Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo atualizar meus drivers ou só em casos específicos?


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Pessoal bom dia de antemão já peço desculpas com certeza postei no lugar errado mas não consegui achar um lugar adequado, sou meio cego mesmo kk não tenho muita prática nesse fórum perdão!!!

 

Então, minha dúvida é a seguinte, por exemplo formatei o PC, devo atualizar os drivers logo de cara? OBS: bloqueei o windows update de atualizar automaticamente, tava me dando problema no driver da GPU, ele ficava atualizando e meus jogos ficavam fechando sozinhos.

Pergunto isso porque tem gente que diz "em time que está ganhando não se mexe" então se está tudo certo "vai mexer pra quê?", outros dizem "mantenha atualizado melhora a performance/estabilidade", o que eu sei é pra não utilizar programas de terceiros pra procurar driver, eu mesmo vou no site do fabricante e baixo.

Eu fiz pelo site do fabricante: driver GPU, áudio, e rede que são os essenciais pra meu PC funcionar minimamente bem (rede nem tanto, é que tenho uma "pira" que ele deixa minha internet mais estável, talvez seja coincidência), devo atualizar outros também como chipset? RGB, e tal? Tem mais alguns aqui, ou não porque não tem necessidade?

Placa-mãe b450 aorus m, gpu: 5700 xt powercolor red devil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@vinicius738 A primeira coisa a fazer quando formata, é atualizar os drivers. Só não é necessário quando a placa-mãe é muito antiga. Aí o Windows update já entrega os drivers compatíveis. Mas para uma placa-mãe e uma placa de vídeo como a sua, os drivers devem ser os disponíveis no site da fabricante delas.

 

chipset, audio, rede e vídeo (no caso da Intel, tem também armazenamento).

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se você formatou, precisa na verdade baixar os drivers. De áudio e funcionalidade (RGB) vai baixar no site do fabricante da placa-mãe os mais recentes, e do placa de vídeo na AMD.

 

Bom, eu atualizo apenas os da Nvidia quando aparece disponível. Fora isso não vejo motivo para atualizar, drivers de áudio por exemplo não vão trazer ganho de desempenho, e dependendo da placa onboard também não vai melhorar qualidade.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pedros, haha! @Pedro Math.pi @Pedroou
Últimas coisas: esse chipset é o que? o driver em si atualizado poderia trazer algum benefício ou é só por questão de "protocolo" mesmo atualizar todos? (falando do chipset especificamente)
E o sata raid o que é isso? 
Essa categoria utilidades tem mtttttt coisa, preciso atualizar eles também? Acho q é a parte dos RGB e derivados, eu não ligo pra RGB sinceramente kkk, meu pc estando operável é o que importa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinicius738 driver deve ser atualizado manualmente, não deixe nenhum programa fazer atualização automática, principalmente o Windows. Eu não atualizo driver nem pelo GeForce Experience, eu baixo o arquivo do site da NVIDIA e instalo eu mesmo pra evitar o máximo de problemas. Driver de placa de vídeo está sempre trazendo correções e otimizações para jogos novos, então é interessante manter atualizado para rodar os últimos jogos sem problemas mais graves.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
12 minutos atrás, vinicius738 disse:

Essa categoria utilidades tem mtttttt coisa, preciso atualizar eles também?

Em geral não. Eu tenho eles pois no MSI tem perfis de uso, então tenho uma curva de fans personalizada para jogos que deixa os fans em baixa rotação quando está em tarefas leves. Mas isso é algo particular que gosto de fazer, e esse software mostra quando tem atualização, então ele atualiza sozinho, basta eu aceitar.

 

SATA Raid não precisa, você não deve utilizar nada disso. O do chipset pode baixar o mais recente e apenas isso.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

não deixe nenhum programa fazer atualização automática, principalmente o Windows

O único confiável que busca atualização é o assistente de drivers da Intel (você usa AMD então não serve). Mas não atualiza automaticamente, ele redireciona para página e você baixa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Pedroou disse:

Eu tenho eles pois no MSI tem perfis de uso, então tenho uma curva de fans personalizada para jogos que deixa os fans em baixa rotação quando está em tarefas leves.

Pra controlar as fans dentro do Windows eu utilizo esse aqui que é universal:

 

https://getfancontrol.com/

 

Eu tentei usar o da MSI uns anos atrás, mas não gostei muito, não sei como está hoje.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não é o MSI AfterBurner, é outro que não lembro o nome.

18 minutos atrás, vinicius738 disse:

é core 2 duo ainda com 4 de ram, eu nem mexo nos drivers né? LGA 775
Ou mexo em algum?

Se vai colocar um SSD zerado ou formatado, precisa baixar os drivers no site do fabricante da placa-mãe ou da Intel com o assistente que mencionei. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, vinicius738 disse:

@Pedroou Vou formatar um de escritório aqui também colocar um SSD que tenho parado pra ver se dou alguma utilidade pra ele, é core 2 duo ainda com 4 de ram, eu nem mexo nos drivers né? LGA 775
Ou mexo em algum?

LGA 775 dificilmente achará drivers Windows 10. Então somente use o Windows update. Se for usar Windows 7, baixe os drivers do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!