Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso pessoal: tinta original ou paralela? Por que? Epson L3210


Posts recomendados

O título é bastante descritivo. Comprei uma impressora Epson L3210 há poucos dias atrás e utilizo bastante a impressora. Não só eu inclusive, alguns familiares às vezes pedem pra imprimir alguma coisa, enfim, o consumo é mais elevado do que um usuário comum mas não chega a ser uma demanda de empresa obviamente.
Ainda estou com a tinta que vem com ela, fui pesquisar valores vi que gira em torno de R$150 originais Epson (todas as cores 65ml), e gostaria realmente de ir ganhando conhecimento conforme vou usando, daqui um tempo talvez precise comprar.
O que eu já sei é que pra mudar de tinta, por exemplo de uma original da Epson para uma paralela "X", precisa ser feita uma limpeza nela para remover quaisquer resquícios da tinta anterior e assim abastecer a nova, também ciente que perderei a garantia e que não é qualquer marca paralela que presta, por isso tem essas dúvidas:

  1. Vale a pena usar tinta paralela tendo em vista o custo-benefício e desprezando a perca da garantia?
  2. Como escolher boas tintas? (eu ia pedir sugestões porém não sei se as políticas do fórum permitem)
  3.  

Essa última pergunta é o seguinte, essa impressora tem os níveis de tinta em 4 níveis, nos primeiros usos, mais precisamente nas 30 primeiras folhas preto e branco abaixou um pouco o nível do preto (de forma desproporcional eu mensuraria uns 15% sendo a tinta original a Epson diz que imprime 3600 folhas porém mesmo que fosse sla, umas 1000 não teria gastado desse tanto kkkkk, é possível dizer à que isso se deve? Foi nos primeiros dias, agora parece estar normal, não sei ainda porque faz pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A. O consumo inicial é maior, porque ele precisa alimentar as mangueiras, fazer com que a tinta chegue nos tubos e cabeça de impressão.

 

B. Depende, existem boas tintas paralelas, mas elas tem custo maior também. (Ex: Formulabs, Profeel, etc) Prestar atenção que tem muito vendedor que diz vender fracionado e tal, mas se for muito barato fuja porque geralmente a qualidade é inferior.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, dwatashi disse:

A. O consumo inicial é maior, porque ele precisa alimentar as mangueiras, fazer com que a tinta chegue nos tubos e cabeça de impressão.

 

B. Depende, existem boas tintas paralelas, mas elas tem custo maior também. (Ex: Formulabs, Profeel, etc) Prestar atenção que tem muito vendedor que diz vender fracionado e tal, mas se for muito barato fuja porque geralmente a qualidade é inferior.

 

 

 

Cara, não vou mandar link aqui porque tenho medo de entenderem como divulgação, mas achei uma Formulabs mais cedo no ML por 100 pila, 4L (1L cada cor), boas avaliações (4.8/5) e vendedor também bem avaliado, como fazer pra saber se é original tem como?
Eu achei barato demais e acabei passando reto achando que não prestava kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Partindo do princípio que seu uso é doméstico, teria que ver se a cabeça de impressão do seu modelo de inkjet é fixo ou não.

Os modelos Epson mais antigas eram fixas(diferente da HP onde a cabeça está no proprio cartucho).

Se os cartuchos originais imprimem mesmo os 3,6k páginas na minha opinião não vale a pena a pena arriscar a cabeça de impressão, pelo menos no tempo da garantia.

Além do que  o uso não é uniforme, algumas das cores gastam mais e o preto gasta bem mais que as cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PedraX disse:

Partindo do princípio que seu uso é doméstico, teria que ver se a cabeça de impressão do seu modelo de inkjet é fixo ou não.

Os modelos Epson mais antigas eram fixas(diferente da HP onde a cabeça está no proprio cartucho).

Se os cartuchos originais imprimem mesmo os 3,6k páginas na minha opinião não vale a pena a pena arriscar a cabeça de impressão, pelo menos no tempo da garantia.

Além do que  o uso não é uniforme, algumas das cores gastam mais e o preto gasta bem mais que as cores.

Aqui diz que a tinta que vem com ela (apenas preto e branco) imprime 3600 folhas, e a tinta de reposição imprime 4500 folhas
Já se for colorido, imprime 6500 folhas com a tinta que vem com ela, se for a reposição imprime 7500
Segundo a caixa que veio com ela, no manual também, etc, se for realmente isso eu nem me preocuparia mas não sei como eles definiram esse numero de folhas acho que eles podem simplesmente mentir, fora que tem o modo economico (rascunho) até o modo de mais alta qualidade, tem um delta enorme de variação, e o preto baixou muito significativamente com 30 folhas impressas por isso que achei estranho, seguindo nesse ritmo só vai imprimir umas 300 folhas preto e branco e olhe lá (se continuar abaixando dessa forma) por isso vim perguntar se é normal dar essa baixada no primeiro abastecimento tlgd..

O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único paralelo que posso fazer é meu uso de impressão. Realmente para atingir a quantidade de impressão máxima deve-se usar na qualidade mínima e com um papel de boa qualidade, porque a absorvição da tinta sempre influencia a qualidade.

Baseando nas reclamações na quantidade de páginas que os usuário falam, deve girar em torno de 60% do declarado(isso se não for sempre com qualidade de impressão ótima), isso para inkjet da HP.

Também deve levar em consideração que as tintas paralelas nunca terão o mesmo desempenho da original, o que pode levar a resultados decepcionantes em casos de impressão de fotos, documentos para arquivo, etc.

Na prática como minha impressão é pouca uso uma HP 2774 com cartuchos HP667 e recarrego com tinta genérica por cerca de 7 vezes cada cartucho original, mas sabendo que a qualidade de impressão é ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

O único paralelo que posso fazer é meu uso de impressão. Realmente para atingir a quantidade de impressão máxima deve-se usar na qualidade mínima e com um papel de boa qualidade, porque a absorvição da tinta sempre influencia a qualidade.

Baseando nas reclamações na quantidade de páginas que os usuário falam, deve girar em torno de 60% do declarado(isso se não for sempre com qualidade de impressão ótima), isso para inkjet da HP.

Também deve levar em consideração que as tintas paralelas nunca terão o mesmo desempenho da original, o que pode levar a resultados decepcionantes em casos de impressão de fotos, documentos para arquivo, etc.

Na prática como minha impressão é pouca uso uma HP 2774 com cartuchos HP667 e recarrego com tinta genérica por cerca de 7 vezes cada cartucho original, mas sabendo que a qualidade de impressão é ruim.

Agradecido pelos pontos levantados, fiquei pensando muito em quantas impressões iria conseguir mas esqueci da qualidade. A Profeel está bem atrativa pelos testes que vi, é mais carinha porém ainda mais em conta tendo em vista mL/R$ mesmo considerando que ela vai imprimir bem menos que a original. Porém como ainda está quase cheio o tanque e talvez demore uns dias pra comprar pra deixar de reserva aqui (pra não acabar se vencendo sei lá) estou aceitando mais sugestões de quem souber uma outra que tenha uma boa qualidade como a Profeel ou superior e também considerando custo/benefício.

Assim que eu decidir qual comprar e finalmente começar a usar volto a dar notícias pra ajudar quem está comprando sua primeira impressora e informo minha experiência, grato pela ajuda até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Resta ver se a cabeça de impressão é fixa. Se for não acho bom negócio porque uma composição errada de produtos  pode por em risco a integridade da mesma e aí o custo é proibitivo para o reparo.

Eu não faço a menor ideia de como saber isso, tentei ver no manual também não achei mas a IA diz que sim kkkk, então isso é um ponto positivo para usar uma tinta paralela?
 

sd.thumb.png.b8774935b070749f1578b967341ea09c.png


Pode me dar mais detalhes sobre o porquê isso é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vinicius738 disse:

Eu não faço a menor ideia de como saber isso, tentei ver no manual também não achei mas a IA diz que sim kkkk, então isso é um ponto positivo para usar uma tinta paralela?

Muito pelo contrário. Se a cabeça é fixa significa que em caso de dano terá que ser trocada, o que na maioria dos casos é proibitiva de tão caro.

A tinta original foi projetada para a impressora, usa os componentes certos para garantir a usabilidade projetada.

Comparando, é como usar uma peça paralela no carro.

Pode até funcionar, mas não terá nenhuma garantia, já mudou o que foi projetado.

2 horas atrás, vinicius738 disse:

Pode me dar mais detalhes sobre o porquê isso é melhor?

Não entendí a dúvida. O texto apenas afirma que tudo foi projetado para dar o resultado desejado, mas no entanto pode apresentar falhas que podem provocar a necessidade de troca do cabeçote e recomenda acompanhar o que o fabricante diz no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, PedraX disse:

Muito pelo contrário. Se a cabeça é fixa significa que em caso de dano terá que ser trocada, o que na maioria dos casos é proibitiva de tão caro.

A tinta original foi projetada para a impressora, usa os componentes certos para garantir a usabilidade projetada.

Comparando, é como usar uma peça paralela no carro.

Pode até funcionar, mas não terá nenhuma garantia, já mudou o que foi projetado.

Não entendí a dúvida. O texto apenas afirma que tudo foi projetado para dar o resultado desejado, mas no entanto pode apresentar falhas que podem provocar a necessidade de troca do cabeçote e recomenda acompanhar o que o fabricante diz no manual.

Entendi, então não seria viável porque com o tempo a chance de dar problema na cabeça de impressão com uma tinta paralela é maior, certo?
Mesmo com paralelas mais conhecidas / confiáveis? Na analogia do carro às vezes também existem peças ((quase)) tão boas quanto as de fábrica, isso também se aplica?


Vou ver como será o consumo daqui pra frente, se ficar bom e der pra mim manter a original vou manter por causa disso que você citou, não sabia obrigado pela info, mas se consumir muito mais do que o esperado (dependendo da sua resposta) eu tenho que considerar a paralela, daí eu posto aqui, mas realmente é algo bem difícil de decidir, eu não sou tão conservador com minhas coisas (não me orgulho disso kkk) por isso considero algumas coisas mais arriscadas e sempre ciente dos riscos

Outra coisa @PedraX devo executar alguma dessas manut. periodicamente ou só quando algo der problema?
Isso ajuda a aumentar a vida útil de alguma coisa ou não é bom ficar mexendo sla, se possível falar o porquê também, sou bem curioso kk me perdoe pelo incomodo é a ultima duvida prometo

 


image.png.0fbb20b43acce5e7e17821a3b5002f6a.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, vinicius738 disse:

Outra coisa @PedraX devo executar alguma dessas manut. periodicamente ou só quando algo der problema?
Isso ajuda a aumentar a vida útil de alguma coisa ou não é bom ficar mexendo sla, se possível falar o porquê também, sou bem curioso kk me perdoe pelo incomodo é a ultima duvida prometo

Manutenção preventiva em impressoras é sempre limpeza e uso de materiais adequados. Pó é o pior inimigo devido ás engrenagens, se puder deixe coberto se tiver muito ambiente aberto.

Não se meta a abrir sózinho porque o negócio é muito delicado e de precisão.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!