Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UNDERVOLT Ryzen 7 5800X3D com placa-mãe AUROS X570 ELITE


Posts recomendados

Olá boa tarde, Ja verifiquei sobre o superaquecimento do meu processador (5800x3) e sei , e todos sabem que ele é assim mesmo, mas eu fiz um Under e aparentemente resolveu meu problema com temperatura com ela, porém ao fazer esse Under percebo que o navegador fica travando QUANDO ESTOU JOGANDO, deixo o jogo aberto no menu , o navegador fica de boa, quando puxo a partida, o navegador começa travar, isso não ocorria quando utilizava outra placa-mãe, usava uma inferior ( b550M), e fiz under e nunca deu isso.
Atualmente estou com uma placa X570 auros elite, e fiz o under, porém fica esse detalhe, toda vez que estou em partida e vou mexer no navegador ou assistir algo ao lado ( outro monitor), fica travando muito muito.

Não sei se é relacionado ao Under ou o jogo que está consumindo demais.

 

Apenas quando puxo a partida, fora isso, roda tudo liso e tranquilo, temperatura com Under fica na faixa de 70 ha 80 graus com under ( está ótimo para o 5800x3d) que sem Under chega fácil há 90°graus em jogos.

Alguém ja pegou caso parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente a estabilidade de qualquer undervolt/overclock também pode ser afetada pela placa-mãe, as vezes até a versão da BIOS afeta. Pode ser que a configuração que você usa estava boa na placa antiga, mas não está boa para a atual, ou pelo menos não com a versão da BIOS que está usando. Eu mesmo notei isso aqui com overclock de memória, com a BIOS original da minha placa-mãe não conseguia subir minhas memórias acima da frequência padrão de 3600MHz, o PC não bootava, mas depois que atualizei a BIOS para uma versão mais recente na época, consegui usar até que bem em 3733MHz, só que conforme fui testando vi que não estava 100% estável, uma vez ou outra dava tela azul.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço undervolt no meu R5 4600G, pois no automático da placa-mãe fica alto (1.4V+/-)

Para mim reduziu uns 10º quase... Até pude trocar a ventoinha do CPU, que tinha o RGB fixo, para a ventoinha igual as demais da Aigo...

Para minha placa que é uma B450, das básicas... gostei bastante das opções de OC, consigo usar memória até 4000Mhz com o iGPU, e sem a iGPU consigo 4200Mhz nas memórias.

Se puder faça um teste com menos undervolt para ver se está faltando volts na CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a temperatura, o 5800X3D é "famoso" por esquentar mesmo, e não é qualquer cooler que resfria ele não, o recomendável é um air cooler mais robusto ou logo um water cooler decente. Se está pegando 90ºC em jogo é um indicativo que a refrigeração do seu PC pode não ser suficiente para mate-lo em stock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então, eu ate troquei meu WC< gabinete, etc.. coloquei um WC cougar elite 360mm, + gabinete rise glass 10 fans etc..

e percebi que nessa nova placa oscila demais os resultados de under, exemplo, se eu faço um under e testo no estress, da X pontuação com Y temperatura.

Já se eu resetar a BIOS e fazer exatamente a mesma configuração de under que estava antes, isso muda o que estava, ja fica uma outra pontuação, outra temperatura.

Eu consegui fazer que ele não passasse de 105W pelo menos, o normal dele.

Mas agora que fiz o under de novo, exatamente como estava antes, ele esta chegando há 115w com uma pontuação de desempenho bem acima do que estava antes ( cinebanch), isso que acho estranho.

Eu tirei o Under e deixei apenas o PBO -30 all cores.. 

minha placa não acho opção de setar o vcore que quero, igual tinha na mnha outra placa, essa eu tenho que tirar a tensão, colocando -0.54 ou ate mesmo -0.120 que é o que estava antes no 5800x3d.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WilliamReis10 disse:

@GuilhermeGB Então, eu ate troquei meu WC< gabinete, etc.. coloquei um WC cougar elite 360mm, + gabinete rise glass 10 fans etc..

Não adianta meter o melhor water cooler do mercado com esse gabinete fechado. Painel frontal tapado não possibilita entrada de ar, eu não sei o que dá na cabeça dos projetistas de gabinete fazer um negócio desses...é bonito? É, mas não funciona bem. Todo dia aparece alguém aqui no fórum com o mesmo problema de aquecimento, e sempre é um gabinete fechado assim. Pelo menos pela foto dá a impressão que esse vidro do painel frontal é removível, vai ser a solução pra não precisar comprar outro, ve se consegue tirar.

 

4 horas atrás, WilliamReis10 disse:

e percebi que nessa nova placa oscila demais os resultados de under, exemplo, se eu faço um under e testo no estress, da X pontuação com Y temperatura.

Bom, benchmark é assim mesmo, a pontuação dificilmente vai ficar igual em todos os testes, mas você vai ter uma média. Temperatura é a mesma coisa, pode variar 1-2ºC, mas tem que ficar na média.

 

4 horas atrás, WilliamReis10 disse:

Eu consegui fazer que ele não passasse de 105W pelo menos, o normal dele.

Mas agora que fiz o under de novo, exatamente como estava antes, ele esta chegando há 115w com uma pontuação de desempenho bem acima do que estava antes ( cinebanch), isso que acho estranho.

Mas em que sensor você está olhando essa informação? Os 105W informados pela AMD é apenas da CPU em si, mas dependendo do sensor que você olhar, ele vai mostrar o consumo total do CPU + SoC + Controladora de RAM e outras partes do circuito. O PPT padrão do 5800X3D, e dos outros CPUs de 105W, é 142W, então deve ser mais ou menos isso que você verá com o processador em stock em estresse máximo, e lembrando, esse valor não é só do processador.

 

Você consegue controlar esse valor manualmente nas configurações avançadas da BIOS, lá também dá pra limitar a corrente máxima (TDC) que afeta mais diretamente o consumo e a temperatura da CPU. Se você conseguir resolver seu gabinete é provável que nem precise mais se preocupar com isso. Mas aqui tem uma tabelinha de configurações otimizadas pro 5800X3D que achei no Reddit:

 

Screenshot_31.png.77363012b5a6a11a94e5c0e0130e0bce.png

 

 

4 horas atrás, WilliamReis10 disse:

minha placa não acho opção de setar o vcore que quero, igual tinha na mnha outra placa, essa eu tenho que tirar a tensão, colocando -0.54 ou ate mesmo -0.120 que é o que estava antes no 5800x3d.

A BIOS não disponibiliza a opção de configurar uma tensão fixa? A minha tem essa opção e também tem as opções pra configura offset.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/03/2024 às 18:37, GuilhermeGB disse:

Não adianta meter o melhor water cooler do mercado com esse gabinete fechado. Painel frontal tapado não possibilita entrada de ar, eu não sei o que dá na cabeça dos projetistas de gabinete fazer um negócio desses...é bonito? É, mas não funciona bem. Todo dia aparece alguém aqui no fórum com o mesmo problema de aquecimento, e sempre é um gabinete fechado assim. Pelo menos pela foto dá a impressão que esse vidro do painel frontal é removível, vai ser a solução pra não precisar comprar outro, ve se consegue tirar.

 

Bom, benchmark é assim mesmo, a pontuação dificilmente vai ficar igual em todos os testes, mas você vai ter uma média. Temperatura é a mesma coisa, pode variar 1-2ºC, mas tem que ficar na média.

 

Mas em que sensor você está olhando essa informação? Os 105W informados pela AMD é apenas da CPU em si, mas dependendo do sensor que você olhar, ele vai mostrar o consumo total do CPU + SoC + Controladora de RAM e outras partes do circuito. O PPT padrão do 5800X3D, e dos outros CPUs de 105W, é 142W, então deve ser mais ou menos isso que você verá com o processador em stock em estresse máximo, e lembrando, esse valor não é só do processador.

 

Você consegue controlar esse valor manualmente nas configurações avançadas da BIOS, lá também dá pra limitar a corrente máxima (TDC) que afeta mais diretamente o consumo e a temperatura da CPU. Se você conseguir resolver seu gabinete é provável que nem precise mais se preocupar com isso. Mas aqui tem uma tabelinha de configurações otimizadas pro 5800X3D que achei no Reddit:

 

Screenshot_31.png.77363012b5a6a11a94e5c0e0130e0bce.png

 

 

A BIOS não disponibiliza a opção de configurar uma tensão fixa? A minha tem essa opção e também tem as opções pra configura offset.

Então essa BIOS não tem opção de setar a tensão que quero, na minha B550 da ASUS tinha como fazer isso, nessa AUROS não tem , somente para reduzir a tensão em cima de outra, mas não de por uma FIXA.
Vou tentar fixar o PPT etc.. conforme a imagem e ver se melhora algo, obrigado
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para UNDERVOLT Ryzen 7 5800X3D com placa-mãe AUROS X570 ELITE

@GuilhermeGB Então com a outra placa, eu controlava sem facilmente e sem complicações.

 

Mas irei resolver isso, agora meu problema é outra coisa, mas acho que deve ser algo vinculado ao undervolt, mas preciso abrir outro topico.

Com essa placa-mãe e configurações, sempre que eu abro o jogo, qualquer jogo, esta normal o PC num todo, mas quando eu " puxo" partida onde vai forçar o processador, o PC todo fica travando, o JOGO fica liso liso, mas fora do jogo fica travando tudo, coisa que não acontecia antes quando usava outra placa-mãe, e o windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!