Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de configuração até R$ 4.000


Posts recomendados

Bom dia, essa semana vou comprar um computador e comprar as peças separadas

Orçamento máximo na faixa dos 4.000 reais (já contando com juros do cartão de crédito)

 

Montei uma configuração na Pichau que ficou dentro desse valor (ainda não realizei a compra então ainda da tempo de fazer mudanças)

 

Kit upgrade

° Ryzen 5 5600

° placa-mãe B550M Aorus Elite 

Valor: 2,011.00

 

°Fonte Pichau Nidus 650W

Valor: 335,28

 

° memória CORSAIR VENGEANCE LPX 16GB (2X8) DDR4 3000MHZ C15

Valor: 341,17

 

 Placa de vídeo eu vou comprar uma usada por enquanto, provavelmente uma rx 590 ou GTX 1060, futuramente quando eu terminar de pagar o Pc vou subir pra uma RTX 4060 provavelmente ou 7600

 

Gabinete e armazenamento ainda não consegui escolher, pego SSD ou NVMe ? Qual melhor opção custo-benefício que tá tendo no mercado de 1TB

 E qual gabinete custo/benefício que é melhor em questão de melhor ventilação e espaço 

 

Questão da placa-mãe, memória e processador e fonte são boas escolhas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MattheusD Olá amigo, tudo bem?

 

A primeira dica que eu tenho é, aproveite comprar na Amazon essa semana, é semana do consumidor e tem ótimos preços por lá, o Ryzen 5 5600 (R$793,00) por exemplo.

 

25 minutos atrás, MattheusD disse:

Questão da placa-mãe, memória e processador e fonte são boas escolhas ?

 

Placa-mãe indico que troque pela MSI B550M PRO-VDH WIFI, melhor em VRM.

 

Não pegue essa fonte. indico a Cooler Master MWE 450W (ACAAB-WO) que já será suficiente e é ótima, Tier B, 5 anos de garantia e excelente preço!

 

O processador, depende do seu orçamento.. o R5 5600 é um bom CPU custo-benefício e vai te atender bem sim, se puder chegar no Ryzen 7 5700X, melhor ainda.

 

25 minutos atrás, MattheusD disse:

Gabinete e armazenamento ainda não consegui escolher, pego SSD ou NVMe ? Qual melhor opção custo-benefício que tá tendo no mercado de 1TB

 E qual gabinete custo/benefício que é melhor em questão de melhor ventilação e espaço 

 

Indico NVMe, é a tecnologia atual e vai te entregar melhor resultado, um ótima opção é o Kingston NV2.

 

Gabinete, indico o Pichau Kazan 2 ou o Montech Air 903 Base, dois bons exemplares em fluxo de ar e preço.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr Essa fonte 450w já vai ser suficiente pra o futuro upgrade da placa de vídeo ? Eu vou parcelar esse computador e assim que terminar de pagar vou fazer a troca da GTX 1060 pela RTX 4060

 

@edit esse processador Ryzen 7 que você indicou é compatível com essa placa de vídeo que você recomendou ?

Questão das memórias é uma boa escolhe que eu fiz? Frequência suficiente ? Marca boa ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MattheusD Bom, começando pelo processador e placa-mãe, no caso de você utilizar um Ryzen 5 5600, compensa mais você investir numa B550M MSI WI-FI que tem capacidade de aguentar um Ryzen 7 5800x, fora que em termos de comparação, tem elementos até melhores que a b550m Aorus, como por exemplo o fato das entradas SATAS da MSI não serem viradas para cima e numa parte que qualquer placa de vídeo até mesmo Dual Fan, pode acabar cobrindo 3 entradas e deixando somente uma com acesso, algo que vi bastante gente comentar... Com um custo de até 250 reais de diferença.

 

Ryzen 5 5600 + B550m MSI WI-FI

Na Kabum fica: 1573,98 ( não inclui frete ).

 

Fonte: Acredito que para a futura rx7600 ou 4060 8gb, ela daria conta sim. Por mais que seja uma fonte mais custo-benefício, teve sua aprovação nos testes da TecLab.

 

memória ram: A que você citou é de 3000Mhz, e nas especificações do seu processador, ele pode trabalhar até 3200Mhz, e pela mesma faixa de preço você consegue os 2x8gb de memória com 200Mhz de clock a+.

https://www.kabum.com.br/produto/474939/memória-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-ax4u32008g16a-sbkd35 ta aqui uma boa se quiser dar uma olhada.

 

Placa de vídeo: Quando for comprar sua rx580, rx590, gtx1060 ou alguma do tipo, só tenha em mente que são Chips antigos e que muitas fabricantes estão colocando até memórias de modelos diferentes, e como alguns casos, vindo de avião, elas acabam batendo e soltando algumas soldas. Porém, não são todas que são assim ( não me refiro ao Chip antigo ), uma boa pesquisada ou até mesmo ver alguns vídeos de um pessoal abrindo e fazendo uma análise, já vai te ajudar.

 

SSD NVMe: Visto que um NVMe tem praticamente o mesmo preço ou até mais barato que um SSD SATA e uma diferença de performance muito grande, compensa bemmm mais você comprar um NVMe. Por mais que os preços de alguns aumentaram, ainda sim compensa você comprar.

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g Por mais que ele aumentou uns 100 reais, ainda compensa comprar, visto que ele é PCI 3.0, e no futuro se quiser é claro... Você pode optar por colocar um NVMe PCE 4.0 no SLOT de cima da placa-mãe que eu recomendei para você.

 

Gabinete: Em relação ao gabinete, acredito que quase todos vão ter um bom fluxo de ar desde que as Fans estejam arrumadas de forma correta e com uma boa organização de cabos.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18721/gabinete-gamer-montech-x3-mesh-mid-tower-black-atx Vou te recomendar esse, pois ele já vem com 6 Fans inclusas, algo ótimo visto que as Fans estão com preços bem elevados.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18723/gabinete-gamer-montech-x3-mesh-mid-tower-white-atx Tem a versão branca também caso você prefira 🙂

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, MattheusD disse:

Essa fonte 450w já vai ser suficiente pra o futuro upgrade da placa de vídeo ? Eu vou parcelar esse computador e assim que terminar de pagar vou fazer a troca da GTX 1060 pela RTX 4060

 

@edit esse processador Ryzen 7 que você indicou é compatível com essa placa de vídeo que você recomendou ?

Questão das memórias é uma boa escolhe que eu fiz? Frequência suficiente ? Marca boa ?

 

A fonte de 450W que indiquei é suficiente sim, mesmo com uma RTX 4060 ela vai segurar, pode ficar tranquilo, é uma excelente fonte que você não encontra nada da mesma qualidade por esse preço no mercado atual.

 

OBS: Uma configuração com R7 5700X + RTX 4060 + 16GB RAM tem um consumo de menos de 300W, ou seja, uma fonte de 450W sobra.

 

Sobre o Ryzen 7 5700X, é compatível sim, com tudo.. a placa-mãe que indiquei e com qualquer placa de vídeo que você venha a comprar no futuro, ele é um processador socket AM4 (igual ao da placa-mãe indicada).

 

E as memórias, são boas, marca boa.. mas é melhor mesmo seguir a dica do Middoken e substituir por versão de 3200Mhz, em relação a preço, não muda nada e serão melhores, recomendo a Kingston Fury Beast 8GB 3200MHz DDR4 CL16.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Middoken disse:

@MattheusD 

Placa de vídeo: Quando for comprar sua rx580, rx590, gtx1060 ou alguma do tipo, só tenha em mente que são Chips antigos e que muitas fabricantes estão colocando até memórias de modelos diferentes, e como alguns casos, vindo de avião, elas acabam batendo e soltando algumas soldas. Porém, não são todas que são assim ( não me refiro ao Chip antigo ), uma boa pesquisada ou até mesmo ver alguns vídeos de um pessoal abrindo e fazendo uma análise, já vai te ajudar.

 

 

Então a placa de vídeo eu pretendo comprar usada na OLX, só pra segurar uns meses até eu conseguir comprar a minha 4060 

@guilherme_dr Dei umas olhadas nas peças que você recomendou na Amazon, realmente o preço está bom mas são todas compras internacionais. Tem chance de taxação né ? E o tempo pra chegar deve ser na média de 2 meses aí 

Outra questão também, esses processadores da AMD eu consigo manter ele com uma temperatura boa somente com cooler original ou eu preciso já comprar um water cooler de cara ?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, guilherme_dr disse:

A primeira dica que eu tenho é, aproveite comprar na Amazon essa semana, é semana do consumidor e tem ótimos preços por lá, o Ryzen 5 5600 (R$793,00) por exemplo.

Se o rapaz for comprar tudo junto, o processador demorará mais que as outras peças para chegar, e é mais fácil retorno em período de arrependimento que com garantia direta caso haja defeito, pessoalmente eu não compraria as peças com tempos muito discrepantes de chegada a menos que o desconto seja bem significante e o orçamento muito apertado.

 

1 hora atrás, guilherme_dr disse:

O processador, depende do seu orçamento.. o R5 5600 é um bom CPU custo-benefício e vai te atender bem sim, se puder chegar no Ryzen 7 5700X, melhor ainda.

O 5700X não vai fazer muito por ele se o foco for jogos. Se ele trabalha, beleza, mas para jogos atualmente a diferença é ínfima, abaixo de 10% e por vezes abaixo de 5% na grande maioria.
Se for pra optar pela faixa do 5700X, vale a pena ir logo com um i5-12400F, o desempenho é melhor e o caminho para melhorias é bem mais amplo sem mudar a plataforma. A mudança para Intel apenas necessitaria de uma fonte melhor, pois os processadores Intel são bem famintos por eletricidade.


Pessoalmente, para jogos, concordo em partes com a configuração indicada pelo @Middoken e pelo @guilherme_dr. O Ryzen 5 5600 com uma B550 PRO-VDH Wifi é uma excelente escolha. Em termos de memória, eu pessoalmente não aferi tanta mudança de desempenho com o que testei, porém varia de software a software, 3200MHz é uma boa frequência e concordo com a recomendação de ambos nesse sentido.
No quesito de SSD, eu tentaria elevar um pouco para um SSD TLC para maior confiabilidade, se possível. Ou então evitar de armazenar dados sensíveis exclusivamente na máquina. Por precaução, sempre é ideal ter um backup de qualquer forma, mesmo com bons SSDs.
Eu não pegaria série 10 da Nvidia em teu lugar pois creio que é questão de tempo ficarem horrendas de usar no Windows.
Nesse assunto, preferiria aguentar alguns meses até poder comprar o PC completo de uma vez que comprar uma placa de vídeo quebra-galho que pode acabar sendo mais prejuízo que barganha...

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MattheusD disse:

Dei umas olhadas nas peças que você recomendou na Amazon, realmente o preço está bom mas são todas compras internacionais. Tem chance de taxação né ? E o tempo pra chegar deve ser na média de 2 meses aí 

Outra questão também, esses processadores da AMD eu consigo manter ele com uma temperatura boa somente com cooler original ou eu preciso já comprar um water cooler de cara ?

 

Não há risco de taxação, pois se reparar no anúncio do produto na Amazon, diz: "Os tributos de importação estão incluídos. Você não terá custos extras."

 

Já o tempo de entrega é realmente "um problema", vai demorar muito mais do que comprar em uma loja nacional em que o produto já está aqui.

 

Sobre o controle de temperatura em processadores AMD, é melhor até do que os Intel (via de regra), o que eu recomendo é um Air Cooler como um AG400 ou AK400 para não se preocupar com a temperatura do CPU, mas WaterCoolers não são nem um pouco necessários nesse tipo de processador.

 

50 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O 5700X não vai fazer muito por ele se o foco for jogos. Se ele trabalha, beleza, mas para jogos atualmente a diferença é ínfima, abaixo de 10% e por vezes abaixo de 5% na grande maioria.
Se for pra optar pela faixa do 5700X, vale a pena ir logo com um i5-12400F, o desempenho é melhor e o caminho para melhorias é bem mais amplo sem mudar a plataforma. A mudança para Intel apenas necessitaria de uma fonte melhor, pois os processadores Intel são bem famintos por eletricidade.

 

 

Da fato, a diferença de desempenho é baixa, por isso eu disse que se puder chegar no 5700X é melhor, mas não é uma necessidade. É um processador melhor em outros aspectos (além dos games).. pensei em indica-lo levando em conta o atual preço (pouco mais de 1k) e como eu também disse no meu post, ele é mais barato do que o 13400F, por isso seria minha escolha.

 

Além de uma fonte mais potente (e mais cara), o investimento com o 13600F acaba sendo maior também na escolha da placa-mãe (como também já citei anteriormente), já que é comum os preços serem maiores em placa-mãe LGA 1700 do que AM4, mas concordo sobre ser levemente melhor e mais fácil de aceitar upgrades futuros.

 

Em resumo, a escolha é:

 

Processadores AMD (R5 5600 ou R7 5700X) serão mais baratos no conjunto da obra, dando a opção de gastar menos com placa-mãe e fonte, já o processador Intel (i5 13400F) será levemente melhor em desempenho (para jogos), mas trará mais investimento no restante do hardware. A decisão deve ser baseada no orçamento e no perfil do usuário, que pode estar buscando uma configuração duradoura e que possibilite upgrades futuros ou só buscando a melhor opção orçamentaria e de desempenho no presente.

 

Abraços!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@guilherme_dr, eu pessoalmente prefiro foco em maior longevidade da plataforma possível dentro do orçamento se isso permitir, pois não haverá melhora tão significativa em desempenho single core mesmo com a compra de um Ryzen 9 5950X ou Ryzen 7 5800X3D. Mas mesmo um Ryzen 5 5600 vai durar horrores sem precisar ser trocado, há quem ainda jogue com os i7 de quarta geração, por exemplo.
Eu mesmo tenho um 5700X e não estou preocupado com longevidade em meu sistema, então mesmo com o Ryzen ainda vai bem longe esse sistema.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!