Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,  recentemente a adquirir a placa B550m msi pro vdh wifi e o Ryzen 5 5600 e estou usando o cooler box que veio nele, mas tô em dúvida sobre a temperatura que estou pegando ao utilizar. 

Essa daqui é a temperatura quando liga:

IMG-20240325-WA0002.thumb.jpg.fb3a3f3e7df84ac64126ad848806011a.jpg

Essa é no jogo Cyberpunk nas configurações alta e alguns no ultra.

20240324_201907.thumb.jpg.ecbd475c1a4b391345bddeca8c0dde99.jpg

O gabinete é o Kazan 2, tem um bom air flow com 5 fans da rise, vi que até os 90c o processador opera normalmente, mas por estar pegando 83c fiquei com esse receio de estar "danificando" o processador

No começo foi por que não tinha parafusado o cooler box bem, essas fotos são depois de ter apertado melhor.

Uso a pasta termica que veio no box

Já atualizei os drivers,  somente não mexi na BIOS por não saber utilizar corretamente aí fiquei com medo de mexer em algo errado e prejudicar a peça.

• Solução
Postado
33 minutos atrás, Edy disse:

estou usando o cooler box

(...)

não mexi na BIOS

Em outras palavras, o processador vai esquentar, não tem saída.

83 não é um problema, apenas não é uma boa temperatura, o que já esperado considerando que você não fez duas das 3 coisas mais importantes para baixar (a terceira sendo um bom gabinete, que você já tem).

• Curtir 1
Postado

@Imakuni 83 pode não ser um problema, mas começar com 61? eu pelo menos nunca peguei um processador que já inicia acima dos 40 - 45.

Segundo a minha experiência isso não é normal, eu trocaria a pasta térmica.

@Edy Um processador bom desses não fica em 12% em iddle, nem um i3 fica acima dos 7%, tem algum processo consumindo seu processador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Edy disse:

O gabinete é o Kazan 2, tem um bom air flow com 5 fans da rise, vi que até os 90c o processador opera normalmente, mas por estar pegando 83c fiquei com esse receio de estar "danificando" o processador

A temperatura está totalmente normal para uma atividade em alto stress, 83°C em atividades exigentes não é uma temperatura ruim, por mais que seja preferível ficar abaixo disso. 

Deve-se atentar quando chegar próximo a 90°C, se for algo que lhe incomode, poderá utilizar o próprio sistema de controle de Fan que há na BIOS do computador, podendo fazer uma curva de fan do processador ou utilizar o MSI afterburner que faz o mesmo trabalho. 

29 minutos atrás, Cloud_Strife7 disse:

Você pode usar um air cooler muito mais eficiente, esse aqui AG400 Deepcool é muito bom e com um preço bem bacana. 

Caso queira tomar partido da dica do Cloud, recomendo lembrar que você está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, que são verdadeiras colas em forma de pasta térmica, e para você não sofrer um susto ao trocar os coolers, recomendo fazer tarefas pesadas como jogar o Cyberpunk como você faz normalmente, e permanecer com o processador nessa faixa de temperatura por uns 5 minutos e depois desligar, tente desmontar o cooler com o processador e pasta térmica ainda quente para a pasta térmica não endurecer novamente e tornar mais difícil e complicado a retirada do cooler box. 

Caso não tenha confiança para fazer esses passos ou não queira arriscar retirar seu cooler e seu processador sair junto por conta da pasta térmica, recomendo o levar para um técnico e pedir a troca do cooler. 

Há vários relatos de pessoas que tentaram retirar o cooler box da AMD com a pasta térmica de fábrica com o processador e a pasta térmica frios, e retiraram o processador juntamente do cooler devido a forte aderência da pasta térmica ao mesmo, algumas vezes danificando o processador juntamente. 

Não é para lhe passar medo, é apenas um aviso e foi bom reiterar que está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, qualquer dúvida sobre isso, basta perguntar ao fórum que pessoas mais experientes poderão lhe ajudar. 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Cloud_Strife7 disse:

@Edy Você pode usar um air cooler muito mais eficiente, esse aqui AG400 Deepcool é muito bom e com um preço bem bacana. 

É esse que recomendam mesmo, vou nele.

1 hora atrás, Imakuni disse:

Em outras palavras, o processador vai esquentar, não tem saída.

83 não é um problema, apenas não é uma boa temperatura, o que já esperado considerando que você não fez duas das 3 coisas mais importantes para baixar (a terceira sendo um bom gabinete, que você já tem).

Mas a BIOS interefere nesse quesito de temperatura? Vou tratar de colocar a versão mais recente então.

1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

você está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, que são verdadeiras colas em forma de pasta térmica, e para você não sofrer um susto ao trocar

valeu pela dica

Postado
2 horas atrás, Swalls disse:

@Imakuni 83 pode não ser um problema, mas começar com 61? eu pelo menos nunca peguei um processador que já inicia acima dos 40 - 45.

Ué... com 12% de carga num setup mal configurado, faz todo sentido estar consideravalmente acima do ambiente.

1 hora atrás, Edy disse:

Mas a BIOS interefere nesse quesito de temperatura? Vou tratar de colocar a versão mais recente então.

Nâo questão da versão da BIOS, é questão de que você tem que mexer na tensão do processador (e isso se faz pela BIOS).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...