Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Ryzen 7 5800X3D + GeForce RTX 3060


Posts recomendados

Recentemente depois de algumas semanas parado, religuei meu Pc pra fazer uma manutenção em uma 1660 super, mas durante os testes seguindo um conselho de um membro aqui do clube do hardware inclusive, minha fonte demonstrou ter ido pro espaço, uma msi mag a750gl de 750w 80 plus gold que se mostrou ser uma grande decepção, gostaria de algumas sugestões amigas de uma fonte mais confiável.

Ryzen 7 5800x3d

Msi mpg x570 gaming plus

Msi RTX 3060 12gb ventus 3x

Jazer DDR4 32gb 2x16gb 3200mhz

Deepcool ak620

7 cooler fan rise mode 120mm RGB

HD SSD crucial bx500 l 2tb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pedro Medeiros da Silva disse:

Se não me engano a MSI dá 3 anos.

Essa fonte em questão se registra tem 10 anos de garantia. Agora já não sei a loja.

EDIT : Recomendo já reclamar com o RMA DA MSI. Visto que a fonte diz ser 750W, E uma RTX 3060 pelo menos uma fonte 650w já seguraria de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para Recomendação de fonte para Ryzen 7 5800X3D + GeForce RTX 3060

Não precisa de muita potência, mas pegar uma fonte de 500W a 650W seria interessante se você quiser ter uma folga pra usar placas de vídeo e/ou CPUs mais potentes no futuro, mas entre ter MUITA potencia de sobra e baixa qualidade (fontes de entrada com muita potência) e ter pouca potência de sobra e uma fonte de melhor qualidade que usa capacitores melhores que vão durar mais tempo, eu prefiro a segunda opção. O TecLab no Youtube costuma fazer vídeos testando e abrindo fontes de vários fabricantes pra olhar as marcas dos capacitores usados e o projeto das fontes, gostei das avaliações recentes de fontes da Cooler Master e da Gamemax que eles testaram lá.

 

Minha configuração atual é parecida com a sua em termos de consumo elétrico (Ryzen 7 7700 "sem o X" rodando com 85W no PBO/TDP e undervolt) + RTX 3060 12GB com 2 HDs, 2 SSDs, 3 fans (1x 120mm do CPU + 2x 140mm) consome da tomada no máximo 360 Watts. Fazendo undervolt na RTX 3060 o consumo baixa para 325 Watts. Esse consumo está somando as perdas na eficiência da fonte (em torno de uns 15 a 20% eu acredito), então a potência que o PC está demandando da fonte é ainda menor que o valor que eu medi direto no cabo de força da fonte. Isso eu medi rodando teste de estresse usando 100% do CPU e da GPU ao mesmo tempo (o que é um cenário irreal, o consumo médio em jogos por exemplo fica oscilando ao redor de 150W a 270W dependendo da demanda momentânea). Isso tudo está pendurado numa Seasonic S12II de 430W que já tem muiiitos anos de uso.

20240325_200536_consumo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Medeiros da Silva  no máximo 800 cruzeiros, mas se tiver que investir um pouco mais, na faixa de no maximo 1.000 não vejo problema, seria uma segurança a mais.

@CaptaAngolan nem a caixa dela tenho mais, são mais de 3 anos de uso, fora que estou tentando evitar chateação ao máximo 

@RonaldoXbox estava pensando em uma na faixa de 850

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marclbr magnífica explicação, sublime, mas estou pensando em uma faixa de potência de 850w, tenho uma evga supernova 850w 80plus Platinum em mente, pra upgrades futuros, como uma 4090 e um water-cooler bom caso encontre um comprador para meu rin, inclusive estava pesquisando a respeito dela mas não achei nada muito técnico, são mais como promoção do produto.

@Pedro Medeiros da Silva de 1.199 por 499? 58% de desconto, porque tão barata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Silva987 recomendo que ê uma lida no seguinte tópico

Se quer colocar uma 4090 precisa de fonte de altíssima qualidade, se não vai que dê muito ruim. Recomendo em vez dela esta. Aliás a que recomendei acima segura sua config atual muito bem, não precisa gastar numa fonte com potencia tão alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Medeiros da Silva desculpe, não sei o que seria o 3.0 que está se referindo, seria alguma coisa a ver com ela ser o novo padrão de fontes?

E realmente as empresas grandes tem feito isso, enviam um modelo bom pra cybernetics eles avaliam bem, aí na hora de produzir em massa colocam um projeto piorado pra baixar o custo da produção. Msi fiz isso recentemente e agora a xpg, uma pena isso empresas conhecidas por produtos de boa qualidade querendo enganar o consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox

Que absurdo isso, cara... Deveriam processar em massa! Um absurdo...

Sim, para fazer uma fonte nativa suportar 12VHPWR, ela precisa ter uma qualidade X e precisa ter a saída padrão, como ele vai usar uma 4090 é o recomendável. Conhece alguma boa, tipo essa marca que você citou e que seja o novo padrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!