Screenshot_31.png.77363012b5a6a11a94e5c0e0130e0bce.png

A BIOS não disponibiliza a opção de configurar uma tensão fixa? A minha tem essa opção e também tem as opções pra configura offset.

Então essa BIOS não tem opção de setar a tensão que quero, na minha B550 da ASUS tinha como fazer isso, nessa AUROS não tem , somente para reduzir a tensão em cima de outra, mas não de por uma FIXA.
Vou tentar fixar o PPT etc.. conforme a imagem e ver se melhora algo, obrigado

• Pedroou alterou o título para UNDERVOLT Ryzen 7 5800X3D com placa-mãe AUROS X570 ELITE
Postado

@GuilhermeGB Então com a outra placa, eu controlava sem facilmente e sem complicações.

Mas irei resolver isso, agora meu problema é outra coisa, mas acho que deve ser algo vinculado ao undervolt, mas preciso abrir outro topico.

Com essa placa-mãe e configurações, sempre que eu abro o jogo, qualquer jogo, esta normal o PC num todo, mas quando eu " puxo" partida onde vai forçar o processador, o PC todo fica travando, o JOGO fica liso liso, mas fora do jogo fica travando tudo, coisa que não acontecia antes quando usava outra placa-mãe, e o windows 10.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...