Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC só liga se ficar um bom tempo conectado na tomada


Posts recomendados

Salve povo, tenho tido um problema recentemente do PC como diz no título, só liga depois de um bom tempo conectado na tomada, com a chave da fonte ligada também. Depois que consigo ligar o PC, ele funciona normalmente

Há anos eu sempre usei o PC assim, desligo pelo windows, depois desligo a chave da fonte e depois retiro da tomada. Então pra "resolver" esse problema, depois de desligar o PC pelo windows, eu deixo a chave da fonte ligada e conectado na tomada também, assim quando vou usar uma outra vez ele liga de primeira

Setup:

placa-mãe: Placa-Mãe ASUS Prime - A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (já uso ela há 2 anos e alguns meses)

Fonte: CORSAIR 400W 80 PLUS WHITE VS400 (já uso ela há quase 6 anos)

Processador: Ryzen 5 1600AF

memória RAM: memória KINGSTON HYPERX FURY 4GB 2400MHZ (1x 4g | 1x 8gb)

Placa de vídeo: GTX 1660 SUPER 6gb

 

OBS: Quando estou usando o PC e desligo ele por alguns minutos (fora da tomada inclusive) ele liga normalmente se eu tentar, parece que ele só não liga depois que fica muito tempo fora da tomada (é tipo como se ele precisasse de tempo pra estar energizado e poder ligar)

 

Estou em dúvida de que o problema seja a fonte ou a placa-mãe

Eu já tentei ligar direto fazendo contato com a chave nos pinos de power da placa-mãe, fiz o teste do clipe na fonte e ligou o fan normalmente (apesar de alguns falarem que isso não é indicativo de uma fonte funcionando 100%), um outro teste de clipe que fiz foi com a fonte já conectada na entrada maior da placa-mãe, conectando as duas pontas do clipe nos fios verde e preto (como na imagem em anexo abaixo) nesse teste o pc não ligou

 

Enfim esses são os problemas, o que vocês acham?

teste da fonte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Haldazur disse:

Fonte: CORSAIR 400W 80 PLUS WHITE VS400 (já uso ela há quase 6 anos)

O que se sabe é que esse modelo da corsair é de baixa qualidade, sendo adequada para PC de escritório, jamais deve ser usado em PC gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

@Haldazur primeiro, tentou ligar o pc em outro local da casa, ou mesmo em outra residencia?

Tentei em outra tomada aqui no quarto, mas não foi também.

 

5 horas atrás, Tiberio disse:

O que se sabe é que esse modelo da corsair é de baixa qualidade, sendo adequada para PC de escritório, jamais deve ser usado em PC gamer.

Acho que vou pegar essa quando for trocar um dia, acredito que seja boa: Corsair CV650

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja aquele problema crônico que muitas placas AM4 têm, principalmente em lugares com alta umidade do ar... Eu tinha visto um vídeo de um técnico sobre isso um tempo atrás (não foi esse abaixo), mas era o mesmo problema que esse cara mostra no vídeo. Se esquentar a peça, o PC liga (o que faz sentido com o seu caso, se a fonte está ligada na tomada, ela fornece energia para alguns componentes na placa-mãe mesmo o PC estando desligado, alguns desses componentes devem se aquecer após alguns minutos e aí o seu PC liga... Tenta fazer um teste com o PC totalmente frio, se ele não ligar, esquenta com um secador de cabelo, depois ligue a fonte na tomada e veja se vai ligar de primeira).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!