Ir ao conteúdo

Quantos slots de memória usar

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma dúvida, vou colocar 32GB no PC e queria saber quantos slots usar, se eu coloco 2 dd 16gb ou 4 de 8 gb assim totalizando 32gb

Tem alguma diferença em desempenho?

Eu queria colocar 4x8gb porque acho mais bonito, tem alguma desvantagem?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá, bom dia.

Dependendo de qual for seu processador e placa-mãe, não haverá grandes problemas. Apenas certifique se de usar modelos de memórias iguais, ao usar memórias diferentes, seu desempenho pode ser prejudicado.

Postado
9 minutos atrás, Danilobrsz disse:

Olá, tenho uma dúvida, vou colocar 32GB no PC e queria saber quantos slots usar, se eu coloco 2 dd 16gb ou 4 de 8 gb assim totalizando 32gb

Tem alguma diferença em desempenho?

Eu queria colocar 4x8gb porque acho mais bonito, tem alguma desvantagem?

Se for usar 4 memórias DDR4 ou DDR5 para edição de Vídeo, edição de imagens, programas de modelagem 3d, muita memória pode ajudar, coisas normais como navegador ou assistir videos você não vai conseguir o máximo do seu pc, mais dá para usar. Mais se for para jogos recomendo fortemente você fazer dual-channel, o jogo se beneficia fortemente com dual channnel.

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, Danilobrsz disse:

beleza, mas resumindo então né 4 memórias juntas não pegam dual channel né, então vou usar 2x16 igual o mano falou aí, valeu aí pela ajuda

Duas ou quatro memórias tudo pegam Dual channel.

A única diferença é que dois pentes você consegui alcançar frequências maiores com mais facilidade.

Veja o exemplo abaixo, esse processador são as especificações do Ryzen 5700x, ele suporta memória até 3200Mhz se você usar 2 pentes, assim que você usa 4 pentes já suporta no máximo 2667Mhz.

images?q=tbn:ANd9GcS2cNcwx7-m2RjJGPMXTHA

É claro da para ir mais alto que isso fazendo overclock, só que é mais difícil conseguir estabilidade.

E uma dica misture no máximo duas marcas e modelo de memória diferente para não dar problema de incompatibilidade.

Postado

5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Duas ou quatro memórias tudo pegam Dual channel.

A única diferença é que dois pentes você consegui alcançar frequências maiores com mais facilidade.

Veja o exemplo abaixo, esse processador são as especificações do Ryzen 5700x, ele suporta memória até 3200Mhz se você usar 2 pentes, assim que você usa 4 pentes já suporta no máximo 2667Mhz.

images?q=tbn:ANd9GcS2cNcwx7-m2RjJGPMXTHA

É claro da para ir mais alto que isso fazendo overclock, só que é mais difícil conseguir estabilidade.

Mas precisa de uma placa-mãe compatível, e a maioria das placa-mãe para gamers no Brasil só pega dual-channel, só se comprar de fora do pais ou comprar uma placa-mãe de processadores que se usa normalmente em servidores. E não se chama dua-channel quando é quatro memórias, e sim quad-channel.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Rúben Roosevelt disse:

Mas precisa de uma placa-mãe compatível, e a maioria das placa-mãe para gamers no Brasil só pega dual-channel, só se comprar de fora do pais ou comprar uma placa-mãe de processadores que se usa normalmente em servidores. E não se chama dua-channel quando é quatro memórias, e sim quad-channel.

Não precisa importar placa-mãe com 4 slot, no Brasil você encontra com muita facilidade, a placa pode ter 2 ou 4 ou 6 slots de memória que sempre vai ser dual channel.

É necessário você instalar as memórias no slot correto, que normalmente são nos slot 3 e 4.

asrock1.jpg

Resumindo para habilitar o dual channel você precisa instalar memórias em pares.

É claro existem placa-mãe que suporta quad channel, mais para uso doméstico o investimento é muito alto e não vale a pena.

E quem define se a memória vai trabalhar em dual, triple ou quad channel é o processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!