Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
59 minutos atrás, aphawk disse:

com a opção de se fazer um display do tipo BARRA ou PONTO através de uma chave

Todos os três tem essa opção. 

Em 30/03/2024 às 13:46, rmlazzari58 disse:

Tenho a impressão de que o 4 é linear, o 5 é logarítmico e o 6 é... o que?

Pelo que entendi, o 3916 é o que se chega mais próximo do linear fazendo o cálculo pela escala dos decibéis. Ele é a opção pra quem quer fazer um VU não logaritmico. 

O 3914 é puramente linear, em seu datasheet não há menção a db. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Em 28/03/2024 às 15:53, aphawk disse:

agora uma jogadinha de converter a tensão na entrada em tensão RMS, criar uma "integral" para simular um circuito RC para carga e descarga

Tentei pôr som mas não deu. Mas pra Paulão nem precisa... ele ouve tal música só de ver as ondas kk.. agora vai ficar com ela na cabeça o dia e noite toda kk

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

@Renato.88

Acho que nem eu e nem você estamos certos sobre o LM3916... :

Achei isto aqui :

"To be more precise about the difference (because both are logarithmic), the 3915 scale is 0 dB to -27 dB in 3 dB steps. The 3916 scale is +3, +2, +1, 0, -1, -3, -5, -7, -10, -20 dB. The 3914 is linear, and the effective scale is 0, -0.4, -1.0, -1.5, -2.2, -3, -4, -5, -7, and -10 dB. If you used the 3916 and the 3915 as a power (watt) meter for a stereo with a 50W 0dB reference, at normal listening volumes (1 W) the second LED of the 3916 would never be lit, while this power level would be represented by five LEDs with the 3915."

O 3915  o 3916 são logarítmicos, a diferença é a escala deles....

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Achei isto aqui :

"To be more precise about the difference (because both are logarithmic), the 3915 scale is 0 dB to -27 dB in 3 dB steps. The 3916 scale is +3, +2, +1, 0, -1, -3, -5, -7, -10, -20 dB. The 3914 is linear, and the effective scale is 0, -0.4, -1.0, -1.5, -2.2, -3, -4, -5, -7, and -10 dB. If you used the 3916 and the 3915 as a power (watt) meter for a stereo with a 50W 0dB reference, at normal listening volumes (1 W) the second LED of the 3916 would never be lit, while this power level would be represented by five LEDs with the 3915."

Lembra onde você encontrou essa informação, @aphawk? A pessoa deve ter escarafunchado bem esse chip...

Se entendi bem essa escala do 3916, pode ser bem interessante esse negócio de onda no meio, 0v, acendem os leds de 1 a 4, pico positivo, de 1 a 9 e pico negativo, tudo apagado, tudo isso equalizado na escala logarítmica, será que é isso? Ou será que esse chip é para fazer VU meters daquele tipo mais comum, que começa no -20dB, chega no 0dB (volume máximo sem clipar a onda) no 4o. led e os leds 3, 2 e 1 apenas mostram a onda clipada?

Em tempo: Uma curiosidade mas só para quem é capaz de suportar um "batidão" e usando LM39xx apenas como VU meter (medidor de volume), eis um filminho:

---

Em tempo 2: @.if, tem como equalizar seu projeto tornando a escala logarítmica? Tem uma função log() nessa sua linguagem?

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

equalizar seu projeto tornando a escala logarítmica? Tem uma função log() nessa sua linguagem?

Pode até ter, amigo. Mas k entre nós: de fato vai somar algo? É que no meu . de vista (o prático) a ideia do projeto é apenas uma firula visual dos leds ao sabor do rítimo, entende? Sendo assim penso que é bom manter a simples visão minimalista de apenas usar a tensão como deslocadora de leds.

Quanto aos seus ci's log, linear, escambal e tal, tenho 1 pouco de dúvida se alguém mero mortal conseguiria perceber diferença no padrão de acendimento entre eles(*) e "fazer a escolha certa" ou a "melhor". Vi que tem eles no simulador.. qualquer momento coloco eles lá em paralelo.

(*)ops... parece que já fizeram isso no seu Vídeo.... não vi ele, ok?

Uma adição minimamente curiosa pro uso de mc é algo como um bar graph com algo como vetor de frequência

sound-wave-music-logo-vector.jpg?s=612x6

A ideia (minha) seria algo como ler ponto a ponto da onda, elaborar um filtro digital, mostrar cada tensão de tal freq em tal barra de led. Mas de novo k entre nós, isso é trabalho pra um mc "ligeiramente" mais poderoso do que o 8 bits... algo como um dsp e tal. E claro, pra programa [e programador] "ligeiramente" mais avançado do que um pisca led - que é especialidade de quem vos escreve.

Ideia: se você tiver vários destes lm, faça um equalizador (vários filtros passa faixa) e alimente cada 1 com seu respectivo sinal. Deve dar um visual bem legal...

Postado
15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se entendi bem essa escala do 3916, pode ser bem interessante esse negócio de onda no meio, 0v, acendem os leds de 1 a 4, pico positivo, de 1 a 9 e pico negativo, tudo apagado, tudo isso equalizado na escala logarítmica, será que é isso? Ou será que esse chip é para fazer VU meters daquele tipo mais comum, que começa no -20dB, chega no 0dB (volume máximo sem clipar a onda) no 4o. led e os leds 3, 2 e 1 apenas mostram a onda clipada?

Antigamente todo aparelho de som tinha um VU METER. Sejam gravadores , amplificadores, equalizadores, todos tinham um Vu que era padronizado na escala. 

KKKKKK tá certo, estou falando de 50, 60 anos atrás, antes dos Leds dominarem.....

Veja um exemplo :

spacer.png

Repare a escala !  Bateu EXATAMENTE com a do LM3916 !

Por exemplo , do primeiro Led ao segundo , o LM3916 mostra uma variação de 10 db. Do segundo ao terceiro, mostra 3b, e do penultimo ao ultimo  mostra apenas 1 dB de variação.

Já o LM3915 muda o Led a cada 3 Db, se a escala fosse calibrada para acender o primeiro led dele com -20 db, até atingir -10dB acenderiam mais 3 Leds ! 

O LM3196 simula exatamente um desses VUs antigos.

Vou procurar no meu histórico onde achei essa informação e posto aqui.

Ah, sobre o que você falou de clipagem ..... a orientação que tínhamos naquela época era para seguirmos o nível quando fosse feita uma gravação !  As fitas magnéticas eram muito sensiveis à saturação, e com campo magnético mais alto elas saturavam e distorciam demais. Então tentávamos sempre não ultrapassar o 0db dos gravadores.

Já nos aparelhos de som, isso se referia à potência nominal, mas claro que já distorciam antes de chegar nos 0dB .....

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, .if disse:

se você tiver vários destes lm

... já com mc 8 bits - sem apelar pra dsp e etc - acabei de ter esta ideota - teoricamente é possível criar aquele visual de multileds com números aleatórios baseado num central pra criar um efeito artificial. Duvido que pessoa normal consiga ver irregularidades. Só mesmo chuck norris e semideuses ...

3 horas atrás, aphawk disse:

de 50, 60 anos atrás,

.. é que pode falar "ôpa! tem algo errado com as piscadelas! corresponde ao ritmo mas não aos db e frequências!"😁

O amigo autor parece estar querendo o sistema pra uso profissional, com regras, normas, precisões e etc que estão muuuuito além dos meus pitacos pŕáticos sem noção. Assim sendo vou deixar pros universitários te orientar, ok? 🙃

edit pra não ajudar a virar + páginas...😁

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um mero galvanômetro, inventado em 1858 (!)

Me fez lembrar... eu com meus próprios olhos e tive em mãos vi um vu que era uma válvula. Se aproximava de uma lâmpada neon ou destes tubos de neon. Era uma faixa azul brilhante clara que deslocava linearmente. Cara.. era móh legal... passado sempre presente. Qualquer momento vejo se o google imagens cristaliza o que está ba minha vaga lembrança...

edit II

4 minutos atrás, aphawk disse:

Por exemplo, antigamente ( de novo ... 50 60 anos ... )

Só pra saber...

Googlei vu valvula o google localizou algo como vu válvula olho mágico

É tipo isso mesmo

6342071722_7_large.jpg

que navega no vácuo quântico de minha mente🤪

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Antigamente todo aparelho de som tinha um VU METER. Sejam gravadores , amplificadores, equalizadores, todos tinham um Vu que era padronizado na escala. 

KKKKKK tá certo, estou falando de 50, 60 anos atrás, antes dos Leds dominarem.....

Veja um exemplo :

spacer.png

Repare a escala !  Bateu EXATAMENTE com a do LM3916 !

Por exemplo , do primeiro Led ao segundo , o LM3916 mostra uma variação de 10 db. Do segundo ao terceiro, mostra 3b, e do penultimo ao ultimo  mostra apenas 1 dB de variação.

Já o LM3915 muda o Led a cada 3 Db, se a escala fosse calibrada para acender o primeiro led dele com -20 db, até atingir -10dB acenderiam mais 3 Leds ! 

O LM3196 simula exatamente um desses VUs antigos.

Vou procurar no meu histórico onde achei essa informação e posto aqui.

Ah, sobre o que você falou de clipagem ..... a orientação que tínhamos naquela época era para seguirmos o nível quando fosse feita uma gravação !  As fitas magnéticas eram muito sensiveis à saturação, e com campo magnético mais alto elas saturavam e distorciam demais. Então tentávamos sempre não ultrapassar o 0db dos gravadores.

Já nos aparelhos de som, isso se referia à potência nominal, mas claro que já distorciam antes de chegar nos 0dB .....

Tem várias tarefas que dispositivos digitais conseguem fazer e que com analógicos seria imensamente mais difíceis, quando não impossíveis. Imagine um robozinho segue-linha sem mc... Agora imagine uma Alexa sem mc, rs...

Portanto, sem desmerecer nem um pouquinho o digital, tem outras em que o analógico é imbatível em tudo: custo, praticidade, resultado final... VU meter é dessas. O que um mero galvanômetro, inventado em 1858 (!) faz, se for usar sequenciadores do tipo LM3915 ou 16 já demanda um monte de recursos a mais.

Tive vários aparelhos com VU meter, desde gravador de rolo até amplificador... Um que sempre me chamou a atenção era o da vitrola Philips 346. O vu meter dela era estranhíssimo: um único ponteiro para os dois canais. Em teoria, se o disco fosse mono, esse ponteiro deveria ficar absolutamente parado no meio. Na prática ele oscilava um pouco, ora prá direita, ora pra esquerda. Com estéreo era esquisitíssimo... mostrava a diferença entre os canais. Era bonitona mas nesse ponto era... apenas bonitona, chique, mesmo.

Agora, se a intenção é fazer algo como

3 horas atrás, .if disse:

um bar graph com algo como vetor de frequência

aí o analógico fica muito mais difícil. Por exemplo, no gráfico que @.if postou, precisaria 14 LM2915 por canal. Qualquer programinha tipo Audacious, Audacity da vida faz isso com pouquíssima linhas de comando...

Ainda assim acho interessante esses chips sequenciadores não só como vu meters mas para um monte de outras aplicações.

7 minutos atrás, .if disse:

O amigo autor parece estar querendo o sistema pra uso profissional

Nada... só queria entender o chip, mesmo, especialmente a questão da referência de 1,25v.

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Nada... só queria entender o chip, mesmo, especialmente a questão da referência de 1,25v.

Isso de dB é algo muito relativo.

Por exemplo, antigamente ( de novo ... 50 60 anos ... ) 0db em som se referia a um sinal de 0,775 Volts sob uma carga de 600 Ohms ( acho que era isso ) . Mas veja, em um amplificador de potência o 0dB se referia à potência nominal, o que significa uma tensão muito maior que 0,775V ! Por exemplo, 0 dB com 100W Rms.

Ou seja, normalmente esses dB precisam sempre de uma referência para esclarecer o que significa.

Quanto à questão da tensão de referencia, ela é a referência interna do comparador. Mas , igual a um amp op, existem outros resistores que fazem a multiplicação dessa escala, assim 0dB em vez de se referir a 0,775 Volts, pode se referir a 5 Volts !

Isso ajusta o chamado "fator de escala" para que olhando o Led você saiba qual é o valor da tensão aplicada.

• Curtir 1
Postado
Em 02/04/2024 às 16:55, aphawk disse:

O 3915  o 3916 são logarítmicos, a diferença é a escala deles....

Agora acho que entendi! 

Até me lembrei de um aparelho antigo que meu pai tem. É um Mixer, tem várias entradas pra ligar toca-discos e gravadores (de rolo ou K7) e muitos botões para regular o som. O VU de leds tem um seletor pra mudar a escala, numa posição ele fica mais parado e na outra posição os leds piscam mais. 

No painel tem números, são 12 leds. A escala vai de - 27 até +6 se não me engano. 

Em 02/04/2024 às 20:28, rmlazzari58 disse:

Em tempo 2: @.if, tem como equalizar seu projeto tornando a escala logarítmica? Tem uma função log() nessa sua linguagem?

Não entendo de programação, mas acho que a chave pra isso é deixar mais "espaços" no início da contagem e ir diminuindo a cada passo. O que não sei é se existe uma fórmula pronta para isso ou se tem que colocar a contagem "manualmente" 

Mas entendo o ponto de vista de @.if... 

Visto que o projeto proposto aqui foi algo com intuito de desafio, de aprendizado e de ocupação de mente vazia (eu também, as vezes produzo algumas coisas que não saem do papel ou da tela do PC). 

Em 03/04/2024 às 09:35, .if disse:

Uma adição minimamente curiosa pro uso de mc é algo como um bar graph com algo como vetor de frequência

Isso sim, eu acho algo interessante a se fazer com um uCon. 

Vários "VUs" correndo de acordo com os sinais em frequências diferentes dão um efeito muito legal.

Estou em um projeto desses mas como é pra utilizar aqueles displays de vidro que vinham nos eletrônicos de antigamente (ou nem tanto) terei que usar os CIs próprios pra isso. 

Ah sim, em todo caso, a ideia é exatamente essa:

faça um equalizador (vários filtros passa faixa) e alimente cada 1 com seu respectivo sinal. Deve dar um visual bem legal

Encontrei numa sucata, um CI que tem todos os filtros passa faixa que preciso. Só tem um desafio, ele trabalha com sinais multiplexados. Foi feito pra trabalhar em conjunto com um ci específico que não pretendo usar.

Então preciso fazer ele trabalhar na sincronia de um CI que trabalha de maneira diferente. 

É que no meu . de vista (o prático) a ideia do projeto é apenas uma firula visual dos leds ao sabor do rítimo, entende?

Pois é, do meu também. 

O projeto mencionado acima é exatamente pra isso, é apenas uma decoração para os equipamentos de som que faço. 

Mas claro, entendo que os VUs sejam de led ou não são muito importantes no mundo profissional de quem mexe com áudio. 

Antigamente muito mais para as gravações de fitas e discos. 

Eu mesmo, cheguei a gravar algumas fitas em tape deck na minha adolescência. 

Acabei percebendo uma coisa:

Cada tipo de gravador tinha seus VUs ajustados de um jeito. Se eu fosse mexer em um diferente tinha que fazer um teste antes pra gravação da fita não sair estourada. 

Aí entra nessa questão.... 

Em 03/04/2024 às 15:34, aphawk disse:

Isso de dB é algo muito relativo.

Enquanto que no meu aparelho, eu lembro que a gravação ficava boa passando só um pouco do vermelho, em outros não podiam passar. 

Em 03/04/2024 às 13:37, rmlazzari58 disse:

Imagine um robozinho segue-linha sem mc

Totalmente possível! 

Embora não seja eficiente, serve como aprendizado. Tem aí na Internet um professor de eletrônica que fez um totalmente linear com transistor comum, LDR, Led e resistores. 

Agora imagine uma Alexa sem mc, rs...

Aqui é o puro mundo dos computadores, onde a matemática domina. Computadores análogicos foi algo que não teve sucesso, pois foge da premissa de lógica exata. 

Portanto, sem desmerecer nem um pouquinho o digital, tem outras em que o analógico é imbatível em tudo: custo, praticidade, resultado final... VU meter é dessas. O que um mero galvanômetro, inventado em 1858 (!) faz, se for usar sequenciadores do tipo LM3915 ou 16 já demanda um monte de recursos a mais.

Aqui tem a questão da época e do custo, visto que as tecnologias mudam. 

Comprar um "ponteirinho" hoje em dia pra medir alguma coisa custa caro. 

Talvez bem mais do que os leds e um LM desse aí. 

Só para ter uma ideia, comprei um amperímetro de painel pra monitorar as bombas d'água lá do sitio do meu pai. Paguei 45 reais. 

Enquanto que aqueles digitais que vem com voltímetro também, deve ser uns 15 reais. Não comprei desse porque lá cai muito raio e coisa eletrônica não dura muito. 

só queria entender o chip, mesmo, especialmente a questão da referência de 1,25v

Não sei se viu nos vídeos aí ou em outro lugar, mas vai umas dicas interessantes sobre os CIs. 

Veja que neles temos as entradas VHI e VLO. 

Basicamente, o que temos são comparadores de tensão, algo bem trivial pra você. Pois é o mesmo sistema daqueles circuitos medidores de bateria que você faz. 

A diferença é que no meio dessas entradas temos os 10 comparadores enfileirados. 

Com o VLO aterrado, significa que para todos os leds apagarem, a tensão no SIG tem que ser zero ou menor (uma tensão negativa). 

Mas você ainda pode colocar um resistor no VLO, assim a tensão do primeiro comparador sobe e evita que no zero volt o primeiro led teime em acender. 

A referência de 1,25V é um sinal bem estabilizado pelos circuitos internos do CI. Usam esse valor baixo para o caso de se fazer uma alimentação usando pilhas, mesmo com elas fracas a tensão deve se manter estável. 

Você pode alimentar o VHI diretamente com ela, ou colocar um resistor em série para diminui-la, dependendo pode facilitar os cálculos da tensão em SIG. 

Exemplo: se ajustar VHI para 1V no LM3914 os outros comparadores ficarão com 100mV de distância em cada um. 

Na entrada SIG vai o outro divisor resistivo. Mas eu prefiro um potenciômetro lá, pois aí fica mais fácil de ajustar. 

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Encontrei numa sucata, um CI que tem todos os filtros passa faixa que preciso. Só tem um desafio, ele trabalha com sinais multiplexados.

Eu tenho aqui no Fórum um projeto com esse CI, fiz um analisador de espectro de 10 bandas usando dois Cis desse ao mesmo tempo e um pequeno AVR, pode ser um Atmega da vida ou um Attiny. Tem o hardware e o código fonte do software. Está naquele meu tutorial de Bascom e Assembly.... 

ps : achei o link :

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-projetos-com-avr-design-programação-em-basic-e-assembly/page/2/#comments

Cada tipo de gravador tinha seus VUs ajustados de um jeito. Se eu fosse mexer em um diferente tinha que fazer um teste antes pra gravação da fita não sair estourada. 

Exatamente ! cada gravador tinha um ajuste diferente, e claro, dependia também das fitas usadas ! Eu só usava as TDK SA , eram fantásticas !

Veja que neles temos as entradas VHI e VLO. 

É o principio do amplificador operacional. Um simples divisor resistivo faz o ajuste na escala de saída, é o tal de "ganho" do circuito !

• Curtir 1
Postado

Quem sabe não tem como fazer um VU meter desses digitais usando um daqueles displays de OLED, 128 x 64?

Deve ter até umas bibliotecas disponíveis pela Internet... esses programinhas de player tipo Audacious, Foobar, Winamp... uns tem código aberto.

E para desafiar mesmo, que tal um display que, quando a música está tocando, mostra as curvas do sinal esquerdo e a do direito separadamente, por faixa de frequência... ou as duas juntas, mixando E e D? Só que se a pessoa toca, por exemplo, no botão de volume, o display para de mostrar o vu gráfico e mostra, por segundos, o nível de volume? E mais: se a pessoa toca no botão de alternância da entrada de sinal, o display também interrompe o vu e alterna as msgs, "Phono / Line / Aux / FM / Tape"...

Desligou a bugiganga, mostra as horas, rs... Ou melhor, alterna: horas, dia, mês e o ano, dia da semana e a temperatura ambiente?

Ah, digital... o céu é o limite, mesmo. 🙂

• Haha 1
Postado

@rmlazzari58 ,

Quase tudo que você quer fazer é fácil.

A parte desafiadora é fazer o VU mostrar movimento igual ao real , usando um display de 128 x 64 .....

E em dois canais ao mesmo tempo, com essa baixa resolução, não tem como .... para se ter uma simulação realista de movimento, tem de ter uma resolução maior.

A grande maioria desses pequenos displays Oled possuem uma interface serial, e para se ter performance, precisa de um com interface paralela.

Alguma coisa deste tipo :

https://www.hicenda.com/product/240x128-OLED-Graphic-Display.html

Agora que temos o hardware ..... o software :

Se usar um microcontrolador poderoso, dá para fazer o analisador de espectro e mostrar as faixas de frequência, mas fazer em DOIS canais ao mesmo tempo é desafiador. Se puder mostrar a soma E+D, fica mais fácil.

Se usar dois chips do tipo que mostrei acima, uma para cada canal, você terá 7 faixas para mostrar por canal, e fica fácil de se tratar isso até com um Arduino Nano.

Deixa o trabalho pesado de FFT para esses dois chips, e você só tera de se preocupar com as escritas no display ( o desenho dos ponteiros se movendo é bem complicado ... )

Acrescente um TDA8425 para se ter volume/graves/agudos e várias entradas, um TEA para ter FM, um pré de capsula magnética com equalização RIAA ( 2 transistores ... ) , um módulo relógio I2C , e seu sonho começa a se materializar !

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
45 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E uma dúvida

O tda8425, ou seu irmão mais velho o tda8421 foram feitos pra trabalhar com micro controladores mesmo. 

Foram usados amplamente nos anos 90 quando surgiram TVs com a possibilidade de regular as funções de graves e agudos pelo menu do controle remoto, as funções na tela e tudo mais. 

Tenho dois CIs desses nas minhas sucatas, se eu achasse ou soubesse fazer o uso deles com o uCon seria interessante. 

Ficaria tipo os controles de áudio que temos nos áudio de automóveis, um led indica qual função estamos alterando, e um display mostra um número indicando a posição na escala. 

50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

teria como construir uma interface com botões, analógica? Ou não, demanda um mc, mesmo...

Não tem como ligar somente os potenciômetros. 

Mas com o micro controlador é possível fazer a interface.

@aphawk mesmo fez isso, já vi em outro tópico. 

• Obrigado 1
Postado
Em 06/04/2024 às 16:13, rmlazzari58 disse:

A única referência que encontrei (clique) está em russo...

Caramba, o datasheet dele está em um monte de site ...

https://pl-1.org/getproductfile.axd?id=2930&filename=TDA8425.pdf

E é um CI super barato, e de qualidade muito boa de audio, eu usei ele no meu amplificador de fone de ouvido hi-fi :

ImagemdoWhatsAppde2024-04-08(s)09_27.17_6ff0d610.thumb.jpg.49a98c9b8a66041bfd84bbf3a0d4982a.jpg

0,5 Watts RMS de potencia para um fone de ouvido de 8 a 32 ohms..... efeitos especiais do processador de audio, graves agudos , potenciômetros sem zumbido ...... 

Um simples Atmega cuidando da conversa I2c com o TDA resolve tudo fácil .... ah, detalhe, fonte de 24V Dc que é dividida simetricamente em +12 / -12V com 3 reguladores precisos.....

Legal usar algo que a gente mesmo faz ....

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!