Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce RTX 3070 OC dando gargalo em jogos leves


Posts recomendados

Recentemente comprei uma 3070 usada mas em perfeito estado, estou utilizando ela a uns 3 meses e recentemente ela começou a apresentar alguns problemas de desempenho, utilizo junto a um Ryzen 5 5600, estava jogando lol que seria um jogo leve e percebi que ela não fica travada nos 144 FPS, ela pega 144 e cai a porcentagem de uso dela, o que ocasiona cair os FPS, vai para 130, 132, 120, dependendo o momento, mas logo aumenta a porcentagem de uso e volta a 144, mas fica dando as travadas, quando comprei não dava isto, já testei formatar o computador e voltar a versões antigas da atualização da placa, mas o erro persiste. (tenho 16gb RAM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para GeForce RTX 3070 OC dando gargalo em jogos leves

Isso acontece provavelmente porque, como o Lol é um jogo bastante leve, a GPU não indentifica que está em uso e acaba baixando as tensões e clock drasticamente. Tenta mudar o "Power Management Mode" da sua placa de vídeo nas configurações da GPU para "Max Performance". Isso ou travar os clocks.

 

Ambas as opções vão aumentar o consumo e a tensão da sua placa de vídeo mesmo em ocasiões em que ela está em idle, então é bom ter em mente essa ressalva. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante essas quedas, os clocks da GPU também baixam bruscamente ou apenas o FPS que varia sem nenhuma distinção aparente na gameplay (sem travamentos, lags pequenos, etc)? Acredito que você jogue a 144 com o V-Sync. Se os clocks e a linha de frametime ficarem estáveis mesmo durante essas quedas de 10 fps, acho que está tudo dentro da margem de erro. Até mesmo no meu computador, em teamfights muitos grandes, o fps cai para abaixo da taxa de atualização do monitor, mas não ocorre nenhum stutter. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi nenhuma solução definitiva pra esse problema além de travar a frequência do clock da GPU durante jogo e, mesmo assim, ainda acaba tendo essas quedas repentinas. Tanto nas minhas antigas placas (6600 XT e RX 580) quanto na minha 4060 TI isso acontece e, sinceramente, eu só aprendi a desligar o MSI e jogar. O FPS cai mas normalmente nem é perceptível durante o jogo. 

 

Você pode tentar travar a placa de vídeo no clock base dela no próprio Afterburner (1500Mhz) e ver se melhora alguma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!