Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletricista soldou/estanhou fios das tomadas, é normal ?


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

A tomada onde ligo o PC e modem de internet deu curto, chamei um eletricista para verificar e ao instalar uma nova tomada ele estanhou os fios da tomada usando um ferro de solda quente. Fez o mesmo com outras duas tomadas da casa.

Nunca tinha visto fazerem isso e fiquei curioso, porém na internet há opiniões controversas, queria saber se isso pode causar algum problema futuramente ou se realmente é o melhor a se fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, le_0 disse:

queria saber se isso pode causar algum problema futuramente ou se realmente é o melhor a se fazer?

O que manda na instalação de tomadas é a bitola da fiação, a qualidade da tomada e o disjuntor correspondente. No mais é capricho de execução.

Alguns fazem esse procedimento para manter os "fiozinhos" juntos no caso de fios de cobre trançado, isso facilita a montagem nas tomadas, sem o perigo do trançado "descabelar" na montagem.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É uma "técnica" antiga, mas atualmente vedada pela NBR 5410:
 

Citação

6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.

 

Acontece que o estanho tem o ponto de fusão muito mais baixo que o cobre (cerca de 200, contra mais de 1000 graus). Se por qualquer motivo esse fio esquentar acima desses 200 e poucos graus, o estanho derrete e aí já era a conexão, o que era 'reforço' pode virar folga.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Shaman93 disse:

o estanho derrete e aí já era a conexão, o que era 'reforço' pode virar folga.

Como disse, é só para manter a "cabeleira" junta na hora de montar, mas sem dúvida o que vai manter tudo bem conectado é "aquele" aperto na hora de montar o cabo na conexão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2024 às 20:07, Mega Blaster disse:

Como dito pelo amigo @Shaman93 a norma proíbe o uso de estanho. Já usei muito cadinho em obras, mas isso está num passado distante. Não pode mais usar. Sugiro ao amigo @le_0 cortar essa parte com estanho e deixar só o cobre puro.

O uso de estanho em conexões que transmitem sinais é muito interessante. Na transmissão de energia é um problema futuro como relatado acima. Já encontrei conexão de energia onde a capa isolante próxima apresentava marcas de bolha. Bastou um reaperto para solucionar. No caso de sinais para comando elétrico ou eletrônico o uso de estanho na ponta decapada é uma solução interessante em equipamentos onde se tem vibração intensa. Vale lembrar que o cobre é muito maleável e pouco flexível.

Numa máquina que reformei havia o problema da fiação estar se partindo bem no ponto de fixação à placa. O conector usado era uma agulha oca onde a ponta decapada entrava e era prensada. Havia uma pequena sobrecapa do conector para abrigar a isolação do fio e dessa forma limitar o movimento entre a ponta decapada e o início da capa isolante. Até funciona bem nos primeiros 10 anos mas depois é uma ocorrência atrás da outra. A solução que implantei: não utilizar o conector agulha, fazer a decapagem, molhar em breu pastoso e fazer um estanhamento demorado para que este penetrasse no interior da capa isolante. Desta forma obtinha a ponta rígida para o conector, protegia o frágil cobre no percurso que ia do conector ao isolamento do fio e o cobre só ficava sem essa proteção entre 3 e 4 mm já no interior da capa isolante. Quanto ao fato da solda SnPb derreter aos 180ºC a eletrônica vai muito antes disso

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!