Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600G ou 5600X?


Posts recomendados

Ola pessoal. Tudo bem?

 

Estou vendo a possibilidade de dar um upgrade no meu humilde pc.

Atualmente meu PC tem essas configs:

 

AMD FX-8320E Eight-Core Processor                 3.21 GHz

24GB RAM

GeForce GT 1030

 

 

Estou pensando em pegar um Ryzen 5 5600 (Sei que pra isso vou ter que trocar a placa-mãe e as memórias também)

 

Então como sou um pouco leigo no assunto, vim pedir ajuda a vocês xD

 

vocês acham que vale a pena pegar o 5600g por conta do Vídeo integrado? Ou pegar o 5600x e usar minha placa de Vídeo mesmo?

 

alguém consegue me indicar uma placa-mãe boa e que seja um custo beneficio para essas novas configs?

 

Vi também que agora tem o 5600gt, sera que ele ficaria melhor que os outros dois?

 

 

Agradeço a ajuda desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Ryzen 5 5600G ou 5600X?

@Galdz Olá amigo, tudo bem?

 

O ideal mesmo seria você pegar o Ryzen 5 5600 (sem G ou X) é mais barato e não muda nada na prática para o  R5 5600X, mas como você tem essa GT 1030, talvez seja interessante você pegar o 5600G e usar a APU dele até conseguir comprar uma GPU melhor.

 

Outros itens:

 

Placa-mãe - MSI B550M PRO-VDH

Aircooler - DeepCool AG400

 

Qual é a sua fonte?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, guilherme_dr disse:

mas como você tem essa GT 1030, talvez seja interessante você pegar o 5600G e usar a APU dele até conseguir comprar uma GPU melhor.

Discordo. Se já tem a placa de vídeo, compre o Ryzen 5 5600 e use a que já tem até trocar. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Então, é que eu não tenho certeza se a minha placa de Vídeo (GeForce GT 1030) tem o mesmo potencial que a placa integrada o 5600g... Por isso fico na duvida... porque a intenção de upgrade é pra conseguir jogar uns joguinhos mais lisos...

 

 

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-Ryzen-5-5600gt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Galdz Olá!

 

O R5 5600G e o R5 5600GT só fazem sentido para quem quer iniciar com o vídeo integrado e pegar uma placa de vídeo posteriormente. Contudo, esses processadores têm menos cache e não têm suporte ao PCI-Express 4.0, fora o clock menor de fábrica. Ou seja, a diferença não está apenas na presença do vídeo, pois são chips inferiores.

 

O R5 5600X geralmente tem péssimo custo-benefício. Isso porque o R5 5600 é a mesma coisa, mas custa menos. Com alguns segundos na BIOS você iguala os clocks.

 

Como você já tem a GT 1030 GDDR5, o ideal seria usá-la (tendo em vista que fica no mesmo patamar ou até ou pouco acima do vídeo integrado do R5 5600G) e adquirir o R5 5600. Não vejo sentido em querer usar a APU. No futuro você troca a placa de vídeo.

 

Faltou indicar o modelo da fonte de alimentação.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Pedroou disse:

Discordo. Se já tem a placa de vídeo, compre o Ryzen 5 5600 e use a que já tem até trocar. 

 

7 minutos atrás, KairanD disse:

Como você já tem a GT 1030 GDDR5, o ideal seria usá-la (tendo em vista que fica no mesmo patamar ou até ou pouco acima do vídeo integrado do R5 5600G) e adquirir o R5 5600. Não vejo sentido em querer usar a APU. No futuro você troca a placa de vídeo.

 

É uma opção também.. em desempenho não será muito diferente e assim já fica com o R5 5600 que é melhor do que a versão com G.

 

Enfim, o que eu quis dizer é: Tanto faz usar sua atual placa ou pegar o 5600G, em termos de desempenho será praticamente igual e terá de pensar em um futuro upgrade de GPU de qualquer forma!

 

Pelo preço do 5600 (sem X ou G) estar mais baixo, vá nele e permaneça com sua GT 1030 até conseguir substituir.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Enfim, o que eu quis dizer é: Tanto faz usar sua atual placa ou pegar o 5600G, em termos de desempenhos erá praticamente igual e terá de pensar em um futuro upgrade de GPU de qualquer forma!

Eu não diria que tanto faz... Em termos de desempenho, de fato o vídeo integrado e a GT 1030 GDDR5 acabam ficando em um patamar bem próximo. Mas pegando o R5 5600G ele sacrificará desempenho (pois o cache é menor, o que impacta em alguns jogos) e, principalmente, o PCI-Express 4.0, o que é uma baita perda considerando SSDs NVMe, além da quantidade de trilhas. Além disso, algumas placas de vídeo atuais operam em x8 ou até mesmo x4, e ter o PCI-Express 4.0 abre o leque de opções de upgrades para o futuro (pois essa redução parece ser uma tendência). 😉

 

Se ele não tivesse a GT 1030 GDDR5, eu recomendaria iniciar com o 5600G. Mas, como ele já tem, eu diria que seria um tiro no pé. É bem mais negócio mantê-la e pegar o R5 5600 com a B550.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa pela demora em responder. Hj o dia foi corrido rs.

Ja vou responder todos

11 horas atrás, guilherme_dr disse:

Qual é a sua fonte?

A fonte que uso atualmente é uma Fonte Chaveada ATX 250W

Acho que vou ter que trocar ela também ne? Infelizmente não sei como calcular os Watts pra saber qual devo comprar hahahaha

11 horas atrás, KairanD disse:

Como você já tem a GT 1030 GDDR5, o ideal seria usá-la (tendo em vista que fica no mesmo patamar ou até ou pouco acima do vídeo integrado do R5 5600G) e adquirir o R5 5600. Não vejo sentido em querer usar a APU. No futuro você troca a placa de vídeo.

 

Faltou indicar o modelo da fonte de alimentação.

Entendi. Pelo que li por aqui, o mais interessante a se fazer seria isso mesmo. Pegar sem o Vídeo integrado e usar a Gt 1030 até conseguir trocar por outra.

 

Minha Fonte é "Fonte Chaveada ATX 250W" Vou precisar trocar ela também né?

11 horas atrás, Alex Weiss disse:

Qual seu orçamento pra essa jogada? 

Então amigo. Estou pensando em uma placa-mãe de até uns 700, não muito mais que isso.

E o processador, estou de olho nessa linha do Ryzen 5 5600 os valores deles sao proximos... So quero pegar a melhor opção pra que não tenha que gastar com processador dnv logo

11 horas atrás, KairanD disse:

É bem mais negócio mantê-la e pegar o R5 5600 com a B550.

Mas voce recomenda o 5600x ou 5600 (sem nomenclatura)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Galdz disse:

A fonte que uso atualmente é uma Fonte Chaveada ATX 250W

Acho que vou ter que trocar ela também ne? Infelizmente não sei como calcular os Watts pra saber qual devo comprar hahahaha

 

Sim, será necessário substituir com certeza, indico a Cooler Master MWE 450W (MPE-4501-ACAAB-WO), ótima fonte, classificada como Tier B, 5 anos de garantia e com preço excelente.

 

1 hora atrás, Galdz disse:

Mas voce recomenda o 5600x ou 5600 (sem nomenclatura)?

 

Pegue o Ryzen 5 5600 (Sem X ou G), é a melhor opção!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Galdz disse:

Estou pensando em uma placa-mãe de até uns 700, não muito mais que isso.

Para um 5600 não há necessidade de tudo isso, sigo na recomendação da A520 DS3H,

Tendo uma visão do cenário é certo dizer que você não vai querer mexer com Over Clock certo? então não precisa de uma B550 ou B450..  a serie A serve muito bem para o 5600 em stock. 

 

Diminuindo no custo da placa-mãe, você tem margem para colocar outro componente que deseje um pouco mais caro ou premium, isso pode ser um SSD melhor, Ram melhor, ou até um Air cooler de melhor qualidade.   placa-mãe cara por si só não faz lá muita diferença.  Se você colocar lado a lado uma serie A e uma B, obterá o mesmo desempenho.  O que muda é o resto do kit. 

 

É claro, espere e compre cada peça em promoções boas, fique de olho em Cupons de desconto que puder ser utilizado nas lojas

Vai te ajudar a economizar um bom tantinho no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Para um 5600 não há necessidade de tudo isso, sigo na recomendação da A520 DS3H,

Tendo uma visão do cenário é certo dizer que você não vai querer mexer com Over Clock certo? então não precisa de uma B550 ou B450..  a serie A serve muito bem para o 5600 em stock. 

O overclock é uma vantagem considerável do chipset B550, pois é desempenho de graça (ainda mais no caso do Ryzen 5 5600), mas eu diria que nem é a principal. O suporte a PCI-E 4.0 é o ponto mais forte.

 

Não acho que compense sacrificar isso pegando uma A520. É cada vez mais comum ver placas de vídeo x8 ou até mesmo x4 (porque contam justamente com a presença do PCI-E 4.0), fora os SSDs NVMe Gen 4. Inclusive ter PCI-E 4.0 é uma das maiores vantagens do Ryzen 5 5600 quando comparado ao Ryzen 5 5600G.

 

A MSI B550M PRO-VDH WIFI está custando R$ 700,00 na Pichau ou na Terabyte. Aparece por menos em promoções às vezes. Além de não ter as limitações da A520, o circuito regulador de tensão é absurdamente melhor.

 

Pessoalmente, eu não pegaria uma A520. Acho que irá sacrificar alguns dos maiores atrativos da plataforma. E eu não recomendo placa-mãe sem dissipador nos VRMs (por mais que o Ryzen 5 5600 não exija muito).

 

Uma referência interessante: https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!