Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600 chegando a 83°c no cooler box


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Olá,  recentemente a adquirir a placa B550m msi pro vdh wifi e o Ryzen 5 5600 e estou usando o cooler box que veio nele, mas tô em dúvida sobre a temperatura que estou pegando ao utilizar. 

 

Essa daqui é a temperatura quando liga:

IMG-20240325-WA0002.thumb.jpg.fb3a3f3e7df84ac64126ad848806011a.jpg

 

 

Essa é no jogo Cyberpunk nas configurações alta e alguns no ultra.

20240324_201907.thumb.jpg.ecbd475c1a4b391345bddeca8c0dde99.jpg

 

 

O gabinete é o Kazan 2, tem um bom air flow com 5 fans da rise, vi que até os 90c o processador opera normalmente, mas por estar pegando 83c fiquei com esse receio de estar "danificando" o processador

 

 

 

No começo foi por que não tinha parafusado o cooler box bem, essas fotos são depois de ter apertado melhor.

 

 

Uso a pasta termica que veio no box

 

 

Já atualizei os drivers,  somente não mexi na BIOS por não saber utilizar corretamente aí fiquei com medo de mexer em algo errado e prejudicar a peça.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
33 minutos atrás, Edy disse:

estou usando o cooler box

(...)

não mexi na BIOS

Em outras palavras, o processador vai esquentar, não tem saída.

 

83 não é um problema, apenas não é uma boa temperatura, o que já esperado considerando que você não fez duas das 3 coisas mais importantes para baixar (a terceira sendo um bom gabinete, que você já tem).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni 83 pode não ser um problema, mas começar com 61? eu pelo menos nunca peguei um processador que já inicia acima dos 40 - 45.

Segundo a minha experiência isso não é normal, eu trocaria a pasta térmica.

@Edy Um processador bom desses não fica em 12% em iddle, nem um i3 fica acima dos 7%, tem algum processo consumindo seu processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Edy disse:

O gabinete é o Kazan 2, tem um bom air flow com 5 fans da rise, vi que até os 90c o processador opera normalmente, mas por estar pegando 83c fiquei com esse receio de estar "danificando" o processador

A temperatura está totalmente normal para uma atividade em alto stress, 83°C em atividades exigentes não é uma temperatura ruim, por mais que seja preferível ficar abaixo disso. 

Deve-se atentar quando chegar próximo a 90°C, se for algo que lhe incomode, poderá utilizar o próprio sistema de controle de Fan que há na BIOS do computador, podendo fazer uma curva de fan do processador ou utilizar o MSI afterburner que faz o mesmo trabalho. 

29 minutos atrás, Cloud_Strife7 disse:

Você pode usar um air cooler muito mais eficiente, esse aqui AG400 Deepcool é muito bom e com um preço bem bacana. 

Caso queira tomar partido da dica do Cloud, recomendo lembrar que você está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, que são verdadeiras colas em forma de pasta térmica, e para você não sofrer um susto ao trocar os coolers, recomendo fazer tarefas pesadas como jogar o Cyberpunk como você faz normalmente, e permanecer com o processador nessa faixa de temperatura por uns 5 minutos e depois desligar, tente desmontar o cooler com o processador e pasta térmica ainda quente para a pasta térmica não endurecer novamente e tornar mais difícil e complicado a retirada do cooler box. 

Caso não tenha confiança para fazer esses passos ou não queira arriscar retirar seu cooler e seu processador sair junto por conta da pasta térmica, recomendo o levar para um técnico e pedir a troca do cooler. 

Há vários relatos de pessoas que tentaram retirar o cooler box da AMD com a pasta térmica de fábrica com o processador e a pasta térmica frios, e retiraram o processador juntamente do cooler devido a forte aderência da pasta térmica ao mesmo, algumas vezes danificando o processador juntamente. 

Não é para lhe passar medo, é apenas um aviso e foi bom reiterar que está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, qualquer dúvida sobre isso, basta perguntar ao fórum que pessoas mais experientes poderão lhe ajudar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cloud_Strife7 disse:

@Edy Você pode usar um air cooler muito mais eficiente, esse aqui AG400 Deepcool é muito bom e com um preço bem bacana. 

É esse que recomendam mesmo, vou nele.

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

Em outras palavras, o processador vai esquentar, não tem saída.

 

83 não é um problema, apenas não é uma boa temperatura, o que já esperado considerando que você não fez duas das 3 coisas mais importantes para baixar (a terceira sendo um bom gabinete, que você já tem).

Mas a BIOS interefere nesse quesito de temperatura? Vou tratar de colocar a versão mais recente então.

 

1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

você está utilizando a pasta térmica de fábrica da AMD, que são verdadeiras colas em forma de pasta térmica, e para você não sofrer um susto ao trocar

valeu pela dica

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Swalls disse:

@Imakuni 83 pode não ser um problema, mas começar com 61? eu pelo menos nunca peguei um processador que já inicia acima dos 40 - 45.

Ué... com 12% de carga num setup mal configurado, faz todo sentido estar consideravalmente acima do ambiente.

 

1 hora atrás, Edy disse:

Mas a BIOS interefere nesse quesito de temperatura? Vou tratar de colocar a versão mais recente então.

Nâo questão da versão da BIOS, é questão de que você tem que mexer na tensão do processador (e isso se faz pela BIOS).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!